Descubra quanto pesa um tênis e por que essa informação é importante

09 de novembro, 2022
5 minutos de leitura
lifestyle
Descubra quanto pesa um tênis e por que essa informação é importante

Você sabia que existe uma relação entre o desempenho de uma pessoa em uma corrida e o peso do calçado que ela está usando? Por isso, é importante ficar atento aos detalhes antes de começar a praticar exercícios físicos. Um deles é justamente saber quanto pesa um tênis e como isso impactará na rotina.

Afinal, já existem estudos que comprovam que existe uma relação entre o peso do calçado e a performance na corrida. Quer saber mais informações sobre como o peso de um tênis influencia? Continue a leitura.

Peso de um tênis X performance de corrida

Alguns anos atrás, pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, buscaram entender melhor os aspectos relacionados ao desempenho de corredores. O estudo, publicado na “Medicine & Science in Sports & Exercise”, colaborou com novos dados para pesquisas que foram realizadas na década de 80.

Uma das descobertas mais importantes foi de que a economia de corrida, como é conhecido o fator que mede a energia gasta para um atleta correr a uma determinada velocidade, tem relação direta com quanto pesa um tênis de corrida

Os testes, realizados com 18 voluntários, fizeram com que os pesquisadores observassem que a economia de energia era prejudicada em 1,11% para cada 100 g adicionadas aos tênis. Em alguns pares, foram acrescidas até mesmo gotas de chumbo para deixar o tênis pesado e verificar o impacto que isso teria.

Assim, os cientistas concluíram que quanto mais pesado for um tênis, maior o gasto de energia que o atleta precisará despender para correr. Em outras palavras, quanto mais leve for o calçado, maior será a economia de energia. Por isso é tão importante saber quanto pesa um tênis.

Quanto pesa um tênis de corrida?

Ainda de acordo com esses mesmos estudos, um tipo de tênis ideal deve pesar menos que 440 g, especialmente se a ideia for usá-lo para correr. Com esse peso, o atleta terá uma economia de corrida maior, portanto, um desempenho melhor. 

Porém, descobrir quanto pesa um tênis pode ser uma tarefa difícil. Um tênis de competição, por exemplo, costuma pesar, no máximo, 100 g. Por outro lado, um calçado de treino comum geralmente pesa entre 250 e 300 g. 

De qualquer forma, não se preocupe tanto com os números! Afinal, quanto maior o amortecimento, mais pesado o tênis será. Isso porque esse fator cria uma estrutura mais robusta para o calçado, influenciando em seu peso, mas não no desempenho final do corredor. 

Assim, é importante ter em vista suas necessidades e objetivos na hora de escolher um calçado adequado para o dia a dia. Então, mais importante do que saber quanto pesa um tênis ideal é observar outros aspectos relacionados ao material e à fabricação.

Conheça os tênis da Yuool

As tecnologias encontradas nos calçados da Yuool tornam os nossos tênis leves e flexíveis sem abrir mão do conforto. Obtenha o máximo de performance no seu dia a dia, independentemente da atividade realizada!

Yuool Tênis 

quanto pesa um tênis

O Yuool Tênis é feito com lã Merino, considerada uma das melhores fibras naturais do mundo. Desenvolvida com propriedades térmicas que mantêm a temperatura dos pés, ela pode substituir o uso de meias tanto nos dias de calor como no inverno. Ele pesa, em média, 250g, menos do que uma camisa social. 

Além disso, sua palmilha é produzida em viscoelástico, e os ilhós — aqueles aros circulares por onde passa o cadarço — são bordados para proporcionar ainda mais conforto ao seu dia a dia. Além disso, o solado é feito de EVA, um material flexível que proporciona extremo conforto e durabilidade.

Essas características fazem dos tênis da linha companheiros perfeitos para o seu trabalho ou para aquele happy hour com os amigos depois de um dia puxado. 

Yuool Fit

O Yuool Fit foi desenvolvido com o intuito de oferecer versatilidade para os seus usuários. Seu tecido é composto por 50% de algodão orgânico e 50% de PET reciclada e rastreada, garantindo que o material terá uma vida útil mais longa e oferecerá o conforto que seus pés merecem. 

Além disso, sua entressola conta com uma tecnologia que torna o calçado ainda mais macio. Enquanto isso, o solado é feito com grafeno, oferecendo leveza e resistência ao mesmo tempo em que assegura estabilidade e distribuição de peso durante as pisadas.

Yuool Home

Por último, um modelo ainda mais levinho é o Yuool Home. Ele é ideal para quem trabalha em casa ou deseja usar o tênis durante outras tarefas do cotidiano, como passear com o cachorro ou buscar o delivery na portaria. Para se ter uma ideia, ele é mais leve do que um smartphone.

Esse modelo também é produzido com algodão e garrafa PET reciclada e rastreada. Já a palmilha ultrassoft é forrada com lã Merino, e o solado é feito de EVA. O máximo de referência em conforto e sustentabilidade, não acha?

Yuool: qualidade e informação para você

Gostou de saber quanto pesa um tênis e entender por que essa informação tem relevância? Então, fique de olho no blog da Yuool. Aqui, temos conteúdos de qualidade que vão te ajudar a tirar todas as suas dúvidas antes de adquirir um calçado.

Neste artigo, por exemplo, damos seis dicas para te ajudar a escolher o melhor tênis de caminhada. Descubra quais características não podem faltar nesse modelo de calçado!