Como lavar um tênis? Confira 8 dicas para limpar o seu calçado

26 de janeiro, 2022
5 minutos de leitura
Estilo
Como lavar um tênis? Confira 8 dicas para limpar o seu calçado

Você sabe como lavar um tênis? Alguns erros cometidos durante a lavagem podem prejudicar a conservação desse tipo de calçado. Do contrário, ao adotar certas recomendações, é possível utilizá-lo por mais tempo e manter a boa aparência.

 

Neste artigo, iremos citar os produtos para limpar tênis de maneira eficaz, além de apontar os erros que você pode evitar na hora de higienizar o seu calçado. Boa leitura!

 

Confira 8 dicas para lavar o seu tênis

 

É importante aprender como lavar um tênis para evitar o mau cheiro e cuidar da aparência desse tipo de calçado. As dicas para a lavagem envolvem desde a atenção às instruções do produto até à secagem. Confira!

 

Leia as instruções

 

Para começar, ter atenção às instruções que acompanham o seu tênis pode impedir alguns deslizes no momento da lavagem. As recomendações indicam se o seu tênis pode ou não ser lavado com água.

 

Geralmente, o símbolo que indica essa possibilidade mostra um recipiente preenchido. Por outro lado, quando a lavagem com água não é recomendada, o símbolo mostra um X sobre o recipiente.

 

 

Não use amaciante

 

Ao aprender como lavar um tênis, é interessante ter cuidado com os produtos que serão usados. Um exemplo disso é evitar o amaciante, que pode danificar o seu sapato. Em vez disso, escolha um sabão em pó ou líquido.

 

Utilize água fria

 

Se você quer aprender como lavar tênis na mão, não pode esquecer de utilizar apenas água fria. A higienização com temperaturas mais altas também pode prejudicar o seu calçado.

 

Retire as palmilhas

 

Antes da lavagem, é recomendado retirar as palmilhas do seu tênis. Para limpar essa parte do produto, você pode usar um detergente neutro e uma esponja. Esfregue as palmilhas com cuidado, enxágue e deixe-as secar.

 

Não deixe de molho por muito tempo

 

Para lavar tênis na máquina, não é indicado deixar de molho por muito tempo. Afinal, isso pode prejudicar a durabilidade do produto. Por isso, escolha o ciclo curto da máquina, que dura cerca de meia hora.

 

Proteja o calçado

 

Muita gente tem dúvida se lavar tênis na máquina estraga. Por isso, antes de colocar o calçado no equipamento, é importante adotar alguns passos para protegê-lo. Portanto, amarre os cadarços e assegure que eles não irão se soltar enquanto a lavagem é feita.

 

Mais uma dica que pode evitar danos ao produto é envolvê-lo em um saco especial para a lavagem na máquina. Você também pode improvisar, usando uma fronha de travesseiro. Dessa forma, dá para proteger mais o tecido de eventuais danos.

 

Tenha atenção com a frequência da lavagem

 

Também é importante ter cuidado com a periodicidade da lavagem. A recomendação é lavar o seu tênis Yuool uma vez por mês, caso use bastante. O produto é capaz de voltar à sua forma normal após a lavagem.

 

Dessa maneira, você também pode limpar o seu tênis com o uso de um pano úmido para retirar o acúmulo de sujeira. De outro modo, vale a pena utilizar produtos desodorizadores para evitar o mau cheiro no calçado.

 

Também já explicamos de que maneira higienizar a parte branca do calçado neste outro artigo sobre como lavar um tênis. É possível usar diferentes produtos, como pasta de dente, bicarbonato de sódio, desinfetante multiuso e água sanitária. Assim, dá para diminuir a frequência das lavagens.

 

Tenha cuidado na hora de secar

 

Para aprender como colocar o tênis para secar, é necessário evitar a secagem do produto ao sol, já que essa exposição pode prejudicar o tecido e afetar a coloração do tênis.

 

Portanto, é recomendado realizar a secagem na sombra, para impedir a formação de manchas no calçado. Também não pendure o tênis no varal porque isso pode deformar o calçado.

 

Dessa forma, você pode secar o seu tênis Yuool utilizando a forma que acompanha o produto, a qual é feita de bagaço de cana-de-açúcar reciclado. Seguindo essa dica, o seu calçado retorna para a sua forma original.

 

Yuool: minimalismo e praticidade para o seu dia a dia

 

Gostou de entender como lavar um tênis? A Yuool é uma empresa preocupada em deixar o seu dia a dia mais prático, por isso, os nossos calçados podem ser levados à máquina, desde que sejam tomados os cuidados que citamos neste artigo.

 

Além disso, os nossos itens também são considerados minimalistas. Assim, dá para combinar facilmente o seu tênis com outros itens do seu guarda-roupa, levando mais comodidade para a sua rotina.

 

Os nossos produtos são fabricados com respeito aos princípios da sustentabilidade. Um exemplo disso é o certificado mundial Nativa Precious Fiber, que obtivemos depois de um longo período de comprovação das nossas práticas. O selo tem como base responsabilidade social e bem-estar animal.

 

Ainda utilizamos caixas de material reciclado na entrega do produto. O molde do calçado é feito de bagaço de cana-de-açúcar. Já o folheto que apresenta as características dos nossos itens é fabricado com material reciclado e em formato de marcador de livro para ser reutilizado no seu dia a dia.