Como começar a meditar: dicas para aproveitar os benefícios da meditação
A meditação é uma técnica que permite acalmar os pensamentos e conduzir a mente para um estado de calma. Por isso mesmo, é uma prática que traz inúmeros benefícios para a saúde mental e física. Mas você já se perguntou como começar a meditar?
Se você tem interesse, mas ainda não sabe como praticar meditação do zero, este texto é para você. Vamos contar em detalhes o que é meditação, quais são os benefícios dessa técnica e algumas dicas práticas para ajudar você a incluir esse hábito na sua rotina. Boa leitura!
O que é meditação?
Antes de tudo, vamos um pouco mais fundo para explicar o que é meditação e no que essa técnica se baseia. A meditação é uma prática de regulação do corpo e da mente que ajuda o praticante a se conectar com o momento presente, esvaziando a cabeça de pensamentos negativos.
É uma prática muito utilizada para alcançar tranquilidade e aumentar os níveis de concentração e foco, reduzindo estresse e ansiedade. De acordo com pesquisas científicas, a meditação ativa regiões do cérebro ligadas a compaixão, empatia, autoconsciência, tomada de decisão, comportamento social e aprendizagem.
Além disso, a ciência também explica que a meditação tem efeitos práticos na saúde física. Ela influencia na regulação do sangue, da pressão arterial e da frequência cardíaca.
Por isso, se você quer saber como começar a meditar, saiba que incluir essa prática na sua rotina pode trazer mudanças a longo prazo em todas as esferas da saúde. Por isso, é uma técnica muito interessante para quem busca um estilo de vida saudável.
Benefícios da meditação
São muitos os benefícios da meditação para quem adere a essa prática. A seguir, preparamos uma lista completa com as diversas vantagens de meditar para o corpo e a mente. Confira:
- meditação para ansiedade;
- redução do estresse;
- melhora de sintomas da depressão;
- aumento da atenção;
- redução da perda de memória;
- melhora do sono;
- controle da pressão arterial e dos níveis de glicemia no sangue.
Tipos de meditação
Se você quer aprender como começar a meditar, primeiro é importante conhecer as diferentes técnicas utilizadas por quem quer fazer meditação. Isso mesmo! Não existe um único jeito de meditar. Abaixo, contamos mais a respeito das diferentes formas de atingir esse estágio de regulação mental.
Um dos tipos de meditação mais conhecidos é o mindfulness, cujo objetivo é estimular uma atenção plena sem distrações, como sentimentos e pensamentos. Em outras palavras, no mindfulness, a ideia é deixar os pensamentos fluírem livremente, sem se aprofundar ou analisar nenhum deles.
Já a meditação concentrativa é focada na atenção direcionada a um objeto. Pode ser um elemento interno, como a respiração, ou externo, como a repetição de um som. Algumas práticas de yoga utilizam bastante esse tipo de meditação.
Dicas para começar a meditar
Quero começar a meditar, e agora? Existem algumas dicas práticas que você pode seguir para incluir esse hábito na sua rotina. A seguir, contamos cinco dicas que vão ajudar você na dúvida sobre como começar a meditar hoje mesmo.
1) Reserve um momento do dia para meditar
O primeiro passo para quem quer começar a meditar é tornar a prática um hábito. Por isso, é importante reservar um momento calmo do seu dia para a meditação. Comece com apenas cinco minutos por dia e aumente gradualmente para dez ou quinze minutos.
2) Encontre um local calmo e silencioso
Defina um local para praticar meditação. Pode ser no seu quarto, na sala ou em outro cantinho da casa. O importante é que seja um lugar calmo e silencioso, que não tenha muitas distrações externas, como barulhos e iluminação forte. Outra coisa importante é que você possa ficar sozinho sem ser interrompido.
3) Sente-se em uma postura confortável
Quando pensamos em meditação, logo vem à mente a imagem de uma pessoa sentada na posição de lótus, não é mesmo? Mas nem sempre essa postura será a mais confortável para iniciantes. Por isso, encontre uma posição confortável, mantendo a coluna reta, os ombros relaxados e o pescoço alinhado.
4) Comece a focar a respiração
Para focar o momento presente e iniciar a meditação, comece direcionando a atenção para a sua respiração. Inspire profundamente, puxando o ar e inflando a barriga e o tórax. Em seguida, expire lentamente, com calma. Para facilitar esse exercício, experimente contar até cinco na inspiração e na expiração.
5) Direcione seu foco
Se você quer saber como começar a meditar, uma ótima dica é colocar uma playlist de sons da natureza para direcionar seu foco. Concentre-se na música e deixe os pensamentos fluírem, aceite-os e deixe-os ir embora. Não se apegue à ideia de “esvaziar a mente”: os pensamentos sempre virão, o mais importante é não se prender a eles.
Yuool: calçados minimalistas para o seu estilo de vida saudável
Gostou das dicas sobre como começar a meditar? Se você quer adotar um estilo de vida mais ativo e saudável tanto para o corpo quanto para a mente, conte com a Yuool para acompanhar você nessa jornada. Somos uma marca de calçados com foco em trazer conforto e simplicidade para as mais diversas ocasiões do seu dia a dia.
Oferecemos sapatos fabricados em materiais sustentáveis e com design minimalista e atemporal. Assim, aumentamos a vida útil de cada produto, reduzindo o descarte desnecessário no meio ambiente. Tudo isso com produtos versáteis e muito confortáveis. Quer saber mais? Aproveite e confira a nossa coleção completa.
Produtos Relacionados
Posts Relacionados
Yuool Tênis
Os tênis confortáveis da Yuool são pensados para proporcionar leveza, simplicidade e modernidade, além de durabilidade e estilo.
Assine a newsletter
Fique por dentro de todas as novidades do blog YUOOL.