Como investir no exterior morando no Brasil? Conheça as opções

19 de julho, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Como investir no exterior morando no Brasil? Conheça as opções

Quer entender como investir no exterior morando no Brasil? Os brasileiros podem investir em aplicações no mercado financeiro estrangeiro para diversificar as opções e ter uma boa rentabilidade do dinheiro aplicado.

Neste artigo, explicamos como você pode investir o seu dinheiro lá fora, citando quais são as características, vantagens e desvantagens dos principais tipos de investimentos no exterior. Após a leitura, você saberá qual é a melhor opção no seu caso e poderá iniciar seus investimentos. Boa leitura!

Saiba por que vale a pena investir no exterior

Pode ser que você esteja se perguntando por que investir no exterior diante das possibilidades que já existem aqui no Brasil. Afinal, o que leva os investidores a ampliarem o olhar sobre o mercado financeiro estrangeiro?

O primeiro motivo que podemos pontuar é que, na B3, a Bolsa de Valores brasileira, são negociadas ações de um número mais restrito de empresas. Só para você ter ideia, esse número é de cerca de 500 empresas brasileiras e estrangeiras. Enquanto isso, só as bolsas dos EUA negociam ações de mais de 6 mil empresas.

Esse número corresponde a metade das ações no mundo. Só com essa informação, já dá para imaginar as oportunidades que se abrem ao investir no exterior, não é? Assim, a carteira dos investidores que apostam no exterior pode ficar bem mais diversificada.

Outra vantagem é a segurança desse tipo de investimento. A economia brasileira ainda vive momentos de preocupação e instabilidade. Sendo assim, deixar o seu dinheiro ligado ao dólar pode ser uma opção mais segura, principalmente em momentos em que a renda fixa e a renda variável não estão trazendo resultados vantajosos.

O que você precisa saber antes de investir no exterior

Quem quer descobrir como investir no exterior morando no Brasil também deve ter atenção a algumas questões burocráticas. Isso porque, assim como investir no mercado brasileiro, é importante se informar antes de iniciar esses processos.

Investir no exterior pode trazer algumas despesas a mais. Então, é necessário saber o valor que você pode gastar, registrar esses cálculos e ponderar antes de tomar uma decisão.

Já em relação à burocracia, é fundamental ter em mente que os investimentos no exterior precisam estar na sua declaração de Imposto de Renda. Além de informar os bens à Receita Federal, é preciso emitir uma declaração da existência de bens no exterior ao Banco Central.

Conheça as opções para investir no exterior

Mais um passo na hora de aprender como investir no exterior morando no Brasil é conhecer as opções de investimento no mercado estrangeiro. A seguir, veja as principais formas de investir no exterior.

BDR

A começar pelo BDR (Brazilian Depositary Receipts), recibos de ações de empresas do exterior que podem ser adquiridas na Bolsa de Valores brasileira. Dessa forma, os investidores brasileiros não precisam abrir uma conta lá fora: é possível começar a investir com pouco mais de R$ 10.

As normas em relação ao Imposto de Renda envolvem a tributação de 15% dos lucros relativos às operações iniciadas em um pregão e terminam em outro, chamadas swing trade. Já as operações que ocorrem no mesmo pregão (day trade) contam com tributação de 20%.

Pessoas conversando olhando para notebook

ETF

Se você quer saber como investir no exterior em ETFs (Exchange Traded Funds), saiba que essa modalidade corresponde ao investimento em índices de ações estrangeiros no pregão da Bolsa de Valores. Nessa modalidade, esses fundos têm o objetivo de reproduzir a carteira de um índice.

Tradicionalmente, as cotas negociadas baseiam-se na composição do Ibovespa. Porém, também é possível investir em fundos que têm como referência o S&P 500, parâmetro para o mercado norte-americano de ações.

Na hora entender como investir no exterior morando no Brasil, também é bom saber que os ETFs oferecem tributação semelhante àquela cobrada em negociação de ações. O índice do IR é de 15% sobre os rendimentos obtidos pelos investidores. Porém, diferentemente das ações, não há isenção para valores abaixo de R$ 20 mil/mês.

Fundos de investimento

Se quer saber como investir em dólar no exterior, também podemos destacar os fundos de investimento com ativos no exterior, uma alternativa que inclui despesas como as taxas de administração e performance. Eles funcionam de maneira parecida com os fundos brasileiros, mas têm alíquotas diferentes.

Para os fundos de investimento no exterior, os tributos incidem em 15% sobre os lucros, enquanto nos fundos brasileiros, esse índice fica entre 15% e 22,5% no momento do resgate.

COE

Por último, mais um jeito de saber como investir no exterior morando no Brasil é aprender sobre o COE (Certificados de Operações Estruturadas). Essa modalidade apresenta condições de investimentos de renda fixa e variável. Também não é necessário encaminhar dinheiro para o exterior.

A tributação de COEs leva em consideração a tabela progressiva do IR, semelhante àquela aplicada em produtos de renda fixa. As alíquotas ficam entre 15% e 22,5% dos ganhos.

Conheça a Yuool: uma marca do século XXI

A Yuool é uma marca brasileira que nasceu no final de 2017 e está alinhada às principais tendências de sustentabilidade do século XXI. Criamos peças minimalistas e que podem ser usadas por mais tempo, gerando menos descarte desnecessário na natureza.

Também já temos operações fora do país. Ultrapassamos o nosso continente e chegamos até os Estados Unidos e a Itália, de onde vem parte da nossa matéria-prima. Nossos planos de internacionalização continuam, para que novos públicos possam usufruir do conforto e da qualidade dos calçados Yuool.