Empreendedorismo social: saiba como fazer parte desta transformação

19 de janeiro, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Empreendedorismo social: saiba como fazer parte desta transformação

O empreendedor é o agente que transforma ideias em oportunidades, superando desafios e transformando a realidade na qual está inserido. As inovações geradas por esse processo podem ser de âmbito econômico, cultural e comunitário. Com isso, surge o empreendedorismo social.

Muito além do lucro financeiro, essa forma de empreender visa a impactar a comunidade. Ela oferece soluções para os problemas enfrentados pelas populações carentes, mobilizando pessoas e captando recursos.

No artigo de hoje, você saberá o que é o empreendedorismo social, com dicas de como você pode investir nesse modelo de negócio. Continue com a leitura! 

O que é empreendedorismo social? 

Primeiramente, vamos explicar o que é empreendedorismo social. O termo, relativamente novo, engloba ações focadas na criação de negócios que tenham como objetivo a resolução de problemas sociais, como a falta de acesso à cultura e à educação.

A iniciativa procura preencher as lacunas deixadas pela administração pública, que não consegue suprir as necessidades das comunidades carentes. A missão do empreendedor social é transformar a vida de pessoas, propondo soluções inovadoras em áreas como educação, saúde, saneamento básico, alimentação e moradia.

Para tanto, é necessária intensa mobilização social, além de levantamento de recursos financeiros, como empréstimos e investimentos, e a elaboração de propostas criativas, que gerem valor para as comunidades envolvidas.

Quais são as características do empreendedorismo social? 

As características do empreendedorismo social estão relacionadas aos benefícios trazidos para a população. O objetivo principal desse tipo de negócio não é o lucro, mas sim os avanços sociais.

Isso não significa que as empresas não tenham fins lucrativos. Afinal, é preciso capital para investir em projetos e tornar os negócios financeiramente sustentáveis. No entanto, há entidades que não visam ao lucro e investem em empreendedorismo social, como é o caso das ONGs.

A forma de gestão financeira dependerá do modelo de negócio adotado. Para planejar um projeto de cunho social, existem algumas características que ajudam a definir esse tipo de empreendedorismo:

  • causa impacto social;
  • resolve um problema;
  • é inovador;
  • é realizável;
  • mobiliza a comunidade ou a população de locais específicos;
  • é autossustentável.

Qual é a importância do empreendedorismo social?

Para entender qual a importância do empreendedorismo social, podemos medir o impacto que a ação causa nas comunidades vulneráveis. O poder transformador desse tipo de negócio gera efeitos como inclusão digital, acesso ao ensino, diminuição da violência e conscientização sobre os direitos civis.

Existe uma relação direta entre o desenvolvimento e o empreendedorismo social. De acordo com dados disponibilizados pela Fundação Schwab — uma plataforma global, que presta suporte a empreendedores sociais —, 722 milhões de pessoas tiveram a vida impactada pelo trabalho dos inovadores sociais.

Segundo a fundação, desde o seu início, em 1998, 41 milhões de pessoas tiveram a saúde melhorada com o trabalho dos empreendedores ligados à plataforma. Números expressivos também podem ser observados em outras áreas, como na educação, em que 2,2 milhões de jovens obtiveram melhor acesso ao ensino.  

O empreendedorismo social no Brasil 

Países com grande desigualdade social são um campo fértil para o surgimento de empresas com esse viés. Por isso, o empreendedorismo social no Brasil tem chamado a atenção de instituições que oferecem linhas de crédito e investimentos para esse tipo de negócio.

Entretanto, os desafios enfrentados pelos empreendedores ainda são muitos. As dificuldades são similares às encontradas por quem pretende investir em outros tipos de negócios: alta carga tributária e dificuldade de acesso ao crédito.

É importante destacar que ter um plano de negócio definido, conhecimento do mercado consumidor (mesmo em empresas sociais) e capacitação profissional ajuda a aumentar as chances de obter financiamento. Assim, é importante investir em conhecimento, por meio de cursos e workshops.

Exemplos de empreendedorismo social   

Apesar dos desafios, os exemplos de empreendedorismo social bem-sucedidos crescem a cada ano. Eles podem ser observados em diversas áreas, como saúde, educação, moda, e-commerce, entre outras. Veja alguns exemplos que servem de inspiração:

Graacc

A entidade trata crianças e adolescentes com câncer e, desde 1991, já atendeu a mais de 5 mil jovens. O Graacc oferece aos pacientes hospital e casa de apoio, onde realiza diagnóstico, tratamentos e cirurgias. A empresa arrecada doações de colaboradores e trabalha em parceria com operadoras de saúde.

Asid

A Asid atua na gestão de empresas e escolas que trabalham com pessoas com deficiência. Fundada em 2010, a instituição tem como missão unir essas pessoas a seus familiares, além de empresas e voluntários, com o objetivo de construir uma sociedade inclusiva.

Solidarium

A tecnologia também ajuda a impulsionar negócios sociais. É o caso da Solidarium, um marketplace que conecta pequenos produtores artesanais a grandes redes varejistas. A empresa utiliza o e-commerce como canal de divulgação e trabalha com aproximadamente 1.450 cooperativas em todo o Brasil.

Yuool: uma empresa que preza pela responsabilidade social, inovação e sustentabilidade

O empreendedorismo social é repleto de desafios e oportunidades capazes de promover melhorias e transformar o mundo ao nosso redor. Por isso, apoiamos ações pensadas em trazer benefício para a comunidade, sempre respeitando os nossos parceiros, colaboradores e clientes.

Na Yuool, investimos em uma gestão responsável e inovadora, o que nos levou a receber o Nativa Precious Fiber, certificado que garante a preocupação da empresa com o bem-estar animal, a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa. Acesse e conheça a nossa história!