Estilo de vida minimalista: saiba mais sobre essa tendência

25 de outubro, 2023
5 minutos de leitura
Minimalismo
Estilo de vida minimalista: saiba mais sobre essa tendência

Nas últimas décadas, o estilo de vida minimalista tem sido uma pauta recorrente: mais pessoas têm buscado viver de forma simples. Esse tema ganha força em uma sociedade caracterizada pelo consumismo desenfreado e pelo acúmulo de bens materiais.

Se você tem interesse pelo tema, a Yuool preparou este artigo para explicar tudo sobre o estilo de vida minimalista: significado, origens e dicas para adotar os princípios do minimalismo na sua rotina. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é minimalismo?

O minimalismo é uma filosofia de vida que se baseia na redução do consumo desenfreado, estimulando que as pessoas adquiram apenas objetos que sejam úteis e necessários para o dia a dia. É uma corrente de pensamento que busca simplificar e focar no que realmente importa.

Essa maneira de pensar foca mais nas experiências do que no acúmulo de itens. Os adeptos do minimalismo buscam simplicidade, focam em interesses concretos, autonomia e realização pessoal e investem em itens de qualidade e com maior durabilidade.

Se você quer saber como adotar um estilo de vida minimalista, pode começar consumindo conscientemente, desapegando de itens que não usa com frequência ou saldando dívidas. Abaixo, confira mais algumas informações para dar o pontapé inicial nesse projeto.

Origens do minimalismo

As origens do estilo de vida minimalista estão ligadas às manifestações artísticas das décadas de 50 e 60 nos Estados Unidos, em uma corrente conhecida como “minimal art”. Essa vertente prezava por utilizar o mínimo de elementos possíveis nas composições.

Com o tempo, o conceito se expandiu para fora da esfera artística, culminando no estilo de vida minimalista, muito conhecido atualmente. Além de uma maneira de viver, ele pincela as áreas de decoração e moda, por exemplo. 

Princípios do minimalismo

estilo de vida minimalista

Se quer saber o que é ser uma pessoa minimalista, dê uma olhada nos princípios dessa corrente e avalie se você se identifica com esses ideais ou se eles fazem sentido para o seu estilo de vida. Alguns deles são:

  • desapego de posses materiais: uma parte fundamental do minimalismo é reduzir a quantidade de bens. Isso envolve eliminar itens desnecessários e valorizar a qualidade em vez da quantidade;
  • foco na essência: o estilo de vida minimalista incentiva cada um a identificar as coisas que são verdadeiramente importantes e a direcionar atenção e recursos para elas. Isso ajuda a eliminar o desperdício de tempo, energia e dinheiro em coisas supérfluas;
  • simplificação: consiste em descomplicar todos os aspectos da vida, desde o guarda-roupa até os compromissos diários. Esse processo ajuda a reduzir o estresse e a sobrecarga da vida agitada;
  • valorização das experiências: em vez de buscar a felicidade na aquisição de bens materiais, o estilo de vida minimalista enfatiza a importância de experiências significativas, como viagens, tempo com a família e amigos e aprendizado constante;
  • redução do desperdício: essa corrente de pensamento propõe um consumo adequado e preciso em todas as esferas da vida, poupando recursos naturais, tempo e dinheiro;
  • flexibilidade financeira: ao gastar menos em itens desnecessários, muitas pessoas que adotam o minimalismo conseguem economizar mais e alcançar estabilidade.

Como adotar o estilo de vida minimalista

Adotar um estilo de vida minimalista pode ser desafiador. No começo, é comum se sentir perdido, mas o mais importante é lembrar que a corrente não é uma fórmula única para todos, mas uma filosofia flexível. Por isso, ela pode ser adaptada para as necessidades e os valores de cada um. 

O mais importante é buscar uma vida que reflita o que é mais significativo para você e que proporcione realização pessoal. Se está em busca de algumas dicas para começar, acompanhe a seguir!

Reflita sobre seus valores

Questione-se sobre o que é realmente importante para você. Isso ajuda a identificar áreas da vida que podem ser simplificadas, eliminar os excessos e direcionar a energia apenas para o que traz plenitude.

Reduza suas posses

Comece a eliminar itens da sua casa que não são essenciais. Faça uma arrumação completa de todos os cômodos, incluindo cozinha, sala, armários e “quartos da bagunça”. Doe, venda ou recicle coisas que você não usa regularmente.

Faça uma limpa no guarda-roupa

Para inserir o estilo de vida minimalista nas roupas, comece fazendo uma limpa no seu armário, mantendo apenas as peças de que você realmente gosta e que usa com frequência. 

Além disso, pratique o consumo consciente quando eventualmente for adquirir novas peças. Os conceitos de moda sustentável e upcycling podem ajudar bastante a mudar a sua forma de enxergar a compra de roupas.

Simplifique suas finanças e invista em experiências

Crie um orçamento, evite dívidas desnecessárias, economize para alcançar mais flexibilidade financeira. Em vez de gastar dinheiro com bens materiais, invista em experiências que enriqueçam sua vida, como viagens, cursos ou atividades recreativas.

Gerencie seu tempo

Elimine compromissos e atividades que não agregam valor à sua vida. Concentre-se em coisas que proporcionem felicidade e realização pessoal. Nesse sentido, dedique tempo e esforço aos relacionamentos verdadeiramente importantes para você. 

Yuool: calçados minimalistas e sustentáveis para a sua rotina

Se você gostou de saber mais sobre o estilo de vida minimalista e quer começar a praticá-lo, que tal conhecer a marca de calçados que também incorpora esse princípio? É o caso da Yuool, uma startup brasileira de varejo que oferece produtos atemporais, sem distinção de gênero e perfeitos para qualquer ocasião.

Com design minimalista, os calçados da Yuool são confeccionados com materiais de qualidade em processos que respeitam a natureza e as pessoas. Os produtos têm alta durabilidade, o que reduz o descarte de resíduos no meio ambiente. Clique aqui e saiba mais sobre a marca!