Falar em público: veja técnicas para melhorar a sua performance

07 de dezembro, 2021
5 minutos de leitura
Comunicação
Falar em público: veja técnicas para melhorar a sua performance

Muitas pessoas têm medo de falar em público. Assim, é possível que a timidez ou a insegurança atrapalhem a comunicação com uma audiência. Por isso, algumas técnicas podem ajudar você a lidar com essa dificuldade e atingir melhores resultados nesse sentido.

 

Neste artigo, você vai saber porque falar em público é importante. Também vamos detalhar algumas dicas para aperfeiçoar essa habilidade, como expressar-se com mais naturalidade e prestar atenção na comunicação não verbal. Boa leitura!

 

Qual é a importância de saber falar em público?

 

Inicialmente, vamos explicar um pouco qual é a importância de saber falar em público para o seu desenvolvimento pessoal. Ao aprimorar essa habilidade, você também melhora a sua capacidade de se comunicar e liderar.

 

Além disso, você pode aperfeiçoar a sua imagem pessoal e ganhar mais reconhecimento por conta disso. Também é possível que a habilidade de falar em público contribua para o seu desenvolvimento profissional e garanta melhores oportunidades na sua carreira.

 

Afinal, o seu currículo não é o único aspecto avaliado quando você busca uma oportunidade de trabalho. Em uma entrevista de emprego, é essencial que você demonstre a competência de se comunicar com desenvoltura. Assim, pode evidenciar os seus diferenciais para a vaga de um jeito mais convincente.

 

A comunicação interpessoal é considerada uma soft skill cada vez mais desejada no mercado de trabalho. Ela significa que você conseguirá transmitir ideias de forma mais clara para os seus interlocutores, aumentando as chances de obter êxito em negociações e conversas.

 

Confira 6 passos para falar bem em público

 

A tendência é de que, ao praticar as dicas de como falar em público, você melhore essa habilidade com o passar do tempo. Essa competência também depende de treino para você conquistar os seus objetivos. Saiba mais a seguir.

 

 

Fale com naturalidade

 

Na hora de falar para uma audiência, não adianta ter todo o discurso na ponta da língua. Inclusive, é provável que uma palestra rígida atrapalhe a sua comunicação. Portanto, tente agir com naturalidade.

 

Se for ajudar, conte sobre a sua dificuldade de falar em público. Isso pode fazer com que as pessoas entendam o seu lado e “quebre o gelo”, ao dar mais descontração para esse momento.

 

Outra sugestão é treinar a sua fala de frente para o espelho, antes de estar em público. Desse jeito, você pode se observar e perceber se alguma palavra trava a sua narrativa. Também é possível gravar o seu discurso para assistir e avaliar como está falando.

 

Domine o assunto

 

O domínio do assunto é mais um ponto fundamental para se comunicar com um público. Você pode se concentrar em temas que já domina, a fim de demonstrar mais confiança. Ainda dá para citar dados que conhece e expor as suas análises sobre esse tópico.

 

Preparar algumas anotações com pontos-chave do que você quer falar também é essencial. Nessa perspectiva, evite ler o conteúdo para a sua audiência e use as fichas somente para consultar elementos mais importantes.

 

Imagine uma linha de chegada

 

É mais fácil se perder quando você não sabe bem em qual ponto quer chegar. Por conta disso, uma das principais técnicas para falar em público é imaginar uma linha de chegada para o seu pensamento. Portanto, pergunte-se qual é o objetivo da sua fala. Dessa forma, você terá um guia para não se desviar da sua comunicação.

 

Considere a audiência

 

Ainda que o conteúdo seja fundamental, para aprender a falar em público, é necessário ir além e considerar a sua audiência. A maneira que você se expressa deve cativar o público. Por isso, leve em conta as características de quem está te ouvindo e avalie meios de atrair a sua atenção.

 

Tenha cuidado com a comunicação não verbal

 

Quem quer saber como falar em público também precisa levar em conta a comunicação não verbal. A postura, o jeito com o qual você se movimenta pelo ambiente e a forma de encarar também comunicam. Então, evite olhar para baixo e ficar com o corpo encurvado para frente.

 

Ao falar com uma plateia, olhe para o fundo da sala ou para algumas pessoas. Se for possível, cuide da sua aparência e use roupas confortáveis para que nada o atrapalhe durante o seu discurso.

 

Controle a respiração

 

Em uma apresentação em público, também é interessante evitar respirar de maneira afoita. Use a sua respiração ao seu favor para ter mais tranquilidade e não atropelar as palavras.

 

Desse modo, não deixe de realizar pausas para respirar durante o seu discurso. Se for necessário, fale um pouco mais devagar ou beba água para deixar a sua respiração mais equilibrada.

 

Yuool: calçados confortáveis para qualquer ocasião

 

Agora que você já leu algumas dicas sobre falar bem público, conheça um pouco sobre a Yuool, uma marca que prioriza o conforto e a sustentabilidade. Os nossos calçados contam com um estilo minimalista e são sem gênero, com o objetivo de atender a todas as pessoas.

 

A versatilidade das nossas peças ainda faz com que sejam atemporais, sem seguir uma tendência temporária da moda. Dessa forma, os tênis da Yuool podem ser usados por mais tempo e em variadas ocasiões.