Anywhere office: o que é, como adotar e quais são as vantagens

24 de novembro, 2022
5 minutos de leitura
lifestyle
Anywhere office: o que é, como adotar e quais são as vantagens

Você já ouviu falar em anywhere office? Esse modelo de trabalho não é somente uma tendência, mas uma maneira de obter mais flexibilidade e autonomia para escolher onde trabalhar. 

Neste post, você saberá qual é a tradução de anywhere office e as principais características dessa modalidade. Também destacamos as vantagens e as desvantagens que o modelo pode apresentar, assim como é possível adotar essa forma de trabalho. 

O que é anywhere office? 

Inicialmente, vale entender o que é anywhere office. A tradução desse termo em inglês significa “escritório de qualquer lugar”. Esse modelo de trabalho é interessante para quem busca a flexibilidade de atuar em qualquer ambiente no mundo. 

O anywhere office é diferente do home office porque não é realizado necessariamente em casa. Ainda que o trabalho seja remoto, a modalidade permite tanto estar na própria residência quanto em um cafeteria à beira-mar, por exemplo. 

Com acesso à internet e aos equipamentos, dá para trabalhar em qualquer lugar do mundo. Essa tendência se fortaleceu com a pandemia e a necessidade de trabalhar remotamente. Mesmo com o retorno das atividades presenciais, várias empresas decidiram manter esse modelo. 

Como adotar esse modelo de trabalho? 

exemplo de trabalhador em um anywhere office

As pessoas que atuam nessa forma de trabalho são conhecidas como nômades digitais. Segundo um relatório do Instituto de Políticas Migratórias, com sede nos Estados Unidos, acima de 25 territórios permitiram vistos para profissionais desse tipo. 

No Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza a moradia e a concessão de visto para nômades digitais desde setembro de 2021. Para atuar nesse modelo e viver no país, é preciso demonstrar condições financeiras para moradia e comprovar contratos de trabalho ou de prestação de serviços.  

As empresas que pretendem adotar o anywhere office podem implementar o uso de ferramentas digitais para facilitar a comunicação remota. Também é importante capacitar as lideranças para gerenciar os times à distância. 

É necessário ter atenção com a relação de emprego estabelecida entre a empresa e o colaborador para as condições estarem definidas em contrato. Se o acordo for estabelecido no Brasil, ainda que o trabalhador atue no exterior, as normas brasileiras devem ser cumpridas. 

Quais são as vantagens e as desvantagens?

O anywhere office compartilha algumas das vantagens de trabalhar em home office. Entre elas, está a possibilidade de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar por conta da otimização de tempo. O colaborador tem a chance de economizar horas de trânsito para se deslocar até o ambiente de trabalho, por exemplo. 

Além do mais, entre as vantagens de trabalhar pela internet de qualquer lugar, está encontrar o próprio caminho para ser mais produtivo. Com isso, se você se sente melhor trabalhando em casa, pode escolher essa opção. Porém, se preferir trabalhar em um parque ou um restaurante, pode viabilizar essa possibilidade.

Afinal, o benefício do anywhere office é a flexibilidade para atuar de onde desejar, conforme as condições. Só para você ter uma ideia, um estudo da Internacional Workplace Group mostrou que 85% dos trabalhadores afirmam que são mais produtivos em uma jornada de trabalho flexível.

Por outro lado, a liberdade que esse modelo apresenta também exige bastante responsabilidade dos profissionais. As empresas precisam enfrentar o desafio de dar autonomia aos trabalhadores, mesmo com a possibilidade de aumento de distrações em um ambiente diferente do escritório tradicional.

Ainda é importante que os colaboradores que podem trabalhar de qualquer lugar desenvolvam a autogestão de tempo no dia a dia. Assim, é possível contornar desvantagens como a longa jornada de trabalho que esse tipo de modelo pode proporcionar se não houver controle adequado.

Yuool: uma marca de conforto e versatilidade

Gostou de saber mais sobre o anywhere office? A Yuool é uma marca que investe no conforto e na qualidade das peças para proporcionar o máximo de versatilidade e praticidade à rotina. 

A empresa fabrica peças minimalistas, sem gênero e sustentáveis. Com isso, você tem menos momentos de indecisão e ganha tempo no cotidiano para o que realmente importa.

Os calçados da marca são fabricados para durar mais tempo. Os produtos da Yuool ainda podem ser usados mais vezes e combinados facilmente com outras peças do armário, gerando menos descarte para o planeta. 

Ao criar peças que minimizam o impacto ao meio ambiente, a Yuool usa materiais de qualidade e cuida de todas as etapas da cadeia de suprimentos. Os calçados são produzidos em lã Merino (com garantia de bem-estar animal), algodão orgânico e garrafa PET reciclada e rastreada (com garantia de segunda vida útil do material).

A versatilidade é mais um dos atributos dos calçados da marca. O Yuool Tênis é um modelo casual, que pode acompanhar você do escritório a qualquer lugar. A linha Yuool Fit pode ser usada da academia ao trabalho, em diferentes ocasiões. 

O modelo Yuool Home é ideal para o home office e para pequenas tarefas em casa. O calçado também é extremamente confortável para buscar o delivery na portaria ou simplesmente relaxar nas horas de folga.