Estilo oversized: o que é, como surgiu e características

22 de maio, 2024
5 minutos de leitura
Moda
Estilo oversized: o que é, como surgiu e características

O estilo oversized é a tendência ideal para quem gosta de se vestir de forma confortável, mas sem abrir mão de autenticidade e identidade própria. Com o conforto sendo cada vez mais relevante na moda atual, esse conceito tem ganhado ainda mais popularidade nos últimos anos.

Quer saber tudo sobre estilo oversized? O que é, como surgiu e quais as principais características dessa tendência? Então, chegou ao lugar certo. Neste artigo do blog da Yuool, você confere tudo isso e ainda se inspira com três ideias de looks dentro do conceito. Leia mais!

Estilo oversized: o que é e como surgiu?

Então, o que é estilo oversized? Em tradução livre, “oversized” significa “tamanho maior”, ou seja, ele é definido por roupas com um caimento mais largo e corte amplo, sejam camisetas, camisas, casacos, jaquetas, calças, shorts ou bermudas.

A ideia por trás desse estilo de roupa larga é criar um visual mais relaxado, casual e descontraído, dando sensação de conforto e liberdade de movimento. Essa tendência já foi popular em várias épocas e é frequentemente adotada por quem busca um visual mais despojado e moderno.

O conceito oversized ganhou muita popularidade graças à ascensão do streetwear, que reuniu influências do hip hop, skate e outros esportes. Mas as origens dessa tendência datam do século passado, quando as grandes grifes de moda passaram a incorporar elementos do vestuário masculino nas peças femininas.

Os looks no estilo oversized podem ser usados por pessoas com todos os tipos de corpos, preferências e gostos. Mesmo que naturalmente despojado, ele pode ser mais elegante com a escolha certa de peças, o que o torna bastante versátil.

Características do estilo oversized

As peças da tendência oversized são geralmente caracterizadas por terem proporções amplas e uma silhueta mais solta, que pode ser tanto uma escolha estilística quanto funcional. Em alguns casos, também é possível perceber um comprimento maior do que o padrão, seja nas mangas ou nas pernas.

Algumas outras características do estilo oversized são peças que valorizam o conforto e a liberdade de movimento. A modelagem mais relaxada e menos estruturada evita formas justas ou muito coladas ao corpo.

Muitas vezes, o estilo oversized incorpora volume adicional, seja por meio de pregas, drapeados ou simplesmente pelo tamanho ampliado das peças. Também é possível encontrar looks com variedades de texturas e tecidos, o que deixa as composições ainda mais interessantes.

Quando combinados com roupas oversized, os acessórios e calçados também podem ser maiores do que o usual. Experimente com bolsas e óculos grandes, cintos largos ou tênis maiores.

Como se vestir no estilo oversized

Seja para criar looks no estilo oversized masculino ou feminino, existem algumas dicas gerais que podem ajudar você a escolher as melhores peças e combinações. Em primeiro lugar, escolha peças-chave para compor o seu guarda-roupa e se acostumar aos poucos com as novas proporções.

Também é interessante ter um equilíbrio entre as peças na hora de se vestir. Por exemplo, se uma é volumosa na parte de cima, opte por algo mais ajustado na parte de baixo e vice-versa. Criar camadas e sobrepor vários itens oversized também pode adicionar dimensão ao visual.

Por fim, não tenha medo de ousar! A tendência oversized permite experimentar e se divertir com a moda. Não tenha medo de brincar com cores, estampas e combinações inesperadas.

3 ideias de looks oversized para se inspirar

1) Blusão oversized + biker shorts

A combinação de blusão oversized feminino colorido com biker shorts em cor neutra é uma ótima forma de aderir à tendência com equilíbrio e muito estilo. Para trazer ainda mais o toque esportivo ao visual, adicione um boné ao look.

Nos pés, um tênis de academia, como o Yuool Fit, fecha a composição com chave de ouro. Versátil, ele está disponível em diversas cores nos tamanhos 33 a 44, além de contar com ação antiodor e tecnologia super macia.

2) Camiseta e calça oversized + tênis

Esse é um look oversized atemporal que pode ser usado em diversas ocasiões do dia a dia. Opte por uma camiseta neutra e calça jeans oversized: você estará no estilo para várias situações, desde as mais despojadas até as que exigem um pouco mais de formalidade.

O tênis pode ser o destaque do visual nesse caso. Opte por um calçado de design estruturado, que seja confortável e traga ao look um toque urbano. É o caso do Yuool Urban, desenvolvido para acompanhar você na rotina corrida da cidade, do trabalho ao lazer.

3) Camisa social oversized + calça slim

Se o seu ambiente de trabalho tem um código de vestimenta mais flexível, que tal apostar no estilo oversized no escritório? Uma alternativa para manter a elegância é combinar uma camisa social oversized com uma calça slim mais ajustada ao corpo, trazendo equilíbrio e sofisticação ao look.

Yuool: calçados versáteis para combinar com o estilo oversized

Se você está em busca do seu próximo par de calçados para combinar com as roupas no estilo oversized, a Yuool é o lugar ideal para encontrá-los. A marca, nascida em 2017, tem em sua coleção sapatos com design casual e minimalistas, confeccionados em materiais de alta qualidade e durabilidade.

Na Yuool, a versatilidade e a preocupação com sustentabilidade se unem para garantir peças que possam ser usadas em diversas ocasiões e por muito mais tempo, evitando o descarte desnecessário no meio ambiente. Quer saber mais sobre a marca? Clique aqui e confira!

banner yuool