Marketing de indicação: saiba o que é e como funciona

29 de março, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Marketing de indicação: saiba o que é e como funciona

Você já parou para pensar em quantas vendas o seu negócio obteve por meio da indicação de clientes? Muitas vezes, a indicação acontece naturalmente, o que não é um erro. Porém, existe uma forma mais eficiente de manter as vendas sempre em alta por esse meio. O marketing de indicação ajuda nessa tarefa. 

Confira um conteúdo especial sobre esse tipo de marketing a seguir. A Yuool possui um programa de indicação que ajuda a entender mais sobre essa técnica. Compreenda melhor os benefícios de adotá-la no seu negócio!

O que é marketing de indicação?

Afinal, o que é marketing de indicação? Ele consiste na estruturação de estratégias para transformar os clientes nos seus principais parceiros de negócio. Em outras palavras, eles serão promotores da sua marca, recomendando-a para novas pessoas e, consequentemente, gerando mais vendas.

Também conhecido como referral marketing, marketing de indicação defende não só a entrada de leads, mas também de novos clientes periodicamente. A recomendação é a melhor forma de gerar vendas, pois o boca a boca consiste na forma mais eficiente de colocar o seu negócio em evidência. 

Estratégias de sucesso

A venda por indicação é uma técnica de sucesso em grandes empresas, como Uber e Netflix. As duas já adotaram a estratégia de proporcionar descontos aos clientes por cada indicação que tenha gerado uma nova corrida ou assinante. 

O TikTok tem uma estratégia que gera engajamento até hoje, com a plataforma já consolidada. O aplicativo disponibiliza a sessão TikTok Bônus. Nela, o usuário ganha pontos usando o aplicativo (futuramente, convertidos em dinheiro) e a cada nova conta gerada por indicação.

Um dos principais exemplos de marketing de indicação que gerou expressivo número de leads é o que aconteceu com o Dropbox. Em apenas 2 anos, entre 2008 e 2010, a empresa conquistou 4 milhões de novos usuários, aumentando o escopo de clientes em 60%. 

Como adotar o marketing de indicação no seu negócio?

marketing de indicação

Existem quatro etapas indispensáveis para você ter bons resultados ao adotar o marketing de indicação. Ao segui-las, você tem grandes chances de aumentar o seu escopo de cliente. Confira as dicas abaixo.

Definição de regras

O primeiro passo para ter uma boa estratégia de marketing de indicação é definir as regras. O que será permitido oferecer aos clientes: produtos ou benefícios? Isso precisa ser definido de acordo com o seu tipo de vendas (low touch, high touch), além do ticket dos itens.

Recompensa

O marketing de indicação vai muito além de apenas dar uma boa recompensa aos clientes. Muitos pensam que a estratégia já estará definida ao fazer isso. Porém, não é bem assim. É preciso pensar no tipo de público do seu negócio e em uma recompensa que não só traga valor a experiência deles, mas os faça retornar.

Estratégia de lembrança

A indicação de clientes não é uma tarefa fácil, nem costuma ser obtida logo de cara. Por isso, ter uma estratégia de lembrança é essencial. Esteja sempre presente na rotina dos clientes, em vez de se esconder achando que está tudo feito apenas na primeira tentativa. 

Como o programa de indicação da Yuool funciona?

Chamado de Indique e Ganhe, o programa de indicação da Yuool funciona da seguinte forma: apresentando a marca para amigos e familiares, os clientes indicados ganham 15% de desconto. Além disso, a cada compra efetuada pela indicação, os indicadores recebem R$ 60,00 em créditos e prêmios ao avançar de nível.

Basta clicar no botão “Indique”, localizado no canto superior esquerdo da tela. Lá, você insere o seu nome e e-mail, indicando por onde quer compartilhar o seu código de indicação. Depois, é só enviar o link/cupom para os seus conhecidos, dando 15% de desconto nas compras pelo site e pelas lojas físicas.

A cada compra efetuada por um dos seus conhecidos, você ganha pontos, tendo chances de subir de nível. As categorias são divididas em “Bronzo”, “Grigio” e “Oro”. Cada uma delas oferece benefícios diferentes. Não deixe de acompanhar a sua evolução e indicar a Yuool para os seus amigos e a sua família. 

Yuool: calçados confortáveis, minimalistas e sustentáveis

A Yuool tem um compromisso com princípios de sustentabilidade e oferece conforto para os seus pés. Por conta disso, conquistou o certificado mundial para produtores de lã Nativa Precious Fiber. Esse selo se sustenta em fundamentos de bem-estar animal, rastreabilidade, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

Além da Nativa Precious Fiber, a Yuool também possui a Certificação B, um sistema internacional que valoriza negócios que equilibram propósito e lucro. Para nós , ser uma empresa B significa ter o reconhecimento de que nossa maneira de trabalhar leva em consideração o impacto que ela causa em todo ecossistema. 

Os calçados da Yuool são produzidos com matérias-primas sustentáveis, como a lã Merino, o algodão orgânico, um tecido de baixo impacto na produção, e a garrafa PET reciclada e rastreada. Você pode usar os calçados onde quer que esteja, e com qualquer look, já que eles são super versáteis. Conheça!