Guarda-roupa minimalista: entenda o conceito e como criar o seu

01 de dezembro, 2021
5 minutos de leitura
Minimalismo
Guarda-roupa minimalista: entenda o conceito e como criar o seu

Contar com um guarda-roupa minimalista facilita a rotina, deixando a vida mais simples. Esse estilo de moda ainda tem a vantagem de agradar a diversos gostos.

 

Neste artigo, explicamos o que é roupa minimalista e damos algumas dicas para você compor o seu armário seguindo os pilares desse estilo. Ainda citamos quais são os tipos de peças e calçados que podem compor um guarda-roupa minimalista. Confira!

 

Entenda o conceito de moda minimalista

 

O minimalismo é um conceito que existe em contrapartida ao consumismo desenfreado. Esse estilo propõe que cada um avalie o que é importante para a própria vida e repense os excessos em busca da satisfação pessoal.

 

Essa ideologia vai além da moda, envolvendo o estilo de vida. Assim, está relacionada à maneira com que você lida com os seus compromissos do dia a dia, ao sugerir que organize a sua agenda de acordo com o que considera essencial.

 

Do mesmo modo, um guarda-roupa minimalista propõe reduzir o acúmulo de peças de vestuário, incluindo acessórios e calçados. Se você quer saber como ter um guarda-roupa minimalista, entenda que esse conceito tem menos a ver com a quantidade de peças e mais com a maneira que você usa esses itens.

 

Como ter um guarda-roupa minimalista

 

É interessante olhar para o seu armário, questionando se você realmente gosta do que tem e usa os itens que guarda. Caso utilize apenas uma parte das roupas e acumule muitas outras sem usá-las, talvez seja o momento de repensar o que possui.

 

Dessa forma, a moda minimalista implica simplicidade. As peças de um guarda-roupa minimalista oferecem versatilidade. Sendo assim, podem ser combinadas facilmente com outros itens do armário.

 

Também é interessante adotar peças consideradas atemporais, ou seja, que não devem ser usadas apenas por um tempo e esquecidas nas gavetas após aquela tendência passar.

 

Assim, é importante adquirir peças que ofereçam mais durabilidade, que não serão descartadas depois de pouco tempo de uso. Consequentemente, você ainda tende a gastar menos com novos produtos e contribui para um consumo mais consciente.

 

Quais tipos de roupas e calçados compõem um guarda-roupa minimalista

 

 

Os looks minimalistas são compostos por peças clássicas e de cores neutras. Em um guarda-roupa minimalista, o que importa é a qualidade e a multifuncionalidade dos itens.

 

Em relação às roupas minimalistas, leve em conta tecidos atemporais. O corte e a modelagem dos itens também podem determinar se elas serão combinados de um jeito mais simples com outras peças.

 

A cartela de cores minimalista possibilita que você deixe de gastar horas provando peças, sem saber o que vestir ou como montar o look. Você pode priorizar a escolha de itens em tons terrosos, jeans, nudes, pretos e brancos.

 

Caso também goste de utilizar estampas, não é necessário abandoná-las. As peças estampadas podem fazer parte de um guarda-roupa minimalista, desde que tenham detalhes mais discretos, que facilitem a combinação com outros itens do seu vestuário.

 

Nesse sentido, algumas roupas que podem fazer parte do estilo minimalista para as mulheres são as calças retas e jeans, os vestidos lisos e básicos, as camisetas de cores neutras. Para os homens, podem ser incluídas as camisas lisas, as bermudas de sarja, as calças jeans e as t-shirts sem estampa.

 

Na hora de escolher os calçados, é possível adotar o clássico tênis branco ou de outras cores neutras. As botas e as sandálias em tons fáceis de combinar são mais uma escolha que pode ajudar a deixar o seu guarda-roupa multifuncional. Desse modo, você consegue fazer combinações elegantes e práticas.

 

Yuool: estilo minimalista e sustentável

 

Na Yuool, elaboramos tênis minimalistas, que podem ser usados por mais tempo e em várias ocasiões da sua rotina. As peças ainda contam com um design funcional, sem seguir nenhuma tendência passageira da moda. Do contrário, nossos calçados de lã Merino são atemporais e genderless.

 

Dessa forma, oferecemos um produto sustentável para quem prioriza o consumo consciente. A nossa intenção é contribuir para a redução da geração de resíduos, já que consideramos que minimizar os impactos ambientais é uma obrigação.

 

Nessa perspectiva, orgulhamos-nos de apresentar o Nativa Precious Fiber, um certificado mundial para produtores de lã, que se sustenta nos fundamentos de rastreabilidade, sustentabilidade, bem-estar animal e responsabilidade social corporativa.

 

Para receber essa certificação, a Yuool precisou confirmar a realização de ações em favor da sustentabilidade e dos bons tratos aos animais. Além disso, realizou parcerias com fornecedores certificados para garantir a sustentabilidade na cadeia produtiva.

 

A nossa preocupação com o meio ambiente também passa por outras etapas da cadeia de suprimentos. Assim, todas as nossas caixas são feitas com material reciclado. O molde que vem junto do calçado leva bagaço de cana-de-açúcar, gerando menos resíduos.