5 Filmes sobre empreendedorismo para ter ótimos insights

24 de junho, 2022
6 minutos de leitura
Empreendedorismo
5 Filmes sobre empreendedorismo para ter ótimos insights

A ideia de se tornar dono do próprio negócio certamente já passou e passa pela cabeça de muitos brasileiros. Nesses momentos, ver alguns filmes sobre empreendedorismo pode ser o empurrãozinho que está faltando para tirar aquele projeto da imaginação.

Afinal, boas fontes de inspiração costumam ser responsáveis por insights que revolucionam o mercado. Por isso, a Yuool listou quatro histórias incríveis de pessoas que passaram por muitas adversidades até conseguirem, de fato, alcançar o sucesso trabalhando com aquilo que acreditavam! Confira a seguir.

O que é empreendedorismo?

Antes de te apresentar cinco filmes motivacionais sobre empreendedorismo, é preciso que algumas questões que envolvem o tema sejam abordadas. A começar pelo conceito do verbo “empreender”.

O termo é amplamente utilizado no contexto empresarial e significa colocar algo em execução, realizar um projeto ou concretizar um plano. Vale lembrar que o termo “empreendedorismo” costuma estar atrelado à ação que apresenta algum potencial de gerar renda.

Quais habilidades um empreendedor precisa ter?

Se você tem o sonho de abrir seu próprio negócio, é fundamental conhecer algumas características que o empreendedorismo demanda. Obviamente, é muito difícil “dar check” em todas elas, então, não se assuste! Além disso, tudo pode ser desenvolvido e treinado. Acompanhe na sequência:

  1. Iniciativa;
  2. Resiliência;
  3. Perseverança;
  4. Capacidade de liderança;
  5. Bons contatos;
  6. Coragem para correr riscos;
  7. Determinação;
  8. Visão futura;
  9. Capacidade de planejamento;
  10. Flexibilidade.

Como saber por onde começar a empreender?

Agora que você já sabe quais são as principais habilidades que o empreendedorismo requer de um aspirante a empreendedor, é hora de descobrir por onde começar.

Para auxiliar nessa tarefa, preparamos algumas perguntas que devem ser respondidas antes de você sair por aí investindo os valores que tem, ou pior, que não tem e pretende emprestar. Veja:

  • Por que você quer empreender?
  • Qual é a sua principal motivação?
  • O retorno financeiro atende às suas necessidades?
  • Existe muita concorrência no mercado?
  • Você tem recursos para começar ou precisará emprestar?
  • Você tem um planejamento que te permita correr riscos?

Entretanto, se você ainda tem muitas dúvidas ou se nem sabe o que pretende fazer, pode assistir a alguns filmes sobre empreendedorismo na Netflix e em outras plataformas de streaming. Sem dúvida, seus horizontes irão se expandir e muitas ideias e respostas começarão a surgir.

Homem procura filmes sobre empreendedorismo no notebook

Conheça 5 dos melhores filmes sobre empreendedorismo

O catálogo de filmes sobre empreendedorismo é vasto, e as preferências dos espectadores, claro, podem variar muito. Porém, a lista a seguir conta com alguns dos títulos mais aclamados pela crítica cinematográfica e pelo público. Por isso, com certeza, você poderá tirar muito proveito dessas histórias. Confira:

1. A Grande Aposta (The Big Short)

Um grande destaque dos cinemas quando se fala em empreender é A Grande Aposta. O filme tem duas indicações ao Oscar e se passa nos Estados Unidos, em meio à crise imobiliária de 2008. Nele, é contada a trajetória de quatro investidores que apostam na desvalorização dos títulos, correndo um alto risco financeiro.

A partir daí, a trama se desenrola enquanto transmite muitos aprendizados envolvendo confiança, incerteza, liderança e trabalho em equipe. Não à toa, The Big Short encabeça as principais listas de filmes sobre empreendedorismo.

2. À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness)

Se você estiver preparado para derramar algumas lágrimas enquanto absorve muitas lições sobre perseverança e resignação, À Procura da Felicidade é a escolha certa! A obra emocionante relata a jornada de Chris Gardner, interpretado pelo icônico Will Smith.

Baseada em fatos reais, a história mostra o empresário perdendo o emprego, sendo abandonado pela esposa e morando na rua com o filho de cinco anos. No entanto, apesar de todos os pesares, Gardner enxerga uma possibilidade de vencer em cada tímida oportunidade que surge.

3. Joy: o nome do sucesso (Joy)

Na categoria de filmes sobre empreendedorismo feminino, a história da inventora do “miracle mop”, esfregão que revolucionou o mercado nos anos 90, merece ser enaltecida. Dentre outros tópicos, a produção trata de questões como autoconfiança, apoio familiar, ideias inusitadas e machismo.

O enredo traz a estrela de Hollywood, Jennifer Lawrence — vencedora do Oscar de melhor atriz com o filme —, dando vida à Joy, uma mulher inteligente, mãe de dois filhos, divorciada e muito criativa desde criança. Assim que idealiza o protótipo do esfregão, a busca por investidores se inicia, bem como novas adversidades.

4. Conectados Transformamos

Por fim, é claro que não podia faltar uma obra nacional na lista de melhores filmes sobre empreendedorismo. Desse modo, selecionamos o documentário Conectados Transformamos, uma produção que mostra iniciativas empreendedoras com uma abordagem solidária.

Em outras palavras, o filme traz exemplos de projetos que possuem impacto social e transformam vidas. O título conta a experiência de pessoas que resolveram estimular o microempreendedorismo olhando para os maiores problemas que assolam a humanidade, como falta de moradia e fome.

5. Forrest Gump

Esse é um filme de 1994 que se tornou um grande clássico e conquistou muitos prêmios. Forrest Gump é uma história sobre um homem simples, muito otimista e com diversas aventuras que conseguiu inspirar a cultura da cidade dele.

Mesmo sendo julgado constantemente por várias pessoas, ele não se deixou abalar. Com isso, a história mostra a importância do carisma e otimismo, conquistando estabilidade financeira e chegando a lugares inimagináveis.

Yuool: empreendendo com responsabilidade

A Yuool é uma startup, criada em 2017, focada em levar conforto para a vida das pessoas. Logo, todos os tênis da marca são desenvolvidos com tecnologia de ponta e processos absolutamente sustentáveis para revolucionar o mercado. Isso porque não basta empreender, é preciso inovar e ter como premissa valores socioambientais.

Portanto, fica o convite para que você assista aos filmes sobre empreendedorismo e conheça tudo o que a Yuool tem a oferecer. Dessa maneira, muitas ideias surgirão, e você será capaz de lapidar todas elas em prol da causa em que acredita!