Como começar a investir? Veja 5 dicas essenciais para iniciantes

08 de dezembro, 2021
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Como começar a investir? Veja 5 dicas essenciais para iniciantes

Se você quer aprender como começar a investir, saiba que não é necessário ter muito dinheiro nem ser um especialista. No entanto, é importante se inteirar nesse assunto para tomar melhores decisões envolvendo os seus rendimentos.

 

Para ajudar você nessa tarefa de fazer o seu dinheiro render mais, separamos um miniguia que explica o que é investimento e apresenta dicas valiosas de como começar a investir. Boa leitura!

 

O que são investimentos financeiros?

 

Os investimentos financeiros são aplicações realizadas com a expectativa de retorno no futuro. Assim, se você apenas guardar o seu dinheiro em casa ou no banco, sem dispor de nenhum tipo de rentabilidade, não estará investindo.

 

É possível realizar investimentos por meio de um banco ou uma corretora de valores, na qual você escolhe as opções mais adequadas ao seu perfil.

 

O resultado dos rendimentos ocorre por conta dos juros compostos, que fazem com que o seu dinheiro se multiplique ao longo do tempo. É justamente o contrário do que acontece quando você pega dinheiro emprestado do banco, e a sua dívida cresce.

 

5 dicas que não podem ficar de fora ao começar a investir

 

 

Como começar a investir com pouco dinheiro? De que modo descobrir o seu perfil de investidor? Onde encontrar ajuda se tiver dúvidas sobre como iniciar as suas aplicações?

 

A seguir, citamos algumas dicas para investidores iniciantes no início dessa jornada. Entre as sugestões, estão: definir os seus objetivos e buscar conhecimento nessa área. Confira!

 

Conheça os tipos de investimentos

 

Inicialmente, é interessante conhecer os tipos de investimentos disponíveis no mercado. Podemos diferenciar as modalidades de renda fixa e variável, que contam com determinados benefícios e desvantagens, dependendo do seu estilo como investidor.

 

Os investimentos de renda fixa, como o Tesouro Direto e os CDBs prefixados, são considerados mais seguros que aqueles de renda variável. No entanto, essa opção também costuma oferecer menor rentabilidade.

 

Já os investimentos de renda variável são vantajosos para quem aceita correr mais riscos e contar com a possibilidade de ganhar mais por conta disso. Alguns exemplos desse tipo de investimento são as ações de empresas e os fundos imobiliários.

 

Descubra o seu perfil de investidor

 

As classificações principais de perfil de investidor são: moderado, conservador e arrojado. O resultado é obtido após uma avaliação das suas características e de como você encara as possibilidades de risco que envolvem a atividade.

 

O perfil conservador procura mais segurança e redução de riscos. Já o moderado fica entre o perfil conservador e o arrojado, apresentando mais aceitação dos riscos. Por último, o arrojado abrange aqueles que suportam eventuais oscilações resultantes de investimentos mais arriscados para obter maior rentabilidade.

 

Defina objetivos

 

Antes de saber onde começar a investir, é fundamental definir quais são os seus objetivos financeiros. Você pode decidir que vai começar a investir para comprar um carro, adquirir um imóvel ou realizar um intercâmbio, por exemplo.

 

Assim, é possível saber quanto dinheiro precisará aplicar e por quanto tempo. Tendo em vista as suas metas, também dá para selecionar o tipo de investimento mais adequado ao que você busca.

 

Comece com pouco

 

Os iniciantes nessa atividade podem aprender como começar a investir com menores quantias. Afinal, é comum que, no início, você ainda não tenha segurança para investir um valor mais elevado.

 

Por isso, você pode iniciar com uma quantia menor e ir aumentando essa verba ao longo do tempo, à medida que for ganhando mais confiança e adquirindo conhecimento sobre o mundo dos investimentos.

 

Não desanime se ainda não tiver uma renda extra para isso. Dá para começar com o Tesouro Direto, por exemplo, em que é possível aplicar a partir de R$ 30.

 

Procure conhecimento

 

Os investidores iniciantes precisam buscar conhecimento para se desenvolver nessa prática. Assim, você pode encontrar ajuda para entender como começar a investir em sites e canais especializados no YouTube.

 

Nessa direção, lembre-se de procurar conteúdos em portais sobre investimentos e veículos de imprensa com credibilidade para obter informações mais confiáveis e precisas.

 

Dá para encontrar bastante conteúdo gratuito e disponível na internet sobre como começar a investir. Se preferir, você ainda pode escolher um curso pago, mais apropriado aos seus objetivos financeiros.

 

Conheça os diferenciais da Yuool

 

A Yuool é uma marca de calçados que se preocupa com a inovação e a sustentabilidade. Os nossos produtos são considerados atemporais, por isso não seguem tendências passageiras da moda. Ainda reduzimos o descarte e a geração de resíduos.

 

Do mesmo modo, apresentamos o Nativa Precious Fiber, um certificado mundial para produtores de lã. Assim, oferecemos aos nossos clientes a comprovação de que colocamos em prática ações sustentáveis, assegurando bons tratos aos animais em nossa produção.

 

Além disso, a Yuool tem um modelo de negócios DNVB (Digitally Native Vertical Brand). Isso significa que a venda dos produtos acontece de maneira direta ao cliente, sem contar com intermediários. Portanto, podemos oferecer calçados de excelente qualidade por preços justos.