História da cor azul: veja como surgiu e o que significa

25 de abril, 2022
5 minutos de leitura
Estilo
História da cor azul: veja como surgiu e o que significa

Quer conhecer a história da cor azul? Encontrado na natureza, em elementos como o céu e o mar, o tom azul é geralmente associado aos sentimentos de bem-estar e ao equilíbrio.

 

Neste post, explicamos a história da cor azul e quais são as principais tonalidades desse pigmento. Você também vai conferir o significado da cor azul e conhecer a edição especial de tênis azul da Yuool.

 

Saiba quando o pigmento azul surgiu

 

Os egípcios foram os primeiros a saber como fazer a cor azul. Na época, o pigmento azul era usado nas artes decorativas. Assim, eles costumavam pintar as peças de cerâmica, as estátuas e as tumbas nesse tom.

 

Aliás, o azul egípcio foi o primeiro pigmento sintético da história, produzido a partir de 2200 A.C. O pigmento era produzido em uma mistura de calcário moído com algum mineral com cobre, a exemplo de malaquita e azurita.

 

Esse composto era aquecido em altas temperaturas e o resultado era um tipo de vidro opaco. Por sua vez, o vidro era triturado e combinado com um agente que deixava a mistura mais espessa.

 

Conheça a história dos diferentes tons de azul

 

 

A história da cor azul continua com o surgimento de diferentes tons de azul produzidos ao longo dos anos. Entre as tonalidades, estão o azul ultramar, índigo, cobalto, da Prússia e Klein. Veja adiante detalhes sobre cada uma delas.

 

Azul ultramar

 

Os egípcios obtiveram o azul ultramar misturado com o pigmento de uma pedra semipreciosa, a lápis-lazúli. Com o tempo, a técnica acabou chegando à Europa, porém, a pedra começou a custar mais do que o ouro, o que dificultou a extração da cor.

 

Azul-cobalto

 

Entre os séculos XII e XIX, surgiu o azul-cobalto, que era utilizado, principalmente, para tingir peças de cerâmica e joalheria. O tom também foi usado na China para pintar porcelanas.

 

No ano de 1807, o químico francês Louis Jacques Thénard descobriu uma versão mais pura dessa tonalidade. Com isso, o tom foi usado por pintores como Vincent Van Gogh e Pierre-Auguste Renoir em suas telas.

 

Azul-índigo

 

Outro exemplo de azul na natureza é o índigo, extraído da planta Indigofera Tinctoria. Essa era uma maneira mais econômica de obter o pigmento azul, porque a planta era encontrada facilmente em várias partes do mundo.

 

O tom de azul-índigo era bastante popular para o tingimento de roupas e calçados. Por isso, chegou a provocar disputas no comércio têxtil no século XVI entre a América e a Europa. Só em 1880, surgiu a versão sintética desse pigmento.

 

Azul da Prússia

 

Mais um capítulo interessante da história da cor azul é a origem do azul da Prússia. Esse pigmento foi encontrado de maneira acidental pelo fabricante de tinta alemã Johann Jacob Diesbach.

 

Na ocasião, a intenção era criar um tom de roxo. No entanto, devido a uma falha, foi adicionado sangue animal ao composto. O resultado acabou em um tom vibrante de azul.

 

Azul Klein

 

Já o artista francês Yves Klein decidiu criar uma versão mate do azul ultramar. Ele foi considerado um dos artistas mais importantes no período após a Segunda Guerra Mundial e liderou um movimento chamado “Nouveau Réalisme” (Novo Realismo).

 

Muitas das pinturas de Klein eram monocromáticas. O tom criado por ele foi registrado como International Klein Blue (IKB), mas não chegou a ser produzido comercialmente.

 

Entenda o significado da cor azul

 

O que a cor azul representa? A psicologia da cor azul relaciona esse tom com a harmonia e o equilíbrio. Ela representa um contraste com o vermelho, que está ligado à paixão.

 

O azul também é associado à paz e à tranquilidade, portanto, é usado muitas vezes em produtos como roupas de cama e pijamas. Do mesmo modo, a cor está relacionada com o sono e os sonhos.

 

Além disso, o azul é considerado uma cor fria, porque a pele do corpo fica azulada em baixas temperaturas, assim como a neve e o gelo também apresentam uma tonalidade próxima ao azul.

 

Conheça os nossos tênis na cor azul

 

Gostou de conhecer a história da cor azul? A Yuool tem várias opções de calçados nessa tonalidade, para quem é apaixonado pela versatilidade dessa cor. Um dos modelos é a edição especial Yuool Fit Nocturna Blue, indicado para a prática de exercícios físicos.

 

Você também pode encontrar o Yuool Blue Sola Cinza, com lã Merino, fiada e tecida na Itália. A palmilha desse calçado é composta de viscoelástico, além de ilhós bordados, para proporcionar mais conforto.

 

Mais uma opção de tênis azul que pode ser adquirido no nosso site é Yuool Indigo, que também apresenta palmilha de viscoelástico. Todas as peças que vendemos são sem gênero, minimalistas e atemporais. Dessa forma, os calçados da Yuool podem deixar o seu dia mais simples.