Bagaço da cana: o que é e como pode ser usado

26 de abril, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Bagaço da cana: o que é e como pode ser usado

O bagaço da cana apresenta várias possibilidades de utilização. Esse material tem alto potencial energético e pode ser usado para a fabricação de produtos usados no nosso cotidiano.

 

Neste artigo, explicamos o que fazer com bagaço de cana e de que maneira esse resíduo é gerado nas usinas. Confira também como o bagaço é usado na produção dos tênis da Yuool e conheça outras medidas de sustentabilidade aplicadas pela marca. Boa leitura!

 

O que é o bagaço de cana?

 

Inicialmente, você sabe o que é o bagaço de cana? Esse resíduo é gerado depois que a cana é colhida e levada para a usina, onde é prensada. Por um lado, é extraído o caldo da cana e, por outro, obtido o bagaço.

 

Basicamente, o bagaço da cana é composto por água, celulose e açúcares. Segundo uma pesquisa da Fabesp, a cada ano, a estimativa é de que sobrem de 5 a 12 milhões de toneladas desse material na agroindústria.

 

As próprias usinas usam de 60% a 90% do bagaço da cana como fonte de energia. Isso porque é possível substituir o óleo combustível pelo bagaço de cana-de-açúcar no processo de aquecimento das caldeiras e na geração de energia elétrica.

 

No entanto, é importante destacar o excedente que, muitas vezes, não é usado. Assim, essa sobra pode causar poluição ambiental e problemas de estocagem. O remanescente pode corresponder a 30% do produzido em destilarias autônomas e 10% em usinas com destilaria anexa.

 

Como o bagaço de cana pode ser utilizado de maneira sustentável?

 

 

O bagaço de cana-de-açúcar é renovável e pode ser usado de forma sustentável. A geração de energia por meio desse material pode ajudar a evitar o uso de reservatórios de hidrelétricas em períodos mais secos.

 

Bagaço de cana como fonte de energia

 

Só para você ter uma ideia, uma tonelada de cana moída gera cerca de 250 kg de bagaço. Ao ser convertida em energia calórica, essa massa equivale a 560 mil kcal. Por outro lado, a mesma fração de cana consegue produzir 70 L de álcool, que possui 392 mil kcal.

 

Além disso, essa é a fonte de energia que emite menor quantidade de gases de efeito estufa. Em comparação a fontes de energia fósseis, a exemplo do gás natural, a eletricidade produzida com a biomassa de cana emite sete vezes menos gases na atmosfera.

 

De outro modo, a geração de energia por meio do bagaço de cana também permite mais controle e menos perdas. Dessa forma, os custos associados à transmissão da energia elétrica também podem ser reduzidos.

 

Para ser usado como fonte de energia, o bagaço é queimado em uma caldeira, passa por turbinas e o vapor produzido nela consegue gerar energia elétrica. A fumaça produzida fica retida nos filtros e pode ser usada como adubo para plantações.

 

O bagaço de cana pode ser usado ainda para a alimentação de animais ruminantes, como o boi e a cabra. Para isso, o resíduo deve passar por procedimentos químicos e pelo processo de vapor sob pressão.

 

Produtos feitos com bagaço de cana

 

Entre os produtos feitos com bagaço de cana, estão o papel e o papelão. O resíduo também pode ser usado na fabricação de aglomerados na indústria química.

 

Ainda há estudos que apontam que o bagaço pode ser utilizado na fabricação de cimento para a construção civil. Quando queimada, a fibra do bagaço de cana gera cinzas. Ao serem misturadas à água e à cal hidratada, é formado um composto que endurece.

 

Saiba como a Yuool usa o bagaço de cana

 

A Yuool utiliza o bagaço da cana na elaboração dos moldes que acompanham os calçados adquiridos pelos nossos clientes. Esses moldes podem ser usados na hora de secar o tênis, após a lavagem, para preservar a forma original.

 

Essa é uma das medidas de sustentabilidade adotadas na cadeia produtiva dos tênis da Yuool. Acreditamos que a sustentabilidade não é apenas um diferencial de mercado, mas uma obrigação.

 

Yuool: uma marca que une responsabilidade ambiental e estilo

 

A Yuool é uma marca do século XXI e, por isso, criamos peças que podem ser usadas em diversas situações no dia a dia dos nossos clientes. Os produtos da Yuool são minimalistas e geram menos lixo.

 

Também adotamos o conceito genderless na idealização dos nossos calçados para não ser feita distinção de gênero. Além disso, os produtos são atemporais e não seguem tendências passageiras da moda. Portanto, podem ser usados por mais tempo.

 

Certificado de sustentabilidade

 

A Yuool conquistou o certificado Nativa Precious Fiber, baseado nos princípios de rastreabilidade, sustentabilidade, bem-estar aos animais e responsabilidade social corporativa.

 

O Nativa Precious Fiber é um certificado mundial concedido a produtores de lã. Para receber esse título, as empresas precisam passar por um longo processo de comprovação de ações sustentáveis.

 

Também asseguramos que todos os nossos fornecedores apresentam certificados de sustentabilidade. Além de usar matéria-prima sustentável nos nossos calçados, nós utilizamos material reciclado para produzir as nossas caixas.

 

O folheto que apresenta os atributos dos nossos calçados também é feito com material reciclado e pode ser reutilizado no seu dia a dia como um marcador de livro.