História da cor rosa: qual o significado do tom?

23 de janeiro, 2023
5 minutos de leitura
Moda
História da cor rosa: qual o significado do tom?

Você sabe qual é a história da cor rosa? Um tom versátil, quente, que pode ser tanto vibrante quanto discreto, está presente em praticamente todos os cantos e costuma ser uma das cores favoritas das pessoas.

Neste artigo, você vai conhecer a história da cor rosa, os principais tons, seu significado e outras curiosidades. Sem deixar de lado dicas de como usar esse tom nos looks diários.

Como surgiu a cor rosa?

Para quem gosta de aprender como surgiram as cores, é interessante saber que, apesar de entrar oficialmente para a lista das cores somente no final do século XVII, desde 800 anos a.C. já havia os primeiros registros na literatura que citavam o rosa. 

A cor ganhou destaque ao aparecer na história da arte associada à religião. Nas obras de Duccio e Cimabue do século XIII, por exemplo, o Menino Jesus era retratado vestido de rosa, que era a cor associada ao corpo de Cristo. Séculos depois, a Virgem Maria também foi vestida com a cor na pintura de Fra Angelico.

Já na moda, a cor rosa teve como marco o uso nas roupas da famosa cartomante francesa Madame Pompadour e de Maria Antonieta. A partir desse momento, a pigmentação passou a fazer parte das cores da nobreza. 

Significado da cor rosa

história da cor rosa

Já o significado da cor rosa não poderia ser diferente. Ele está associado ao feminino, ao romantismo, à pureza e à delicadeza, características que são frequentemente encontradas também na natureza. 

Por isso, é uma cor comumente usada por meninas. Afinal, representa a fantasia e o encantamento das crianças. Por esse motivo, também é usada em expressões que remetem à idealização de algo, como “futuro cor-de-rosa” ou “mundo cor-de-rosa”. 

Porém, a depender da mistura com as cores branca, magenta ou vermelha, podemos encontrar diversos tipos de cor de rosa. Sendo que os tons mais claros carregam um significado romântico e de amor, enquanto a pigmentação escura é mais associada à sensualidade.

Aliás, para quem gosta de saber o significado da cor rosa no Ano Novo, é interessante ter em mente essas informações. O tom pode te ajudar a conquistar um novo amor, relações serenas e baseadas em confiança, amizades ou, ainda, te deixar mais autoconfiante e com a autoestima lá em cima!

Cor-de-rosa na cultura popular

No Brasil, a história da cor rosa também está presente no folclore. Como é o caso da lenda do boto cor-de-rosa, um ser que habita os rios da Amazônia e se transforma em um homem charmoso, capaz de seduzir as jovens que passam pela região.

Outra curiosidade é que a cor só passou a ser associada como um tom majoritariamente usado por mulheres a partir da década de 30. Nessa época, os vendedores perceberam que seus clientes compravam mais roupas rosas para as meninas e azuis para os meninos. 

Para garantir a continuidade das vendas, passaram a estipular essa tendência como uma regra. Afinal, o mercado precisava de uma previsibilidade, já que, antes, na década de 20, o rosa era visto como uma cor masculina.

Sonhar com a cor rosa: o que significa?

Uma dúvida que muitas pessoas têm é sobre o que significa sonhar com a cor rosa, que pode aparecer em formato de flor, vestimenta ou até mesmo como um filtro que engloba todo o cenário do sonho.

Segundo a Cromoterapia, as cores estão associadas às nossas emoções e podem influenciar até mesmo o nosso humor. Por isso, muitas pessoas acreditam que, ao sonhar com elas, você estará descobrindo aspectos emocionais que podem estar escondidos em seu inconsciente.

Estudiosos da área acreditam que sonhar com a cor rosa é um bom sinal. Pode significar que você deve compartilhar algo de forma genuína com alguém, já que a cor está relacionada à generosidade, ou, ainda, que encontrará o amor da sua vida em breve.

Também, há quem diga que sonhar com rosa é uma forma de estimular a criatividade na hora do sono. Afinal, a cor está associada ao mundo das ideias e da fantasia, podendo indicar que você deve acreditar mais em seus sonhos para concretizá-los no mundo real.

Cor-de-rosa na moda

A moda sempre esteve presente na história da cor rosa. Por isso, não é surpresa para ninguém que até hoje esse tom ainda seja um queridinho de homens e mulheres ao redor do mundo.

Com ele, você pode criar looks monocromáticos ou misturar nuances sem medo de ser feliz. Do rosa bebê ao pink, sempre haverá uma peça de roupa dessa cor para todos os gostos.

As camisas e os terninhos rosas são ótimos para dar um up nos looks de trabalho, enquanto um vestido do tom é a cara das it girls que optam por vestir peças românticas. Looks com tênis rosa também são uma boa pedida.

Conheça o tênis cor-de-rosa da Yuool

Agora que você já conhece a história da cor rosa, que tal conferir os calçados da Yuool desse tom? Há o modelo Yuool Fit Rosa, indicado para quem busca um sapato confortável para praticar atividades físicas e para o dia a dia.

O cabedal do tênis é produzido com algodão orgânico e garrafa PET reciclada e rastreada, além de possuir uma trama de knit, ótima para te ajudar a manter os pés arejados. 

Já a entressola possui uma tecnologia extremamente macia desenvolvida pela marca, enquanto o solado é feito em grafeno, um material leve, que garante uma boa resistência. Ela é lavável na máquina e possui ação antiodor. Conheça o calçado e venha se apaixonar!

banner yuool