Empreendedorismo digital: descubra se vale a pena e por que

03 de agosto, 2022
6 minutos de leitura
Empreendedorismo
Empreendedorismo digital: descubra se vale a pena e por que

Diante de um cenário onde o virtual ganha cada vez mais espaço, conhecer o mar de oportunidades que o empreendedorismo digital oferece é imprescindível para quem tem ou pensa em ter o próprio negócio. Afinal, marcas que não acompanham a evolução da tecnologia estão ficando para trás.

Porém, na prática, o que significa empreender no digital? Como dar os primeiros passos nesse setor e quais são as vantagens? Para sanar essas e muitas outras dúvidas sobre o assunto, confira este conteúdo que a Yuool preparou!

O que é empreendedorismo digital?

Antes de falar sobre aspectos específicos, é preciso começar do começo e entender o que é empreendedorismo digital. A prática consiste em um modelo de negócio baseado no virtual, ou seja, é a comercialização de produtos ou serviços pela internet.

Não existe nesse formato a necessidade de uma loja física, pois todo processo acontece on-line. Assim, todos os dias são vendidos e comprados cursos, e-books, softwares, roupas, calçados, livros e muito mais!

Como funciona o empreendedorismo digital?

Para entender como funciona o empreendedorismo digital, basta pensar, por exemplo, na atuação de um e-commerce (comércio eletrônico/virtual). Embora a dinâmica possa ocorrer de diferentes formas, em geral, a loja tem um site na internet onde expõe todos os seus produtos, como uma vitrine.

A partir daí, o cliente acessa a página, explora as possibilidades, escolhe algo que deseja, adiciona ao carrinho, vai para área de pagamento — que é feito em cartão ou boleto —, finaliza a compra e recebe o produto em casa.

Cabe à loja receber o pedido por meio da plataforma, identificar o pagamento, separar o produto e despachar a entrega. Porém, em outros modelos de negócio, pode ser vendido um serviço on-line, como uma consultoria ou um infoproduto, como um e-book, que chegará ao cliente por e-mail, por exemplo.

Qual é o passo a passo para ser um empreendedor digital?

Depois de entender o que é empreender virtualmente e como o processo funciona, é hora de descobrir como ser um empreendedor digital. Bem como em um comércio físico, será necessário estudo de mercado, pesquisas sobre o público-alvo e um planejamento estratégico.

Por isso, no empreendedorismo digital, é indispensável elaborar um plano de negócios bem estruturado. Claro, isso não se faz da noite para o dia, pois é preciso passar para o papel tudo aquilo que se tem mente. Para te ajudar, a Yuool listou cinco passos que devem guiar esse processo:

  1. Estabeleça qual será a política da empresa (visão, valores, missão, etc.);
  2. Defina o tom de voz que será usado para se comunicar com seu público (linguagem técnica, informal, formal, etc.);
  3. Ofereça produtos/serviços de qualidade;
  4. Trace estratégias de marketing;
  5. Tenha um canal eficiente de atendimento ao cliente.

Por que ser um empreendedor digital?

empreendedorismo digital

Existem muitos benefícios promovidos pelo empreendedorismo digital. Um dos maiores, sem dúvida, é a qualidade de vida. Isso é possível porque é você, dono do negócio, quem irá ditar as regras do jogo.
Assim, depois que a marca se consolida, muitas tarefas podem ser delegadas, sendo mais palpável que você consiga ter mais tempo livre. Algumas das principais vantagens do empreendedorismo digital são:

  • liberdade geográfica;
  • flexibilidade de horário;
  • escalabilidade do negócio;
  • maior alcance da marca;
  • alta lucratividade;
  • baixo investimento inicial.

Quais são as características de um empreendedor digital?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os negócios on-line, é importante conhecer algumas das características solicitadas por esse crescente modelo de empreendimento.

Apesar da flexibilidade de horário mencionada anteriormente, o empreendedor digital deverá ser alguém muito dedicado, pois muitas horas de trabalho serão necessárias, principalmente no começo do projeto.

Outra habilidade essencial é a capacidade de correr riscos e lidar com altos e baixos. Afinal, nem tudo sairá como planejado, e o mercado sempre estará sujeito a momentos de crise. Logo, no empreendedorismo digital, também é preciso ser resiliente. Porém, não se preocupe, porque tudo isso pode ser desenvolvido e treinado.

7 dicas para ter sucesso no empreendedorismo digital

Para tornar o entendimento mais claro, a Yuool fez um resumo e separou sete dicas de empreendedorismo digital que vão te ajudar a ter sucesso nessa nova jornada. Confira:

  1. Domine as ferramentas digitais;
  2. Defina seu nicho e conheça a fundo seu público-alvo;
  3. Planeje todos os passos do negócio;
  4. Administre as finanças com muita dedicação;
  5. Tenha foco e evite ficar mudando de ideia toda hora;
  6. Entenda sobre anúncios e campanhas;
  7. Esteja sempre estudando.

Conheça 3 empreendimentos digitais para se inspirar

Já chegando ao final deste conteúdo, a Yuool resolveu compartilhar três exemplos de empreendedorismo digital. Em outras palavras, são marcas que atuam nesse mercado, fazem um grande sucesso e podem servir de inspiração para você. Veja só:

1. Facebook

Grande sucesso no mundo inteiro, o Facebook é uma rede social criada em 2004, nos Estados Unidos, que ao longo de todos esses anos se reinventou diversas vezes e hoje oferece diferentes serviços.

2. Netflix

A Netflix, por sua vez, é a maior plataforma de streaming do mercado e também ilustra um modelo de negócio que deu supercerto dentro do universo dos negócios on-line.

3. Yuool

Por fim, outro grande exemplo de empreendedorismo digital de sucesso é a Yuool. A marca de tênis é uma Digital Native Vertical Brands (DNVB), ou seja, nasceu na era da internet e vende direto para o cliente, sem intermediários e sem ter precisado passar por nenhuma transição do físico para virtual.

Yuool: usando o digital para revolucionar a moda

Fabricados a partir da mais avançada tecnologia têxtil, os calçados da Yuool são sustentáveis, produzidos com materiais rastreados, certificados, naturais e reciclados.

Além disso, a marca é referência quando o assunto é empreender no digital, pois todos os seus processos são on-line e visam trazer maior praticidade para a rotina. Portanto, conheça os pares funcionais, versáteis e atemporais da Yuool e não fique de fora dessa transformação!