Descubra o que é NFT: como criar, vender; vantagens e desvantagens

14 de fevereiro, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Descubra o que é NFT: como criar, vender; vantagens e desvantagens

Se você está familiarizado com Bitcoin e Ethereum, talvez já saiba o que é NFT. Caso tenha caído por aqui de paraquedas, porém, nós te informamos o que significa essa sigla e porque ela vem sendo tão comentada no universo de investimentos.

 

NFT, ou non fungible token, em inglês, significa “token não fungível”. Com a popularidade das criptomoedas, novos formatos de ativos digitais foram surgindo. Contudo, antes de entender o que a sigla significa, é preciso compreender no que consistem os termos “token” e “não fungível”:

 

– token: no universo das criptomoedas, o token é conhecido por ser um criptoativo, ou seja, um ativo digital registrado em uma blockchain (banco de dados nascido com o BTC). Ele pode ser comprado, vendido ou trocado;
– não fungível: segundo o Código Civil Brasileiro, esse termo consiste em um ativo insubstituível. Em outras palavras, ele não pode ser substituído por nenhum outro ativo da mesma qualidade, espécie ou quantidade.

 

O que é um token não fungível?

 

Tendo os dois termos em mente, vamos à principal questão: o que são tokens não fungíveis? Eles consistem em certificados digitais inalteráveis, apesar de estarem disponíveis para a checagem de qualquer pessoa. São bens únicos, não podem ser substituídos por outros iguais, além de possuírem criptografia que os protegem.

 

Vamos supor a seguinte situação: imagine-se comprando uma obra de arte valiosa. O artefato é seu e de mais ninguém, certo? Mas como você consegue provar isso? Tendo o token não fungível da obra, ele servirá como um certificado digital de autenticidade e propriedade que não poderá ser substituído e nem copiado.

 

A segurança do NFT se dará pela blockchain, cujos dados serão imutáveis. Todos os usuários podem checar, mas nenhum conseguirá modificá-lo. Hoje em dia, saber o que é NFT é um excelente pontapé de entrada no universo dos investimentos digitais.

 

Como criar NFT?

 

 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que significa um token não fungível, é hora de saber como criar um NFT. Com tantos artistas de renome — como Neymar e Justin Bieber — comentando sobre o assunto, não é de se espantar que a curiosidade sobre ele tenha crescido.

 

É importante saber que não ele não apresenta restrições de criação, ou seja, qualquer um pode fazê-lo. Porém, é claro, envolve dinheiro. Você pode criar um NFT em cima de, literalmente, qualquer coisa, desde uma música até ativos digitais dentro de um jogo. As skins, por exemplo, são um ótimo exemplo de como unir o universo dos games com o NFT.

 

Tendo essa ampla abertura, é comum encontrar pessoas que criam um token não fungível sem a menor perspectiva de investimento. Isso não é recomendado! Como você estará investindo dinheiro, tenha um planejamento realista para recuperá-lo, ok?

 

Vamos ao passo a passo:

 

– selecione a plataforma (Ethereum é a mais conhecida);
– configure a sua carteira digital (a MetaMask consegue te ajudar nisso);
– tendo a sua carteira configurada, transfira o dinheiro necessário para pagar o custo de mineração;
– escolha qual marketplace irá utilizar para vender o NFT;
– faça o upload do arquivo;
– determine o preço do NFT (fixo ou leilão).

 

Como comprar NFT?

 

Você já sabe o processo de criação, mas como comprar NFT? Tudo o que você precisa fazer é se cadastrar em uma plataforma (a OpenSea, por exemplo, é bastante recomendada) e ter fundos em criptomoedas para que consiga fazer a compra no valor requisitado pelo NFT de sua escolha.

 

NFT: vantagens e desvantagens

 

Afinal, depois de saber o que é NFT, vale a pena investir? A resposta é simples: depende. Assim como todo investimento, ele varia de acordo com o seu perfil e se você está disposto a correr riscos. O NFT é mais indicado para quem tem mais experiência no meio.

 

Se você tiver um bom palpite em relação à rentabilidade do que está investindo, há grandes chances de ganhar uma quantia alta em dinheiro. É tudo feito na base da especulação e de tomar riscos. Não há limites em relação à renda que você pode ganhar, sendo essa a principal vantagem.

 

A desvantagem é o contraponto do que faz o NFT ser lucrativo. É muito difícil apostar em algo que vá compensar o investimento. Você está apostando, ou seja, não há garantia de nenhum tipo de lucro. Tenha em mente que tudo não passa de especulação e intuição.

 

Yuool: calçados minimalistas que valem o seu investimento!

 

Gostou de saber o que significa NFT? Esperamos ter ajudado a tirar as suas principais dúvidas em relação a ele. Agora, que tal investir o seu dinheiro em um item confortável, durável e moderno? Os calçados minimalistas da Yuool são inovadores e um combo de benefícios em uma só peça.

 

As linhas Yuool Tênis, Yuool Fit e Yuool Home te acompanham ao longo do dia, oferecendo o conforto necessário para seus pés. Há opções para relaxar em casa, para ir à academia, para o trabalho e para ocasiões casuais. A Yuool está sempre de olho nas tendências atuais. Escolha já o seu!