Garrafa PET: como frear o impacto ambiental causado pelo material?

18 de julho, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Garrafa PET: como frear o impacto ambiental causado pelo material?

Embora possa passar despercebida no dia a dia devido à normalização do uso, a garrafa PET é uma embalagem que impacta o meio ambiente e a saúde humana de maneira estrondosa.

Utilizado desde o envase de bebidas até a fabricação de tecidos, o material possui baixo custo de produção e costuma ser descartado incorretamente na natureza. A boa notícia, porém, é que o produto é 100% reciclável. Por isso, a Yuool preparou este conteúdo para mostrar como lidar de forma inteligente com o resíduo. Confira!

De onde surgiu a garrafa PET?

Primeiro, antes mesmo de citar seus impactos, é preciso entender o que é a garrafa PET, certo? O PET se trata, portanto, de um tipo de resina termoplástica do grupo dos poliésteres. Além de servir como matéria-prima para embalagens, também é usado como fibra sintética e resina na engenharia.

Contudo, o que quase ninguém sabe é que o composto químico teve origem na década de 50, e sua primeira utilização foi no setor têxtil. Só a partir da década de 70 o PET passou a ser usado na produção de embalagens, tais como as garrafas que conhecemos hoje.

Ainda assim, no Brasil, as coisas demoraram um pouco mais, pois foi só em 1993 que a matéria-prima começou a ser usada no envase de bebidas. Porém, não demorou muito para que o produto ganhasse as prateleiras dos supermercados.

Isso porque o processo produtivo era barato, e a garrafa PET, leve e fácil de manusear. Em um curto intervalo de tempo, as embalagens de plástico substituíram as retornáveis de vidro.

Como o PET impacta o meio ambiente?

Cada vez mais, pesquisas demonstram que o plástico (incluindo o PET) é o principal poluente encontrado nos oceanos. O material se transforma em pequenas partículas plásticas, chamadas de microplástico, que absorvem compostos tóxicos e são ingeridas por peixes e outros seres aquáticos.

Isso, por si só, já seria grave o suficiente! Entretanto, os seres humanos também sofrem ao se alimentar desses animais intoxicados, uma vez que o efeito danoso é acumulativo, passando de um organismo vivo para outro.

Desse modo, o impacto da garrafa PET no meio ambiente é absolutamente prejudicial, e adotar medidas capazes de minimizar as consequências é urgente! Afinal, são toneladas de resíduos sendo gerados e descartados todos os anos.

Qual é a importância de reciclar a garrafa PET?

garrafa pet

O Brasil conta com cerca de 500 empresas recicladoras. Apesar do número parecer alto, 80% dele se concentra só na região Sudeste, o que é um problema para o país.

Além da falta de abrangência territorial, apenas 50% de toda garrafa PET produzida é reciclada, conforme apontado pela ABIPET (Associação Brasileira da Indústria do PET). Comparado ao alumínio, que possui uma taxa de reciclagem igual a 90%, o problema fica ainda mais evidente.

A reciclagem de garrafa PET é imprescindível para que as embalagens não se percam e contribuam com o volume de plástico acumulado na natureza. O processo é relativamente simples.

Basta retirar a tampa, o lacre e o rótulo da embalagem, amassar as garrafas e enviá-las para companhias que cortam e moem plástico. Feito isso, as impurezas são removidas, e a matéria-prima pode ser transformada em novos produtos, podendo ser refundida e moldada várias vezes.

Por que apostar na redução do consumo de PET?

A importância da reciclagem da garrafa PET é nítida, tendo em vista que o reaproveitamento do material gera, inclusive, grande economia de energia e recursos hídricos. No entanto, é preciso entender que o melhor resíduo continua sendo aquele que não é gerado.

Em outras palavras, reduzir o consumo de plásticos, como a garrafa PET, é ainda mais eficaz do que reciclá-los. Até porque, se não houver demanda, não há produção e, consequentemente, não há extração de recursos naturais, descarte, geração de resíduos e poluição ambiental.

Para que isso seja possível no dia a dia, a dica é priorizar as embalagens de vidro e alumínio. Todavia, se não tiver escolha, procure reutilizar a garrafa plástica, prolongando sua vida útil.

Garrafa PET e upcycle: como reutilizar o material?

Falando em reutilização, quando a prefeitura da cidade não oferece o serviço de coleta seletiva de materiais recicláveis, muita gente pensa: mas e agora, o que fazer com a garrafa PET?

Nesses casos, o upcycling é uma excelente saída. A técnica consiste na criação de novos produtos a partir de um resíduo aparentemente inútil. Sem desintegrar o material, um novo objeto é fabricado, tendo uma diferente função daquele inicialmente proposta.

Luminárias, bancos, mesas, porta-canetas… Muita coisa pode ser inventada. Busque referências na internet, abuse da criatividade e aposte nessa medida! A estratégia é capaz de dar um fim útil às garrafas PET e frear o descarte do material no meio ambiente.

Yuool: sustentabilidade não é diferencial, é obrigação

Difundindo o conceito de consumo consciente, a Yuool se debruça sobre as questões ambientais e atua por meio de processos altamente tecnológicos e sustentáveis para confeccionar seus calçados. A garrafa PET, nesse contexto, é uma das matérias-primas da empresa.

Além disso, o resíduo reciclado é rastreado, garantindo que a embalagem vem de aterro sanitário e não está sendo usada pela primeira vez. A partir daí, o material é usado na fabricação dos tênis da linha fit, junto com algodão orgânico e grafeno.

Até que o produto final fosse obtido, a Yuool passou dois anos pesquisando e testando diferentes matérias-primas. Tudo isso para oferecer o conforto e a praticidade que quem pratica atividade física merece. Conheça os produtos da marca que tem a sustentabilidade como premissa para inovar e mudar o mundo!