Como viver uma vida mais confortável? Pequenos passos para sua rotina

03 de maio, 2022
4 minutos de leitura
lifestyle
Como viver uma vida mais confortável? Pequenos passos para sua rotina

Conforto, em seu sentido mais amplo, está ligado a uma sensação de prazer, bem-estar e comodidade. O conforto pode ser buscado e atingido em praticamente tudo que permeia nossas vidas – vida social, finanças, gestão de tempo ou até mesmo na forma como enfrentamos os obstáculos em nosso cotidiano. 

 

Acreditamos que viver uma vida mais confortável nos torna mais livres e preparados para encarar os desafios que surgem; afinal, não existe algo pior do que não se sentir bem consigo mesmo. 

 

Separamos quatro dicas de como viver uma vida mais confortável, ou mais livre de apegos desnecessários que atrapalham a nossa evolução. Mudanças simples, com grande impacto! Reserve um tempo para você e boa leitura!

 

01 – Desapegue de coisas desnecessárias

 

Pegue uma caixa e vasculhe sua casa atrás de objetos que você deseja desapegar. Objetos que não usa, que estão esquecidos ou parados há um bom tempo. Os livros que você já leu, os calçados que já usou e que não lhe atraem mais, coisas que não fazem mais sentido para você com certeza serão mais úteis para uma outra pessoa. Desapegue!

 

Claro que o apego sentimental surgirá em algumas ocasiões, mas tente pensar verdadeiramente o porquê de você querer guardar aquilo e qual é o valor disso na sua vida. Outra dica é criar uma estratégia de desapego temporal, “se eu não uso isso a X dias/semanas/meses, é porque não preciso dela”. Lembre-se que os objetos podem ser doados a quem precisa ou até mesmo vendidos para obter uma renda extra. 

 

02 – Comece pela tarefa mais difícil 

 

Todos nós somos procrastinadores natos. Nosso cérebro foi desenvolvido para poupar  energia desde que a atividade não esteja atrelada a comportamentos de sobrevivência, como: comer, defender-se de predadores e reproduzir. Além disso, temos uma reserva finita de energia e por esse motivo é tão importante saber qual atividade deve ser priorizada. 

 

O ideal é que, se possível, você sempre comece o seu dia executando a sua tarefa mais complicada. O motivo para isso é que no início do dia você possui energia suficiente para resolver problemas mais complexos. Outro ponto importante é que imprevistos acontecem e se tratando da tarefa mais difícil, provavelmente será necessário mais tempo para resolvê-la; se você começar o dia por ela, certamente terá mais tempo para corrigir um possível imprevisto.

 

03 – Desligue as notificações

 

Somos imediatistas, para toda ação queremos uma reação rápida. Receber notificações por e-mail e em mídias sociais fazem você trabalhar com um fluxo excessivamente reativo, podendo causar estresse e frustração. Tente desligar as notificações e verificar apenas em momentos preestabelecidos, como antes de iniciar o expediente e após o almoço. Ative um alarme ou toque de emergência para casos especiais, assim você não se preocupa em perder uma notificação urgente. Ao acordar, tente estabelecer uma rotina de bem-estar antes de conferir as notificações, como tomar um banho, preparar o café da manhã ou até mesmo fazer um alongamento.  

 

Ter um momento específico para checar as notificações irá melhorar a sua produtividade e a sua concentração.

 

04 – Planeje seus gastos   

 

É comum para a grande maioria dos brasileiros não ter controle financeiro. Essa falta de gestão do dinheiro faz com que muitos se endividem praticamente sem perceber. 

O ideal é pensar como se você fosse uma empresa. Basta saber qual a sua receita, quais são as suas despesas, qual o seu custo fixo mensal, qual é o seu custo variável; acompanhar toda a movimentação faz com que você se prepare melhor. 


Uma forma muito boa de fazer esse acompanhamento é por meio de uma planilha no Google Sheets, no Excel ou em aplicativos de gestão de finanças pessoais. Você foi na farmácia e gastou R$10,00, anote na planilha; comprou um Yuool para a sua namorada, anote. O ideal é que o meio onde você anota o pagamento seja o mais simples possível para que você crie o hábito de registrar todas as transações. Hoje em dia existem diversos cursos de finanças pessoais que te ensinam a gerir melhor o seu dinheiro; talvez essa seja uma boa maneira de começar a se inteirar no assunto! 

 

E agora? 

 

Gostou do nosso conteúdo sobre bem-estar? Preparamos um e-book com 25 dicas para viver uma vida mais confortável! Clique aqui para receber seu e-book gratuitamente e confira diversas formas de melhorar sua qualidade de vida.

 

Aqui na Yuool queremos fazer parte de sua jornada em busca de uma rotina mais minimalista, pois uma vida mais confortável é uma vida mais simples!