Como é feito um tênis? Conheça os passos de fabricação

03 de outubro, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Como é feito um tênis? Conheça os passos de fabricação

Você sabe como é feito um tênis? Até chegar às mãos dos consumidores, são necessárias várias etapas para a fabricação do produto. Tudo isso para depois você usar esse tipo de calçado que é conhecido por oferecer mais conforto e praticidade ao dia a dia.

Neste artigo, explicamos como funciona a fabricação de um tênis. Você vai entender o que ocorre nas fábricas desse tipo de calçado. Além disso, vai conhecer especificamente as etapas de produção dos calçados da Yuool. Confira!

Como funciona a fabricação de um tênis?

Mesmo tendo dúvidas de como é feito um tênis, você já pode imaginar que é necessário o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia para a elaboração desse produto.

Afinal, é preciso garantir que o item apresente, sobretudo, funcionalidade e praticidade aos consumidores. Depois, atributos como conforto, resistência e durabilidade são essenciais para os clientes.

As fases de fabricação podem variar conforme o tipo de tênis e os modelos de produção adotados pelas fábricas. No entanto, de forma geral, é possível resumir as seguintes etapas:

  1. Criação do design;
  2. Modelagem;
  3. Corte e costura das peças;
  4. Montagem do calçado;
  5. Embalagem.

A primeira etapa de como é feito um tênis acontece no estúdio de design, que cria os modelos com base em pesquisas e testes. Após aprovado, o projeto será desenvolvido na etapa de modelagem. É nessa fase que a proposta do calçado será avaliada para só depois ser iniciada a fabricação.

Depois, as partes dos materiais para fabricação de calçados são cortados. Em seguida, se inicia a etapa de costura do calçado. Na etapa de montagem, as peças do calçado, como a sola, o cabedal e a palmilha, se unem.

Também é feito o acabamento para verificar eventuais defeitos. O controle de qualidade acontece ainda em todas as etapas, para checar o padrão do tênis. Por fim, os calçados são embalados na fábrica de tênis antes de chegarem às lojas para serem comercializados aos consumidores.

Como é uma fábrica de tênis?

Agora que você sabe como é feito um tênis, veja os principais setores de uma fábrica desse tipo de calçado. Geralmente, são divididos em administração, produção e expedição. Saiba mais!

Administração

A seção responsável pela administração cuida da gerência e do departamento comercial. Essas equipes são essenciais para garantir o funcionamento do local e a venda dos produtos.

Produção

A produção é, de fato, a etapa que concentra a maioria dos processos. Nesse setor, as matérias-primas se transformam nos tênis que são vendidos aos clientes. Além das equipes, a produção também centraliza vários tipos de equipamentos e acessórios para fabricação de calçados.

Expedição

Já a expedição é o departamento que se ocupa da embalagem e do armazenamento dos produtos. Também é necessário realizar a gestão dos estoques de tênis.

como é feito um tênis

Conheça a cadeia produtiva da Yuool

Gostou de aprender como é feito um tênis? Aproveite para entender como funciona a produção dos calçados da Yuool, uma marca que nasceu com o objetivo de revolucionar o varejo.

Venda direta para o consumidor

A Yuool é uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand). Nascida no ambiente digital, a venda é feita direto para o consumidor final. Como resultado, a empresa não conta com canais de distribuição e intermediários.

Assim sendo, a marca consegue vender calçados que são fabricados com os melhores materiais do mundo a um valor justo. Além disso, a pesquisa e a tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento de cada uma das peças.

Qualidade em todas as etapas

A Yuool acredita que um produto de qualidade gera menos ruídos e menos descarte de resíduos para o meio ambiente. Essa característica é um dos pilares do eixo da marca.

Em vista disso, o design das peças é minimalista, atemporal e sem distinção de gênero. Sem seguir tendências passageiras da moda, as peças duram mais tempo. Do mesmo modo, os tênis são combinados facilmente com outros itens do guarda-roupa. Os calçados podem ser usados mais vezes e em diversos momentos.

Os princípios de sustentabilidade são aplicados em toda cadeia produtiva. A começar pela matéria-prima, que inclui lã Merino, com garantia de bem-estar animal, e algodão orgânico, tecido com baixo impacto em sua produção. Também é usada garrafa PET reciclada e rastreada, fator que assegura a segunda vida útil do material.

As caixas dos produtos da marca, por sua vez, são elaboradas com material reciclado. O molde que acompanha o calçado e ajuda a manter a forma após a lavagem é feito de bagaço de cana de açúcar. Inclusive, o folheto que mostra os atributos dos produtos é feito com material reciclado. Os clientes ainda podem reutilizar esse material no dia a dia, já que também é feito em formato de marcador de livro.

Yuool: sustentabilidade na prática

Os consumidores podem atestar as práticas sustentáveis da Yuool por conta do selo Nativa Precious Fiber. A Yuool adquiriu esse certificado mundial para produtores de lã após um longo processo de comprovação de bons tratos aos animais e ações sustentáveis.

O selo tem como pilares rastreabilidade, responsabilidade social corporativa, sustentabilidade e bem-estar animal. Dessa maneira, todos os fornecedores podem ser rastreados e mapeados em relação às suas práticas.

Além do mais, a marca também conquistou a Certificação B, um sistema internacional que reconhece negócios que equilibram propósito e lucro. O processo para obter essa certificação durou, em média, dois anos.

A Yuool precisou reunir dados fiscais, provas e documentos que asseguram o impacto positivo da marca em cinco dimensões. São elas: governança, colaboradores, comunidade, clientes e meio ambiente.