Como investir de forma simples e descomplicada?

30 de setembro, 2022
3 minutos de leitura
Investimento
Como investir de forma simples e descomplicada?

Você já se perguntou o que está construindo para seu futuro? Algumas pessoas trabalham a vida inteira em busca de uma vida confortável, mas sequer pensam em como estará no futuro – e muito menos se o padrão de vida que tem atualmente é sustentável.

Investir é saber direcionar bem os recursos limitados que você possui e possibilitar que no futuro você continue fazendo as coisas que ama hoje, sem se preocupar se vai ter dinheiro suficiente para tal.

Clara Sodré, especialista em investimentos e analista de alocação e fundos na XP, em parceria com a Yuool, compartilha seu conhecimento no assunto e traz informações necessárias para quem quer começar a investir de forma simples e descomplicada! 

O que é investir?

Investir é saber direcionar bem os recursos limitados que você possui. O dinheiro, por exemplo, é um recurso limitado e, quando falamos em um investimento financeiro de sucesso, quer dizer que você colocou o seu dinheiro em algo que dará retornos no futuro. É seu dinheiro gerando mais dinheiro, ou seja, trabalhando para você! Por falar em trabalho, quando trabalhamos estamos investindo nosso tempo (que é um recurso limitado) em troca de dinheiro. Então nada mais justo do que aprender a cuidar do seu dinheiro e colocar ele no lugar certo.

 

Qual é a diferença entre investir e poupar?

Poupar nada mais é do que acumular dinheiro, enquanto investir você está fazendo com que seu dinheiro trabalhe para você gerando retornos positivos. Quando você tem determinado valor em sua conta, e gasta menos do que você tem, você estará poupando dinheiro. O ato de poupar por si só já é positivo, mas perceba que você estará apenas acumulando recursos. Quando falamos em investimentos, você estará possibilitando que o dinheiro poupado trabalhe ao seu favor – tudo isso com ajuda de uma força poderosa chamada “juros compostos”. Ou seja, cada rendimento que você recebe, vai se juntar ao montante que você poupou e seu patrimônio vai crescer ao longo do tempo.

 

Como começo a investir com pouco dinheiro?

O primeiro passo já foi dado: comece investindo tempo em conhecimento. Dessa forma você vai descobrir que não precisa ter muito dinheiro para começar a investir! Na verdade, com R$ 100,00 você já pode abrir uma conta na XP e escolher um fundo de investimento. Opa, se a conversa já estiver avançando muito não precisa se estressar: o passo zero é perder o medo! Medo de errar, de perder dinheiro, de não saber escolher, de escolher errado… Ao perder o medo você vai descobrir que existem diversas soluções no mercado atualmente e que com certeza vai existir o ecossistema perfeito para você!

Quando falo sobre ecossistema, é que para investir bem e nos melhores produtos do mercado, o lugar importa (e muito). Qual o primeiro lugar que você pensa na hora de fazer as compras do mercado do mês? O supermercado, correto?! Então, escolher bem o supermercado vai impactar no conforto das suas compras. Em resumo, para começar a investir com pouco dinheiro procure por lugares que estão pensando em seu conforto e oferecendo as soluções adequadas para sua vida financeira: como a XP.

 

E agora? 

Gostou do nosso breve conteúdo sobre a importância de investir? Em parceria com a Clara, preparamos um guia minimalista de investimentos! Clique aqui para receber seu e-book gratuitamente e comece a investir em um futuro mais confortável.

Aqui na Yuool, acreditamos que se preparar para o futuro é cuidar do seu bem-estar, portanto comece desde já a traçar seus objetivos!