Como empreender: 4 dicas para quem está começando

25 de setembro, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Como empreender: 4 dicas para quem está começando

Você tem uma ideia incrível para montar um negócio, mas não sabe por onde começar? Se você quer saber como empreender, é fundamental colocar algumas estratégias em prática para planejar bem a abertura da empresa e aumentar suas chances de sucesso nessa missão.

Neste artigo, elaboramos um pequeno manual com dicas fundamentais de como empreender do zero. Aqui, você vai aprender desde os custos envolvidos na criação de uma empresa até as nomenclaturas importantes que você precisa conhecer para iniciar e os modelos de negócio que podem ser adotados. Boa leitura!

Entenda o que é empreendedorismo

Antes de saber como empreender, é preciso conceituar empreendedorismo. O ato de empreender não diz respeito apenas a abrir um negócio, mas trata-se da execução de um projeto. Isso pode implicar na abertura de uma empresa ou simplesmente na realização de uma ação na sua comunidade.

Por isso, muitas vezes, a realidade dos empreendedores envolve um caminho de desafios. Para ter sucesso no projeto, é necessário aprender sobre gestão financeira e ações de marketing, por exemplo. 

Também é importante que os empreendedores desenvolvam habilidades conhecidas como soft skills. Alguns exemplos são: liderança, resiliência, disponibilidade para enfrentar riscos, planejamento e networking.

Veja 4 dicas para começar a empreender hoje mesmo

como empreender

Para que você entenda como começar a empreender, separamos algumas dicas. Elas vão ajudar você a ter uma noção completa do que precisa ser feito para abrir o seu negócio de maneira segura e responsável. Confira a seguir!

Faça um planejamento financeiro

Muita gente quer entender como empreender, mas não realiza um bom planejamento financeiro ao iniciar essa jornada. Esse erro pode prejudicar os resultados da sua empresa e colocar o funcionamento do negócio em risco.

Se você quer abrir o seu próprio negócio, é fundamental dispor de um capital inicial e avaliar a necessidade de investir em uma equipe para atender às demandas. Além disso, coloque eventuais custos com equipamentos e materiais na ponta do lápis.

As despesas para abrir uma empresa dependem do tipo de negócio escolhido. As taxas de tributos de Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, são mais atrativas para quem pretende empreender com pouco dinheiro. Com essa opção, dá para contar com direitos como a aposentadoria e a licença-maternidade.

Escolha o modelo de negócio

Saber como escolher o modelo de negócio mais adequado à sua ideia também é fundamental. Esse conceito está relacionado à maneira que uma empresa entrega valor aos clientes. Na hora de estruturar esse modelo, você pode usar o Canvas, uma das metodologias mais utilizadas no mercado. 

Nesse sentido, é recomendado determinar o público-alvo e as fontes de receita do seu negócio. Também é interessante traçar a proposta de valor do seu serviço/produto, destacando os benefícios oferecidos para atender às necessidades específicas do seu cliente. Tudo isso vai ajudar você a entender as formas de empreender mais indicadas.

Entre os principais formatos de modelo de negócio que a sua empresa pode adotar, o Business to Consumer (B2C) é um dos mais comuns, sendo voltado para organizações com produtos ou serviços destinados ao consumidor final. Nesse exemplo, estão as lojas de cosméticos e os supermercados.

Já o modelo de negócio Business to Business (B2B) engloba as empresas que oferecem soluções e serviços para outros negócios. As empresas de software e fornecedoras de insumos para indústrias se encaixam nesse exemplo.

Conheça termos importantes

Entre as dicas para empreender, também podemos incluir o estudo sobre termos importantes desse universo. Para começar, o capital de giro refere-se a uma reserva financeira de que a empresa precisa para manter o funcionamento, independentemente de eventuais lucros.

É importante conhecer o CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica). Essa sigla se refere a um código usado para identificar as atividades que a sua empresa realiza.

Outra sigla importante é o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), que serve para regularizar a sua empresa perante o governo. Com ela, você emite notas fiscais e garante vantagens como financiamentos com juros menores.

Busque qualificação

Quem quer saber como empreender também precisa buscar qualificação. Essa iniciativa é fundamental para a empresa se manter no mercado, além de aumentar as chances de impulsionar a sua performance.

É possível encontrar várias opções gratuitas para empreendedores por meio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), como cursos relacionados a estratégia financeira, controle do fluxo de caixa e viabilidade de negócios. Outra dica é apostar em leituras que possam ser úteis para o seu negócio.

Se você deseja saber o que fazer para empreender com sucesso, conheça os conceitos de marketing digital por meio dos programas de treinamento do Google. Assim, você aprende a conquistar novos clientes e criar uma identidade atrativa para a sua marca.

Os cursos do Google também são focados em como empreender usando o Google Ads. Com eles, você aprende a usar a plataforma de anúncios do Google e analisar o desempenho das campanhas.

Conheça a Yuool: uma startup digital do varejo

Curtiu aprender sobre como começar a empreender? Aproveite para conhecer mais sobre a Yuool. Aqui, somos uma startup do varejo nascida no digital e adotamos o modelo de negócio DNVB (Digitally Native Vertical Brand), com a venda direta para o consumidor final, sem canais de distribuição ou intermediários.

Oferecemos calçados confortáveis, atemporais e sustentáveis, feitos com matéria-prima de qualidade e vendidos a preços justos. Fomos considerados, inclusive, a marca dos tênis que vestem os empreendedores e executivos da Faria Lima. Ficou curioso(a)? Saiba mais sobre a marca aqui!