Revolução no uniforme de comissário de bordo: saiba os detalhes da parceria Yuool e GOL

10 de abril, 2023
5 minutos de leitura
Viagem
Revolução no uniforme de comissário de bordo: saiba os detalhes da parceria Yuool e GOL

Desde quando a aviação comercial começou, ao final dos anos 20, a equipe de bordo foi peça fundamental. Elas se tornaram símbolo de glamour e elegância com seus uniformes e serviço. Apesar das funções não terem mudado tanto ao longo do último século, o uniforme de comissário de bordo passou por alterações.

Para revolucionar a cultura tradicional da vestimenta da tripulação, a GOL e a Yuool se juntaram a fim de gerar maior conforto para os colaboradores. Assim, se tornando a primeira empresa do país a liberar o uso de tênis na cabine e revolucionando a aviação brasileira. Vem conhecer mais sobre a parceria!

Yuool e GOL: saiba tudo sobre a parceria!

A Yuool e a GOL têm tudo a ver uma com a outra. Sabe por que? Hoje em dia, com o conforto do uniforme de comissário de bordo sendo uma das prioridades para a companhia aérea, nada melhor do que a startup que foca na produção de calçados confortáveis, minimalistas e sustentáveis para ajudar nessa missão. 

Com esse projeto, a Yuool e a GOL visam revolucionar a vestimenta da tripulação, e a cultura em torno disso. Com o propósito de ser a primeira para todos, a GOL, maior companhia aérea do país, firmou uma parceria com a Yuool. Ela tem como objetivo acrescentar mais conforto ao uniforme, adicionando o tênis famoso por ser o melhor tênis para viajar de avião à vestimenta da tripulação, valorizando o bem-estar e a saúde dos colaboradores da companhia aérea.

“Desde que a Yuool entrou no mercado, nosso sonho é transformar o mundo em um lugar mais confortável. Hoje, todos já entendem que as pessoas trabalham melhor quando se sentem bem”, diz Eduardo Rocha Abichequer, co-fundador e CEO da Yuool.

Além disso, a GOL, assim como a Yuool, demonstra preocupação com o impacto das suas ações no meio ambiente. Por esse motivo, foi desenvolvido um produto sustentável que somasse conforto ao dia a dia de trabalho com responsabilidade corporativa, alinhado aos objetivos da ESG na companhia.

Tênis GOL

tênis que faz parte do uniforme de comissário de bordo gol

A Yuool disponibilizou uma opção de tênis para a GOL exclusivo com materiais específicos para proporcionar o conforto necessário para a tripulação dos aviões. O modelo conta com cabedal, que é a parte de cima do calçado, feito 100% de garrafas PET recicladas e solado de grafeno, que trazem maior estabilidade e resistência ao calçado. A peça entra como uma opção para os colaboradores, quem quiser usa.

Isso não só revoluciona a cultura da vestimenta dos colaboradores, principalmente da tripulação, colocando a GOL como a primeira empresa aérea do país a liberar o uso de tênis na cabine, como segue uma demanda global de cuidado com o meio ambiente. No total, serão 11 mil pares de tênis distribuídos para todo o time.

“A GOL é uma empresa inovadora e a primeira a aprovar o uso de tênis na cabine do avião. Ela traz em seu DNA a capacidade de ouvir seu time e se adequar às mudanças do mercado. O calçado com material reciclável da Yuool nos enche de orgulho por sermos a primeira Companhia Aérea do Brasil a adotar essa iniciativa pioneira e sustentável”, afirma Jean Nogueira, Chief People Officer da GOL.

Conheça a história do uniforme comissário de bordo

O papel da tripulação, acima de qualquer coisa, sempre foi garantir a segurança dos passageiros. Dessa forma, o mais importante é que o uniforme de aeromoça permita que ela complete diversas tarefas sem comprometer sua segurança ou a das pessoas ao seu redor. 

1920 – 1930

O papel feminino nos aviões iniciou-se no final da década de 1920 e começo da década de 1930. Nessa época, o uniforme de comissário de bordo era bem diferente do que é hoje. Como as aeromoças eram também enfermeiras, o jaleco foi implementado. Além disso, com o início da Segunda Guerra Mundial, as vestimentas eram pesadas e duráveis, inspiradas em uniformes militares.

1950 – 1970

Com o final da guerra, a competição entre as empresas aéreas se tornou mais intensa, dando início à Era de Ouro da Aviação, quando o glamour foi masterizado. Assim, o uniforme foi alterado para um look mais refinado, com elementos de alfaiataria, como o blazer e a saia-lápis, acompanhados de sapatos de salto baixo.

1980 – 2021

Nos anos 80, a aviação seguia numa crescente. A roupa de comissário de bordo foi retornando a uma aparência similar à do início da aviação, com um aspecto mais prático, especialmente com o uso de cores como azul-marinho, por exemplo. 

2021 – dias atuais

Nos dias atuais, a busca por conforto e a tendência de transição do dress code formal para casual causaram a revolução dos tradicionais calçados utilizados pela tripulação (salto alto e sapato social). Assim, a adoção de tênis se inicia, ainda que pioneiramente, em poucas companhias pelo mundo. No Brasil, esse movimento começa com a parceria entre GOL e Yuool.

Yuool: a marca preferida dos viajantes!

O que achou da parceria da Yuool com a Gol? Visitando o nosso site, você encontrará opções incríveis de tênis para viajar com muito conforto, como o Yuool Fit e o Yuool Tênis. Além disso, há outros modelos super confortáveis, como o Yuool Home e Yuool Slide.

Para a Yuool, a sustentabilidade não é um diferencial, e sim uma obrigação. Por isso, ela possui a Certificação B, que constitui um sistema internacional que valoriza negócios que equilibram propósito e lucro. Conta também com o selo Nativa Precious Fiber, que se baseia nos pilares de rastreabilidade, sustentabilidade, bem-estar animal e responsabilidade social corporativa.

Quer conhecer um pouco mais sobre a Yuool? Clique aqui e saiba mais sobre essa empresa que revolucionou a aviação brasileira junto com a Gol!

banner yuool