Entenda o que é empreendedorismo feminino e como ter negócios de sucesso

27 de setembro, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Entenda o que é empreendedorismo feminino e como ter negócios de sucesso

O empreendedorismo feminino encara muitas dificuldades, mas tem a capacidade de causar um impacto significativo na vida de inúmeras mulheres. Empreendimentos liderados por mulheres promovem maior independência financeira e podem até mesmo influenciar positivamente os relacionamentos matrimoniais das empreendedoras.

Gostaria de explorar esse assunto? Continue a leitura para ter informações importantes sobre o empreendedorismo entre mulheres no Brasil, além de conferir as principais dicas para se tornar uma empreendedora de sucesso.

Saiba o que é empreendedorismo feminino

Afinal, o que é empreendedorismo feminino? Esse conceito não se limita apenas à realização de empreendimentos e projetos liderados por mulheres. Ele abrange também o fortalecimento do poder e da visibilidade feminina.

Portanto, o empreendedorismo feminino faz mais do que contribuir para o crescimento da economia. Ele também desempenha um papel fundamental nas mudanças sociais, proporcionando às mulheres uma maior independência financeira.

No cenário global, o Brasil ocupa a sétima posição entre os países com o maior número de empreendedoras. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) em 2021, que contou com a participação de mais de 2.000 empreendedores, aproximadamente 26% das mulheres ouvidas iniciaram seus próprios negócios durante a pandemia.

Principais diferenças entre os empreendedorismos feminino e masculino

Agora que você já sabe a importância do empreendedorismo feminino, que tal explorar as principais diferenças entre esse enfoque e a abordagem masculina? Primeiro, é fundamental pontuar que as motivações das empreendedoras e dos empreendedores tendem a variar.

Valor social

O empreendedorismo pode ter um impacto significativo na vida de mulheres que enfrentam situações de violência doméstica. Isso porque a independência financeira permite que elas saiam de relacionamentos abusivos.

De acordo com a mesma pesquisa conduzida pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) em 2021, o empreendedorismo feminino desempenhou um papel essencial no rompimento das mulheres com parceiros abusivos. Em 48% dos casos, as entrevistadas afirmam que conseguiram sair dessas situações devido ao empreendimento iniciado.

Além disso, 81% das mulheres que participaram da pesquisa citaram outros benefícios. Elas acreditam que empreender lhes proporcionou maior autonomia e independência nos relacionamentos conjugais.

Sororidade

A ideia de que “uma mulher apoia outra” também é aplicável quando se trata de empreendedorismo feminino. O mesmo estudo revelou que as mulheres tendem a apoiar umas às outras, com 7 em cada 10 empreendedoras contando com sócias mulheres.

A pesquisa também destacou que as equipes de 73% dos empreendimentos femininos são majoritariamente compostas por mulheres. Em contrapartida, esse percentual cai para 21% nos negócios liderados por homens.

Motivação

A maioria dos homens abre o próprio negócio com o objetivo de ter uma renda extra. Por outro lado, as mulheres estão em busca de flexibilidade e independência financeira.

A flexibilidade pode ser motivada pelo interesse de conciliar o emprego com o trabalho doméstico e o cuidado com os filhos. Devido às desigualdades de gênero, essas responsabilidades quase sempre recaem sobre as mulheres.

Empreendedorismo feminino - imagem de mulher na frente de computador

Características que a mulher empreendedora pode desenvolver

Após entender as principais diferenças entre o empreendedorismo masculino e o feminino, é importante destacar as características que podem ser trabalhadas por aquelas que desejam empreender. Por isso, você encontra a seguir algumas dicas de empreendedorismo feminino.

Autoconfiança

A confiança em si mesma desempenha um papel significativo para as mulheres que querem empreender e assumir posições de liderança. É fundamental tem uma compreensão sólida de suas habilidades e se preparar da melhor forma para explorar novas oportunidades em prol do crescimento de sua empresa.

Persistência

Também é importante desenvolver a capacidade de persistir diante dos desafios que podem surgir ao longo da jornada empreendedora. Mesmo quando você se deparar com obstáculos aparentemente impossíveis de se resolver, é fundamental buscar soluções e se manter firme em seus projetos!

Planejamento

Fazer uma boa estratégia de planejamento pode aumentar as chances de você concretizar seus objetivos. Em resumo, identifique os passos críticos para o sucesso do seu empreendimento e se dedique a seguir cada um deles sempre que possível.

Ideias de empreendedorismo feminino

Já sabe que quer empreender, mas está sem ideias de empreendedorismo feminino? Fique tranquila e confira estes exemplos de negócios para investir:

  • alimentos artesanais: se você gosta de cozinhar ou fazer doces, aproveite essa paixão. Uma ótima opção é investir em venda de bolos, cupcakes ou pratos saudáveis;
  • artes e ofícios: tem talento com pintura, artesanato ou costura? Então, você pode começar a criar produtos exclusivos e vendê-los online ou em feiras;
  • e-commerce de moda: crie uma loja virtual que venda acessórios, roupas ou até mesmo peças feitas à mão. Você pode apostar em moda sustentável ou um nicho específico.

Conheça a Yuool

Gostou de aprender sobre empreendedorismo feminino? Aproveite e conheça a Yuool, uma marca que apoia a igualdade de gênero. Em 2020 e 2021, por exemplo, a empresa firmou uma parceria com a Afesu, uma ONG que capacita meninas e mulheres para o mercado de trabalho.

Além disso, a Yuool prioriza simplicidade e conforto na criação dos seus produtos, adotando o modelo de negócio DNVB (Digitally Native Vertical Brand). Dessa forma, a marca vende diretamente para o cliente, sem intermediários. Com isso, ela oferece produtos de qualidade por um preço justo.