Dicas de como separar roupas para lavar corretamente

12 de janeiro, 2022
4 minutos de leitura
Limpeza
Dicas de como separar roupas para lavar corretamente

Atenção é sempre bem-vinda na hora de aprender a como separar roupas para lavar. Isso porque inserir todas as peças na máquina sem fazer uma breve seleção pode danificá-las e causar dores de cabeça desnecessárias. Porém, apesar de parecer uma tarefa complicada, com cuidado e organização, ela se torna mais simples do que aparenta.

 

Pensando em facilitar a sua rotina, a Yuool trouxe algumas dicas práticas para te ajudar na hora de separar roupas para lavar. Organização é a melhor forma de facilitar essa tarefa tão comum do nosso dia a dia — além de evitar danos permanentes aos itens, claro.

 

Separação por cores

 

Entre as dicas para lavar roupa corretamente, a separação das peças por cores é, com certeza, uma das mais importantes. Caso essa seleção prévia não aconteça, o risco de manchar os artigos — principalmente os brancos — é enorme. Ninguém quer abrir a máquina e se deparar com roupas manchadas, certo?

 

Para evitar um possível desastre, já que nem sempre as manchas saem com facilidade, o melhor a fazer é separá-las em dois grupos: os de roupas brancas e os de roupas coloridas. É possível até mesmo criar um terceiro grupo com as roupas pretas, assim evitando o aparecimento de bolinhas brancas.

 

Feito isso, é hora de focar somente no grupo de peças coloridas, e separá-lo entre roupas claras e escuras. As de cores mais fortes podem soltar tinta durante a lavagem e acabar prejudicando a de tonalidades mais claras. Por isso, esteja alerta!

 

Separação por tecido

 

Com a separação por cores feita, é hora de analisar os tecidos. Isso porque, para aprender como separar roupas para lavar corretamente, é preciso saber que há tecidos que causam atrito entre si dentro da máquina, prejudicando as peças.

 

Fiapos, elasticidade danificada, durabilidade… Todas essas possibilidades entram em questão quando você não separa as roupas por tecido. Por exemplo: os jeans possuem um ritmo de lavagem diferente das roupas íntimas, tornando necessário separá-los na máquina.

 

O mesmo vale para roupas de banho, como toalhas e roupões. Por terem um tecido mais pesado, podem prejudicar artigos mais sensíveis, ainda mais considerando o processo de lavagem de cada um deles. Todo cuidado é pouco!

 

Produtos para lavar roupas

 

Claro que a separação por produtos não poderia faltar, certo? Alguns deles possuem alta concentração de cloro que, ao entrar em contato com roupas coloridas, pode danificá-las. O mesmo vale para os produtos alcalinos, que geram aquele famoso medo de encolhimento de itens, principalmente os de lã.

 

Selecionando a função correta da máquina

 

 

Agora que você já sabe como separar roupas para lavar na máquina, é hora de selecionar a função correta para cada uma delas. Afinal, há artigos que precisam de uma lavagem longa e agitação mais intensa, enquanto outros ficam limpos mais rapidamente.

 

Nível de sujeira

 

Sempre tem aquelas peças encardidas que sabemos que darão mais trabalho para lavar, certo? São elas que precisam de um ciclo mais longo, com um tempo de molho maior, assim removendo toda a sujeira presente na roupa. Esse mesmo ciclo vale para roupas de cama mais pesadas.

 

Roupas delicadas

 

Roupinhas de bebê, moda íntima e peças com tecidos mais delicados precisam de uma lavagem especial. O ciclo mais suave da lavadora consegue dar conta do recado. Se for lavá-las com roupas mais pesadas, procure protegê-las com saquinhos protetores.

 

Lavagem rotineira

 

Quando falamos em como lavar roupa na máquina corriqueiramente, ou seja, de roupas que toda semana precisamos ter limpinhas para podermos usar novamente, o ciclo ideal é o mais rápido. Jeans, roupas que desbotam com facilidade… Todas elas se encaixam perfeitamente nesse processo. E sabe o melhor de tudo? Ele é o que mais economiza energia!

 

Como lavar os calçados da Yuool?

 

Lavar os sapatos da Yuool é algo super prático! Tudo que você precisa fazer é, primeiro, remover as palmilhas, limpá-las com detergente neutros, e depois fazer o mesmo para remover o excesso de sujeira da sola.

 

Feito isso, certifique-se de amarrar os cadarços duplamente para que não soltem durante a lavagem. Coloque-os na máquina em água fria, sempre com a ajuda de um sabão em pó ou líquido. Nada de amaciante, ok? Configure no circuito curto e centrifugue. Depois, é só deixá-los secar na sombra naturalmente. Rápido e fácil!

 

Confira um vídeo tutorial aqui.