7 dicas de como tirar o chulé do seu calçado

22 de setembro, 2021
3 minutos de leitura
Estilo
7 dicas de como tirar o chulé do seu calçado

O chulé nos calçados, cientificamente conhecido por bromidrose plantar, é causado por bactérias que produzem odores desagradáveis após metabolizar o suor e a oleosidade da nossa pele. Essas bactérias se multiplicam na umidade, por isso quando suamos dentro dos nossos tênis, onde é abafado e escuro, oferecemos um ambiente perfeito para a proliferação desses microrganismos.

Veja abaixo 7 dicas para acabar com esse mau cheiro dos sapatos:

 

1. Bicarbonato de sódio

 

Uma boa dica é espalhar um pouco de bicarbonato de sódio no interior do calçado e deixar agir durante a noite. No dia seguinte retire o bicarbonato e use um pano seco para finalizar a limpeza. E pronto!

 

2. Talco

 

Na falta do bicarbonato de sódio, você pode substituí-lo por talco de bebê. Ele trará o mesmo efeito! Você só precisa seguir o mesmo processo.

 

3. Spray

 

Uma outra alternativa é comprar spray anti-odor em alguma farmácia ou supermercado e seguir as orientações do produto. Sabia que existia essa solução?

 

4. Papel toalha ou Jornal

 

A ideia dessa sugestão é colocar uma bola de jornal ou papel toalha amassada dentro do calçado para que o papel possa absorver toda a umidade dele. Deixe durante a noite e retire no dia seguinte. Simples assim!

 

5. Sachê de chá

 

Essa dica é certamente a melhor que você receberá hoje! Você imaginava a eficiência de um ou dois saquinhos de chá para acabar com todos os seus problemas? O melhor é que qualquer um tem em sua casa e também é extremamente fácil de encontrar.

Pegue um ou dois saquinhos, dependendo da intensidade do cheiro, e coloque dentro do sapato. O ideal é posicionar um deles no fundo do seu tênis, onde ficam os dedos, e outro na parte do calcanhar. Deixe agir durante a noite e após, descarte os saquinhos de chá.

Quem diria, não é?

 

6. Troque as meias diariamente

O uso de meias diminui a umidade do calçado, porque ela acaba sendo absorvida na própria meia. Por isso, o ideal para quem usa sapatos fechados diariamente é trocar de meia a cada uso.

 

7. Lave na máquina

 

A higiene dos sapatos seria o ideal para prevenir a proliferação das bactérias. Entretanto, não são todos os calçados que podem ser lavados sem o risco de estragar. O Yuool conta com essa praticidade! É só tirar o excesso de sujeira das solas e colocar na máquina no ciclo rápido de 30 minutos. É importante não usar amaciante, não lavar na água quente e deixar secar naturalmente na sombra, fora do calor ou de raios de sol. Clique aqui para assistir um vídeo tutorial com o passo a passo.

 

Você sabia que o novo lançamento da Yuool, o Yuool Fit, possui ação anti-odor?

Não importa quanto você use, o seu Yuool livrará você de constrangimentos pós exercício. Ficou com curiosidade para saber mais? Clique aqui e conheça.