Algodão orgânico: saiba o que é e vantagens de usar o material

11 de novembro, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Algodão orgânico: saiba o que é e vantagens de usar o material

O algodão orgânico é um material sustentável, que apresenta diversas vantagens em relação ao tradicional. Portanto, é fundamental que consumidores e empresas preocupadas com o meio ambiente se conscientizem sobre o uso dessa matéria-prima. 

Neste artigo, explicamos o que é o algodão orgânico e seus principais benefícios. Além disso, apresentamos como o material é usado no Brasil e no mundo. Confira a seguir!

O que é o algodão orgânico? 

O tecido de algodão orgânico é uma alternativa que gera menos impacto ao meio ambiente do que o algodão convencional. Afinal, o material é produzido sem produtos químicos sintéticos, a exemplo de pesticidas e fertilizantes. 

Só para você ter uma ideia, o WWF estima que são necessários 2.700 litros de água para produzir algodão necessário para uma camiseta. Já a Soil Association aponta que é possível diminuir para 243 litros o consumo de água com o algodão do tipo orgânico.

Além disso, uma das vantagens do tecido 100% algodão orgânico é que a produção não envolve culturas geneticamente modificadas, o que normalmente requer mais água. O solo sem utilização de pesticidas também dá mais eficiência ao consumo hídrico. 

Como é a produção desse material no Brasil e no mundo?

A Índia, a China, a Turquia, a Tanzânia e os EUA estão no topo dos maiores cultivadores desse tipo de algodão em todo o mundo. O tecido geralmente é usado na indústria da moda para a produção de roupas, calçados e bolsas. 

Ainda que a produção do algodão orgânico seja incipiente no Brasil, aos poucos, ela vem conquistando espaço no mercado. Isso se dá principalmente devido ao movimento de marcas, como a Yuool, que utilizam a fibra natural. 

A maioria dos produtores da agricultura orgânica no país faz parte de um negócio familiar. Além disso, a maior parte da produção do material sustentável se concentra na região semiárida do Nordeste. A cidade de Campina Grande (PB) é um dos locais em que a cultura do algodão orgânico ganha destaque.

Quais são as vantagens desse tipo de tecido? 

algodão orgânico

Para quê serve o algodão orgânico? Entre os benefícios de usar o tecido sustentável estão a diminuição da emissão de gases estufa e a redução da poluição da água. Saiba mais!

Redução da poluição da água

O uso do algodão oriundo de produção orgânica é capaz de diminuir em 98% os níveis de poluição da água. A informação é de um relatório de 2011, da Water Footprint. Isso se deve à ausência de pesticidas e fertilizantes na produção. 

Sem uso de pesticidas

A produção orgânica utiliza métodos naturais para o controle de doenças e pragas que podem atingir plantações, como a rotação de culturas. Com isso, essa modalidade de cultura evita o uso de pesticidas sintéticos, que causam perigos aos cursos de água e danificam ecossistemas. 

Uma parcela de 16% dos inseticidas comercializados em todo o mundo é usada somente na produção do algodão convencional. A eliminação do uso de pesticidas reduz os riscos associados à saúde de trabalhadores das lavouras que não podem usar equipamentos de proteção.

Combate à mudança climática

Sem utilizar fertilizantes, os produtores de algodão orgânico também contribuem para a formação de solos saudáveis. O terreno se torna mais propício ao armazenamento de carbono, por isso, ajuda no combate às mudanças climáticas, conforme o relatório Cool Cotton, da Soil Association. 

Esse tipo de solo também é capaz de funcionar como uma esponja durante inundações. Além do mais, o terreno tende a reter água por mais tempo em períodos de estiagem. 

Diminuição na emissão de CO2

Ainda segundo o relatório Cool Cotton, o consumo global de algodão convencional é responsável pela liberação de cerca de 220 milhões de toneladas de CO2. A estimativa é de que o ciclo de vida de uma tonelada de fibra de algodão tradicional produza 1,8 toneladas de CO2 equivalente. 

Por outro lado, conforme o relatório, um estudo sobre a produção orgânica do algodão na Índia detectou a diminuição de 40% no potencial de aquecimento global. A avaliação também apontou que esse tipo de cultura registrou 72% a menos na demanda de energia primária. 

Depois, uma análise do ciclo de vida do algodão na cultura orgânica feita em 2014 revelou que uma tonelada do material provoca a emissão de 978 kg de CO2. Isso significa uma redução de 46% em relação ao algodão tradicional. 

Como o algodão orgânico é usado na produção da Yuool?

Para começar, todos os modelos da Yuool são acompanhados de uma sacola de algodão do tipo orgânico. O Yuool Fit, o Yuool Tênis e o Yuool Home devem ser guardados nessa sacola para favorecer a durabilidade dos produtos.

Além disso, o algodão orgânico faz parte de 50% da composição do Yuool Fit. Os outros 50% são de PET reciclada e rastreada. O calçado minimalista é produzido para liberar o exercício físico da performance e também pode ser usado em diferentes ocasiões, como ir ao trabalho. 

Yuool: compromisso com práticas sustentáveis

A Yuool é uma marca que tem compromisso com a sustentabilidade. Por isso, é uma empresa B certificada. O processo para obter esse selo levou aproximadamente dois anos, quando a empresa comprovou o impacto positivo em cinco pontos: comunidade, governança, meio ambiente, colaboradores e clientes.

Além disso, a marca também já conquistou o Nativa Precious Fiber, certificado mundial destinado a produtores de lã. Essa certificação tem como base os princípios de rastreabilidade, bem-estar animal, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.