Business casual: saiba o que é e como aderir a esse estilo

17 de dezembro, 2021
5 minutos de leitura
Estilo
Business casual: saiba o que é e como aderir a esse estilo

O estilo business casual vem ganhando espaço no universo corporativo. Nessa perspectiva, é permitido ousar mais ao se vestir, ainda que seja necessário manter certa formalidade nas peças, devido ao ambiente profissional.

 

A seguir, você vai entender o que é business casual, além de saber para quais ocasiões esse tipo de traje é recomendado. Também citaremos algumas ideias para homens e mulheres aderirem a esse tipo de look no dia a dia. Confira!

 

O que é business casual?

 

O business casual é uma alternativa menos convencional ao look de trabalho com terno completo e sapato social. Nesse código de vestimenta menos rígido, é possível ter mais liberdade para inovar e até usar uma calça jeans.

 

Antes de decidir adotar esse estilo, é necessário avaliar o código de vestimenta de cada profissão. Usar looks business casual pode ser mais apropriado para profissionais de comunicação e marketing, por exemplo.

 

Outros profissionais precisam saber como se vestir de maneira formal, como quem trabalha com advocacia, que necessita ir até a tribunais e estar presente em audiências on-line. Nesse sentido, é recomendado usar um traje mais formal e evitar o estilo business casual.

 

Por isso, caso você trabalhe em uma empresa, é interessante checar se um dress code menos conservador é aceito. Se não houver um código de vestimenta disponível para consulta, procure saber se a empresa apresenta uma cultura mais arrojada.

 

Ainda que o business casual seja menos convencional, é importante manter o equilíbrio e o profissionalismo no lugar de trabalho. Homens e mulheres devem evitar jeans destroyed, com rasgos e puídos, por exemplo. Afinal, isso pode dar um ar excessivamente despojado ao visual.

 

Em relação à modelagem, é indicado adotar a calça slim, bem alinhada ao corpo, mas não tão justa quanto a calça skinny. Por outro lado, o modelo jogger, mais largo, com a cintura e o tornozelo marcados, deve ser evitado.

 

Business casual para mulheres: saiba como vestir

 

As mulheres que querem investir em um look casual para o ambiente de trabalho podem usar uma camisa de caimento mais leve, com uma calça jeans escura e lisa. Caso você goste de usar vestido, escolha os modelos com cortes menos tradicionais e comprimento acima do joelho.

 

As saias acima do joelho também são bem-vindas nesse estilo. O visual fica mais arrumado quando as peças são combinadas com um blazer ou um cardigã. É bom citar que, no ambiente profissional, é recomendado evitar roupas muito curtas, bem como decotes muito cavados e camisetas de alça muito fina.

 

Para as mulheres, uma boa dica é usar cores neutras, como o preto, o branco, o verde e o grafite. As roupas de colorações mais vivas também podem ser usadas, assim como as peças estampadas, mas sempre tentando manter o equilíbrio de tons. Não é indicado usar peças muito chamativas, como aquelas de tons neon.

 

Para esse estilo, também é recomendado não usar muitos acessórios e dar preferência para as opções mais discretas. Nos pés, fica bem escolher um salto alto, além dos mocassins e dos sapatos oxford.

 

Você também pode verificar se a sua empresa aceita o uso de tênis casual, dando preferência para os modelos de tons mais neutros e com design minimalista. Evite usar as sandálias abertas no seu ambiente profissional.

 

Business casual para homens: saiba como vestir

 

Os homens que querem aderir ao business casual também podem usar a calça jeans lisa e escura ou um modelo de alfaiataria. É recomendado utilizar a camisa dentro da calça. Por outro lado, a gravata é opcional.

 

É indicado dar preferência para tecidos como o linho, o tricoline, a lã fria, a sarja e o algodão. Já as peças de moletom não ficam bem nesse tipo de look para o trabalho.

 

Na cartela de cores, tons mais intensos, como o azul-marinho, o caramelo, o marrom, o vinho e o terracota podem ser usados. As estampas de risca de giz ou espinha de peixe também são um charme para compor o seu visual profissional, com uma inspiração mais clássica.

 

Outra boa sugestão é usar uma camisa de algodão ou tricô com gola V por cima de outra camisa social de botão. Para completar, você pode escolher um tênis casual e um blazer. Assim, você mantém o estilo e a elegância ao se vestir para uma reunião de negócios, por exemplo.

 

Conheça a Yuool

 

A Yuool é uma marca que prioriza o conforto para os seus pés. Além disso, o design dos nossos produtos é focado na simplicidade. Com isso, as peças não fazem distinção de gênero, consideradas minimalistas e versáteis. Os tamanhos dos calçados variam de 33 a 44.

 

Os calçados da Yool são excelentes opções para compor o seu look para trabalhar. Sem falar que as peças não seguem nenhuma tendência temporária da moda. Assim, duram mais tempo, sendo combinadas com mais facilmente com outros itens do seu guarda-roupa.