Como viver de renda? Veja onde investir para atingir essa meta

15 de dezembro, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Como viver de renda? Veja onde investir para atingir essa meta

Aprender como viver de renda é essencial para conquistar a autonomia financeira. É possível chegar a esse objetivo escolhendo alguns tipos de investimentos e organizando melhor as finanças.

Neste artigo, você verá como se planejar para viver de renda e garantir rendimentos futuros, sem deixar de cumprir com as despesas do seu orçamento. Também serão citados os melhores investimentos para viver de renda. Boa leitura!

O que é viver de renda?

Para começar, você sabe o que é viver de renda? Uma pessoa que vive de renda tem todos os custos de vida pagos com rendimentos passivos. Nesse sentido, estão incluídas as aplicações financeiras, como a renda fixa.

Viver de renda é um sonho de muita gente, visto que oportuniza a liberdade de não trabalhar e, ainda assim, garantir o próprio sustento. Além do mais, esse estilo de vida permite que você tenha mais tempo livre para objetivos pessoais, como aproveitar a família, curtir hobbies e viajar.

Como viver de renda: 4 dicas para começar

 

Os passos de como viver de renda envolvem o planejamento financeiro, para conhecer a sua situação atual, além da criação de uma reserva para gastos a mais. Conheça adiante algumas sugestões para guiar a sua trajetória rumo à independência financeira!

Faça um planejamento financeiro

Se você se pergunta “quanto preciso para viver de renda”?, primeiro, é preciso calcular os seus ganhos e os seus custos mensais. Avalie quais são as despesas desnecessárias que você pode reduzir no orçamento para ter dinheiro para investir.

A depender do estado da sua saúde financeira, será preciso negociar dívidas. Depois, analise a necessidade de obter uma renda extra mensal para direcioná-la aos seus futuros investimentos.

Para saber em quanto tempo você vai obter os rendimentos que precisa, considere a quantia que guardará mensalmente e a rentabilidade dos investimentos. É necessário atualizar os depósitos conforme o ajuste inflacionário.

Crie uma reserva de emergência

A próxima dica é contar com uma reserva de emergência. Ter essa quantia à sua disposição é importante para lidar com imprevistos, como uma demissão ou uma doença, garantindo mais segurança.

Para chegar ao valor necessário para a reserva, considere o seu custo mensal e multiplique por 6. Por exemplo, se o custo for R$ 1,5 mil, a reserva será de R$ 9 mil. A partir daí, siga os passos de como viver de renda e faça outros investimentos, sem se preocupar com emergências financeiras.

Os melhores investimentos para a reserva de emergência são aqueles cuja liquidez é diária, pois garantem a possibilidade de resgatar o dinheiro a qualquer momento. Nessa perspectiva, são indicados rendimentos como os Certificados de Depósito Bancário (CDBs).

Saiba qual é o seu perfil de investidor

Também é importante definir o seu perfil de investidor. Essa análise deve ser oferecida por corretoras de investimentos ou instituições financeiras. Com a avaliação, é possível saber se você tem disposição para fazer investimentos mais arriscados ou mais cautelosos.

Os perfis de investidores diferenciam-se entre conservador, moderado e arrojado. A variação entre eles ocorre conforme a disponibilidade em assumir riscos financeiros, assim como obter a chance de ganhar mais.

Estude muito sobre investimentos

O terceiro passo de como viver de renda é estudar o mercado financeiro. É fundamental separar algumas horas por semana para se dedicar ao aprendizado sobre o assunto. Aproveite os conteúdos gratuitos disponíveis no YouTube e em sites especializados em investimentos.

Ao desenvolver os seus conhecimentos acerca do tema, você terá mais confiança para dar os próximos passos. Do mesmo modo, é provável que consiga variar a sua carteira de investimentos e realizar aplicações financeiras com maior potencial de rentabilidade.

Quais são os melhores investimentos para viver de renda?

Quer conhecer as melhores opções de investimentos para viver de renda? Alguns tipos de aplicações são mais indicados para conquistar a independência financeira. É recomendado que você diversifique os seus investimentos para alcançar essa meta. Conheça as principais opções.

Tesouro Direto

Se você deseja aprender como viver de renda passiva, um dos principais investimentos para atingir esse objetivo é o Tesouro Direto. Ele é classificado como renda fixa porque o investidor conhece as condições de rentabilidade no momento em que realiza a aplicação financeira.

Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs)

Os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) têm aplicações feitas em prédios comerciais, escolas e shoppings. Por isso, tendem a apresentar maior rentabilidade que a compra de um imóvel para obter o aluguel.

Ações que pagam dividendos

Além do mais, invista em ações que pagam dividendos porque essa modalidade assegura uma parcela dos ganhos de empresas. Para escolher bem um investimento desse tipo, você pode verificar qual é o índice de dividendos que ele apresenta na Bolsa de Valores Brasileira, a B3.

Conheça os diferenciais da Yuool

Curtiu aprender os passos de como viver de renda? A Yuool é uma startup brasileira que nasceu com o objetivo de revolucionar o varejo. Os calçados são fabricados com base em tecnologia e inovação, seguindo princípios de sustentabilidade.

Além do mais, os tênis são minimalistas e atemporais, com o propósito de deixar o seu dia a dia mais simples. Portanto, ao adquirir os produtos da marca, você contribui para o consumo consciente e reduz a geração de lixo.