Você já ouviu falar no estilo old money? Essa tendência tornou-se popular no TikTok e, hoje, já faz sucesso fora das telas. Peças que seguem essa estética vêm dominando os looks, principalmente entre a geração Z. Quer saber mais? Chegou ao lugar certo.
A Yuool explica o que é old money, quais são as principais características e que tipos de peça fazem parte da estética. Após a leitura, você já vai querer experimentar esse estilo no seu dia a dia. Confira!
O que é a estética old money?
Afinal, o que é estilo old money? O próprio nome já indica as primeiras pistas da tendência. A expressão vem do inglês e significa “dinheiro velho”, na tradução literal. Na discussão social, esse é um conceito usado para se referir às pessoas que são ricas de herança, isto é, que têm fortunas acumuladas ao longo das gerações da família.
Quando essa ideia é aplicada no mundo da moda, fabrica uma estética categórica. O estilo faz referência direta à forma como os nascidos herdeiros e famílias burguesas tradicionais costumam se vestir.
Assim, essa estética prega o uso de looks que transmitem um ar natural de riqueza, com peças com aparência luxuosa e exclusiva. O foco é na qualidade das roupas, além das modelagens mais estruturadas e do uso de uma paleta de cores suave.
Origens do estilo old money
O estilo surgiu primeiramente em países onde a burguesia conseguiu acumular riqueza com mais facilidade, como nos Estados Unidos e na Europa. Assim, até mesmo as roupas esportivas associadas a essa classe social — como as de golfe e hipismo — passaram a incorporar a ideia de sofisticação.
A tendência teve o ápice nas décadas de 50 e 60, mas voltou com tudo nos últimos anos. Os influenciadores de moda do TikTok passaram a reviver a estética, prezando pela aparência clean e atemporal dos looks.
No Brasil, uma das principais referências dessa tendência é o influenciador Borsoi (@borsoi). Ele começou a postar conteúdos voltados para lifestyle no TikTok e já atingiu, na plataforma, a marca de 1,5 milhão de seguidores.
Ele é uma referência e serve de inspiração de looks na estética old money nas redes sociais. Nas composições, ele investe em peças como sobretudos, blusas de lã, calças de alfaiataria e camisas sociais e de linho.
Desde 2022, ele é parceiro da Yuool e divulga as composições que monta com os produtos da marca alinhados à essa estética. O Yuool Urban, por exemplo, faz parte dos looks do influenciador graças ao design sofisticado e urbano.
Características do estilo old money
Você já sabe: esse estilo preza por sofisticação e exclusividade. Por isso, ele inclui roupas com acabamento estruturado e elegante. Confira, a seguir, os principais pontos que fazem parte da estética:
- paleta de cores neutra, preferencialmente com cores claras ou pastel, como azul, bege, cinza-claro, branco e preto. Esses tons são clássicos e versáteis, facilitando a criação de looks elegantes e sofisticados.
- modelagens clássicas, retas e mais estruturadas, como a alfaiataria;
- tecidos nobres de alta qualidade e durabilidade,como seda, cetim, linho, couro genuíno e cashmere;
- cortes de qualidade, com acabamento polido e refinado;
- caimento impecável, com peças bem ajustadas ao corpo;
- roupas do tipo esporte fino no estilo old money masculino ou feminino;
- combinações minimalistas com pegada clean;
- discrição — as peças não costumam ter logos de grifes aparentes;
- padrões clássicos, como listras, xadrez e tweed.
Como se vestir no estilo old money
Agora que você já conhece as principais características dessa tendência, é hora de ver as dicas práticas de como se vestir old money. Abaixo, você confere algumas opções de peças para usar ao montar seus looks. Lembre-se de ter atenção aos detalhes e garantir que as roupas estejam limpas, passadas e bem-cuidadas.
Blazers
Os blazers são perfeitos para montar esse tipo de look old money. Aposte em peças com acabamento estruturado nos ombros e bem ajustadas ao corpo, com caimento alongado e corte acinturado.
Camisas sociais
As camisas sociais são verdadeiros coringas e caem bem com diferentes combinações, como saias, calças e blazers. Prefira opções em cores mais suaves, como branco e azul-claro.
Peças de alfaiataria
As peças de alfaiataria são essenciais para o estilo old money feminino ou masculino. O principal destaque desse tipo de roupa é o acabamento mais sofisticado e estruturado.
Blusas de lã
Blusas de lã e cashmere trazem toda a elegância do estilo ao look. Aposte nos modelos com decote em V e detalhes na parte da frente. Se a peça tiver padronagens tricotadas a mão, melhor ainda!
Acessórios
Escolha acessórios discretos e de alta qualidade para complementar seus looks. Isso inclui relógios clássicos, jóias simples, bolsas de couro elegantes, brincos de pérola, óculos de sol vintage e lenços de seda.
Calçados
A escolha certa de calçados também é essencial para arrematar o look old money. Dê preferência a modelos como sapatos sociais, oxfords, mocassins, mules e scarpins de bico fino.
Tênis casuais e esportivos monocromáticos também entram na lista. É o caso do Yuool Urban, com design elegante e estruturado, confeccionado em materiais selecionados e muito duráveis. Ele foi pensado para acompanhar seus passos nas diversas ocasiões da rotina, de dia ou de noite.
Yuool: a marca de calçados atemporais e minimalistas
Seguindo a estética old money, que preza por peças clean e atemporais, os calçados da Yuool são opções perfeitas para ter no guarda-roupa. A marca nasceu em 2017 com o objetivo de revolucionar o mercado do varejo no Brasil, trazendo calçados de alta qualidade e durabilidade.
A empresa é conhecida por produzir sapatos com estética minimalista e sem distinção de gênero, que podem ser usados em diversas ocasiões e por muito mais tempo. O conceito por trás da produção é a valorização do tempo de vida útil de cada peça, evitando o descarte desnecessário no meio ambiente. Conheça a coleção completa!
Produtos Relacionados
Posts Relacionados
Yuool Tênis
Os tênis confortáveis da Yuool são pensados para proporcionar leveza, simplicidade e modernidade, além de durabilidade e estilo.
Assine a newsletter
Fique por dentro de todas as novidades do blog YUOOL.