Estilo pessoal: o que é e como aprimorar o seu

12 de dezembro, 2023
5 minutos de leitura
Estilo
Estilo pessoal: o que é e como aprimorar o seu

Com as redes sociais, as pessoas têm estado mais preocupadas com a autoimagem e a aparência. A forma de se vestir tem tudo a ver com expressão de identidade, e é por isso que o conceito de estilo pessoal vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos.

Você já parou para pensar sobre o que é estilo pessoal e como ele influencia a sua forma de se expressar para o mundo? Este artigo explora tudo sobre esse conceito e dá dicas para você descobrir e aprimorar seu jeito de se vestir com mais autenticidade. Vem conferir!

O que é estilo pessoal?

Estilo pessoal é a forma como uma pessoa se veste, demonstrando personalidade e gostos por meio das roupas. Esse conceito prioriza a autenticidade na hora de montar o visual: é interessante usar o que, de fato, você gosta de usar — e não necessariamente o que está na moda.

Aqui, vale fazer uma distinção importante entre ter estilo pessoal e estar na moda. Enquanto o primeiro está relacionado às particularidades de cada pessoa, a segunda é mais ampla, retratando um momento da sociedade e as tendências populares.

Diferentemente da moda, as marcas do estilo pessoal de uma pessoa são atemporais e não mudam a cada estação. Quem se conhece e sabe as próprias preferências de vestuário, normalmente usa algumas peças-chave com frequência nos looks, já que elas refletem a identidade.

Nem sempre o que está na moda coincide com o estilo de cada um. Por isso, ter uma forma própria de se vestir também é um jeito de reforçar a sua imagem pessoal, já que determinadas peças, cores, estampas e texturas passam a ser associadas a você.

Como descobrir o seu estilo pessoal?

estilo pessoal

Com tantos estímulos e influências externas disponíveis na internet, pode ser um desafio diferenciar o que você realmente gosta de vestir do que costuma usar só porque está em alta. Por isso, é muito importante entender como descobrir o seu estilo pessoal. Veja algumas dicas a seguir.

Pratique o autoconhecimento

O primeiro passo para descobrir o seu estilo pessoal é trabalhar o autoconhecimento. Reflita sobre sua personalidade, seus hobbies, seus interesses, seu modo de vida e seus valores. Como você descreveria sua personalidade? Como gostaria de se apresentar ao mundo?

Faça pesquisas para se inspirar

Tente observar o conteúdo que você consome nas redes sociais e o estilo das pessoas que você admira. Identifique quais são os elementos de vestuário, acessórios, corte de cabelo, entre outras marcas de identidade visual que mais interessam a você, para agregar ao seu estilo pessoal. 

Explore também outras fontes de inspiração, como Pinterest, blogs, filmes, séries e videoclipes. Depois, você pode montar um moodboard, ou seja, um painel de inspiração, com fotos, ilustrações, cores, texturas, objetos, formas, entre outros elementos que você coletou na pesquisa.

Observe os elementos que mais se repetem: eles provavelmente fazem parte do seu estilo. Você também pode montar uma versão alternativa do moodboard com tudo de que não gosta e que não representa sua identidade para visualizar looks que não têm a ver com você.

Limpe o guarda-roupa

Faça uma limpeza do seu guarda-roupa, separando para doação ou venda as peças que você não usa mais, seja porque são desconfortáveis ou porque não se encaixam no seu estilo atual. Isso vai ajudar a visualizar se as roupas que você usa com mais frequência têm elementos em comum.

Faça uma consultoria de imagem

Você também pode fazer uma consultoria de imagem pessoal, que ajuda a identificar os elementos, como texturas e cores, que mais combinam com você. Um consultor de estilo analisa tudo que você já tem em seu guarda-roupa e identifica padrões que podem passar despercebidos.

Compre de forma consciente

Antes de fazer novas compras para montar o seu guarda-roupa mais de acordo com o seu estilo pessoal, faça uma lista do que você realmente precisa e gostaria de comprar nesse momento e que esteja alinhado com sua identidade.

Fazer compras conscientes e planejadas e evitar comprar por impulso ajuda a manter uma consistência no seu guarda-roupa. Escolha peças que façam você se sentir bem e autêntico e evite seguir tendências que não se encaixam na sua personalidade.

Esteja aberto às mudanças

Por fim, lembre-se de que o estilo pessoal é uma jornada contínua e pode evoluir ao longo do tempo. Esteja aberto a experimentar, ajustar e descobrir o que faz você se sentir melhor consigo mesmo.

Yuool: calçados estilosos e versáteis para o seu dia a dia

Conhecer o seu estilo pessoal é o primeiro passo para tomar decisões mais acertadas na hora de montar o seu guarda-roupa. Seja quais forem as suas preferências de moda, é essencial contar com algumas peças versáteis para compor looks estilosos. 

Os calçados da Yuool têm design casual, minimalista, atemporal e sem distinção de gênero. Eles podem ser usados nas mais diversas ocasiões do seu dia a dia e combinam facilmente com outras peças do seu armário. Quer saber mais? Conheça a coleção completa aqui.