Como fazer intercâmbio? Saiba os passos e os melhores países para ir

11 de abril, 2022
7 minutos de leitura
Viagem
Como fazer intercâmbio? Saiba os passos e os melhores países para ir

Como fazer intercâmbio para aprimorar um idioma e conhecer novas culturas? Essa é uma excelente oportunidade de dar um upgrade no seu currículo, adquirir experiências diferentes e se desenvolver pessoalmente.

 

Neste artigo, explicamos o que é um intercâmbio e como esse tipo de viagem funciona na prática. Também esclarecemos de que maneira é possível realizar um intercâmbio gastando pouco e listamos os melhores países para viajar. Boa leitura!

 

O que é um intercâmbio?

 

Inicialmente, vamos explicar bem o que é intercâmbio. Ao fazermos uma pesquisa no dicionário, é possível encontrar sinônimos como “troca” e “permuta”, mas quando esse conceito é aplicado aos tipos de viagens para estudar ou trabalhar em outro país, o que o diferencia de um roteiro comum?

 

A principal distinção é que um intercâmbio é uma viagem com objetivos bem definidos. Os principais tipos de intercâmbio são de ensino médio, idiomas, profissionais e acadêmicos.

 

Nesse sentido, esse tipo de experiência é importante tanto para aperfeiçoar a prática de um idioma quanto para ampliar a sua visão de mundo ao ter contato com a cultura de outro país.

 

Além do mais, um intercâmbio é uma oportunidade de fazer novos amigos e conhecer pessoas de vários lugares do mundo. Principalmente para os mais jovens, as viagens de intercâmbio também favorecem o desenvolvimento da autonomia e da autoconfiança para lidar com diferentes situações.

 

Como funciona um intercâmbio?

 

 

Para entender como funciona um intercâmbio, é necessário saber qual é a modalidade que você pretende seguir. Os passos podem variar caso prefira estudar ou trabalhar fora.

 

Os intercâmbios de idioma, por exemplo, costumam durar de três a seis meses. Para isso, o estudante deve se matricular conforme o nível de fluência que apresenta na língua e os objetivos no aprendizado.

 

Nesse caso, é importante destacar que o estudante com pouco conhecimento no idioma pode não alcançar o melhor desempenho se passar apenas alguns meses morando no exterior.

 

Caso você esteja cursando a universidade, pode optar por convênios da própria instituição ou ainda buscar alternativas por agências de intercâmbio. Além disso, as instituições de ensino estrangeiras oferecem inscrições para os próprios programas.

 

Por outro lado, caso queira saber como fazer intercâmbio para trabalho remunerado, selecionar uma opção durante as férias pode ser interessante. Essa é uma oportunidade para adquirir uma experiência no exterior no início da sua carreira.

 

É possível fazer um intercâmbio de graça?

 

Uma dúvida bastante comum na hora de entender como fazer intercâmbio é se é possível realizar uma viagem desse tipo de graça. Afinal, dá para fazer um intercâmbio gratuito?

 

Há diversas alternativas de bolsas de estudo para vários períodos da vida acadêmica. É possível encontrar opções de subsídio que cobrem todos os custos com o programa, incluindo os gastos com visto e passagens.

 

As bolsas podem ser garantidas tanto no Ensino Médio quanto na graduação e pós-graduação. Também há programas que permitem que o intercambista mantenha um trabalho de meio período, de modo a cobrir parte das despesas.

 

Quais os melhores países para fazer intercâmbio?

 

Canadá, Irlanda e Inglaterra estão entre os melhores países para fazer intercâmbio. Confira as principais informações que você precisa saber antes de ir para um desses destinos.

 

Canadá

 

O Canadá é uma opção mais econômica que os Estados Unidos ou a Inglaterra por conta do valor da moeda local, o dólar canadense, que é inferior ao dólar americano e ao euro. Por isso, é bastante procurada pelos brasileiros que querem turbinar a carreira.

 

Dá para estudar e trabalhar no Canadá se você estiver matriculado em um curso profissionalizante, chamado “college”. Essas instituições oferecem programas de intercâmbio que duram de seis meses a três anos.

 

Também há a alternativa de entrar nos “career colleges” para quem deseja experimentar o mercado de trabalho no país. Nesse ponto, os cursos costumam durar seis meses e você pode trabalhar enquanto estuda. Entre as melhores cidades para intercâmbio no país estão Vancouver, Montreal e Toronto.

 

Inglaterra

 

Caso você deseje entender como fazer intercâmbio para melhorar a fluência em inglês, viajar para a Inglaterra é mais uma alternativa interessante. Londres, Oxford e Cambridge estão entre as melhores cidades para intercâmbio do país. O programa com curso de idioma na Inglaterra pode durar semanas ou até seis meses.

 

A depender do seu objetivo, outra opção é fazer intercâmbio em universidades inglesas, em programas de longa duração. Essa é uma escolha que demanda planejamento financeiro, porque é mais cara, mas compensa por conta da oportunidade de desenvolver as suas competências acadêmicas.

 

Irlanda

 

A Irlanda é um dos países que mais se destacam na lista dos melhores países para fazer intercâmbio. Além disso, viajar para lá é uma oportunidade de conhecer outros lugares da Europa com passagens aéreas mais acessíveis.

 

Você pode fazer intercâmbio na Irlanda se quiser aprimorar o seu inglês e ter contato com pessoas de vários lugares do mundo. Também é possível trabalhar até 20h semanais e ganhar um dinheiro extra. Dublin, Limerick e Galway estão entre os melhores destinos no país para realizar um intercâmbio.

 

Yuool: o melhor tênis para descobrir novos lugares

 

Curtiu ler o nosso conteúdo sobre como fazer intercâmbio? Caso você tenha interesse em realizar uma viagem desse tipo, pode contar com a companhia de um tênis Yuool para descobrir lugares e experimentar trocas culturais.

 

Os nossos calçados são minimalistas e podem ser facilmente combinados com qualquer peça da sua mala. Além disso, são leves e maleáveis, o que facilita na hora de guardar na mala para viajar.