Como planejar e seguir metas para o próximo ano

26 de dezembro, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Como planejar e seguir metas para o próximo ano

O final do ano vai chegando e com ele vem também a vontade de definir metas para o próximo ano. As famosas resoluções de ano-novo são muito importantes para poder planejar e alcançar sonhos e objetivos. Porém, com o passar dos meses, elas podem acabar se perdendo de vista, não é mesmo?

Pensando nisso, a Yuool preparou um artigo completo com dicas para ajudar você a estabelecer — e cumprir! — metas para o próximo ano com base naquilo que é mais relevante para você. Acredite: não há nada mais satisfatório do que chegar ao fim de um ano e perceber que cumpriu tudo aquilo que planejou. Quer saber mais? Continue a leitura!

5 dicas para estabelecer e cumprir metas para o próximo ano

metas para o próximo ano

Para muitas pessoas, pensar em estabelecer metas para o próximo ano pode ser uma tarefa difícil. Isso porque, muitas vezes, esse é um momento que vem acompanhado da frustração de não ter atingido as metas estabelecidas no ano anterior.

Para evitar que isso aconteça novamente, é preciso saber como direcionar seus esforços para realmente cumprir seus objetivos no ano que se inicia. Lembre-se de que o mais importante é que suas metas estejam alinhadas com seus valores e aspirações pessoais. Confira a seguir as dicas que preparamos para ajudar você no processo de planejamento de 2024.

Faça uma roda da vida

A roda da vida é um excelente exercício de autoconhecimento que vai ajudar você a identificar o seu grau de satisfação atual com diferentes aspectos da sua vida. Ela consiste em desenhar um círculo e dividi-lo em vários pedaços, que são as categorias, como carreira, saúde, relacionamentos, desenvolvimento pessoal, finanças, entre outras.

Em seguida, reflita sobre o ano que passou, pensando sobre suas conquistas e aprendizados. Dê notas para cada uma dessas áreas para entender em quais delas vai correr atrás de metas para o próximo ano. Identifique as mais importantes e priorize-as, concentrando-se nas que têm um impacto significativo em sua vida.

Defina metas específicas

Com as áreas traçadas, pense sobre o que quer conquistar em cada uma delas para então traçar as suas metas para o próximo ano. Ao definir as metas, você pode seguir o método SMART, segundo o qual as metas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. 

Vamos ver um exemplo na prática: digamos que você queira ser mais saudável. Percebe que essa é uma meta genérica demais? Como ser mais saudável na prática? É preciso especificar o objetivo para que ele se torne palpável.

Se ser mais saudável para você envolve a perda de peso, por exemplo, pense em algo como: “Quero perder 10 kg em 6 meses por meio de exercício físico e dieta, com pesagens todo início de mês para acompanhar a evolução, porque isso fará com que eu me sinta melhor comigo mesmo(a)”.

Quebre as metas em tarefas

O próximo passo é quebrar as metas de ano-novo em tarefas para que sejam mais fáceis de colocar em prática. Nessa etapa, avalie também os recursos que serão necessários para cumpri-las, como tempo, conhecimento, habilidades, apoio de outras pessoas, etc.

Voltando ao exemplo da perda de peso, você pode quebrar esse objetivo em várias tarefas, como se matricular na academia, ir ao nutricionista, contratar um personal trainer, comprar uma balança, fazer um planejamento de compras da dieta, entre outras.

Reveja suas metas regularmente

O planejamento de ano-novo costuma ser feito no período de festas, entre Natal e Réveillon, mas isso não significa que ele deva ficar guardado na gaveta conforme o tempo vai passando. Muito pelo contrário: se você quer garantir que vai cumprir as metas que estabeleceu nesse período, é preciso revisitá-las com frequência.

Estabeleça uma recorrência para dar uma olhada na sua lista de metas. Pode ser mensal ou trimestralmente. Assim, você consegue avaliar o seu progresso e o que está fazendo para que aquelas metas sejam alcançadas. 

Além disso, esse também é um bom momento para ser flexível para ajustar suas metas, já que a vida é flexível e você pode ter outras prioridades no momento, de acordo com as circunstâncias.

Celebre as pequenas conquistas

Por último, mas não menos importante, celebre as pequenas conquistas rumo às suas metas para 2024. É claro que é satisfatório enxergar o resultado final, mas reconhecer as vitórias durante o processo ajudará você a se manter motivado e orgulhoso da jornada que percorreu ao longo do caminho.

Yuool: empreendedorismo rumo a uma vida mais simples

A Yuool é uma marca do varejo que nasceu em 2017 com o propósito de tornar a vida das pessoas mais simples e descomplicada por meio de calçados confortáveis e versáteis. Acreditamos que uma vida mais confortável é uma vida com menos ruído e excesso de informação. Por isso, nossa essência é minimalista e atemporal.

Investimos em pesquisa para entregar sapatos de altíssima qualidade e durabilidade para acompanhar você em todas as ocasiões do seu dia a dia, do trabalho à academia. A Yuool preza pela sustentabilidade. Sendo assim, usa materiais e segue processos de fabricação que respeitam o meio ambiente. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais sobre a marca!