Moda circular: saiba o que é e qual é a importância

29 de junho, 2022
6 minutos de leitura
Estilo
Moda circular: saiba o que é e qual é a importância

Os impactos ambientais causados pela indústria têxtil são alarmantes. O setor é o segundo maior poluidor do planeta, sendo responsável por 10% de toda emissão de carbono na atmosfera, apresentando altos índices de geração de resíduos e extração de recursos naturais. Nesse contexto surge a moda circular.

Diante da crescente preocupação com o meio ambiente, a sustentabilidade e o consumo consciente de roupas entraram em evidência. A partir daí, as marcas comprometidas com o bem-estar animal, social e ambiental passaram a adotar a economia circular. Agora você confere tudo sobre o assunto!

O que é moda circular?

Entender o que é moda circular é imprescindível não só às marcas, mas também aos consumidores e investidores. Resumidamente, o modelo industrial em questão visa a criação de peças considerando um ciclo de vida mais durável, regenerativo e sustentável.

O conceito engloba vários aspectos do produto, como design, produção, transporte, armazenamento, comercialização, venda e descarte. Dessa forma, a essência da moda circular é eliminar o desperdício e a poluição, freando os danos causados ao planeta.

A relação entre consumo consciente e moda circular

Conforme a população se dá conta de que a vida na Terra está cada dia mais ameaçada, o comportamento na hora de fazer compras muda. Isso porque as projeções são realmente inquietantes.

Logo, à medida que a preocupação surge, a busca por alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente aumenta. Consequentemente, a moda sustentável e o consumo consciente ganham espaço.

De tal modo, já não basta comprar roupas estilosas e capazes de compor looks incríveis. Quem está de fato ciente do que se passa ao redor do mundo tem buscado saber de onde vem e como é produzida cada peça, além, é claro, de refletir sobre a vida útil de cada item e procurar sempre aqueles mais duráveis.

Qual é a importância da moda circular?

Optar pela moda consciente é uma decisão benéfica não só para o meio ambiente, mas também para todos aqueles que estão envolvidos no processo, como o consumidor e a marca. Veja, na sequência, algumas das vantagens desse sistema que o tornam tão indispensável à realidade moderna:

  • promove o conhecimento sobre a cadeira produtiva;
  • estreita os laços entre clientes e fornecedores;
  • fomenta a inovação;
  • aumenta a rentabilidade;
  • estimula a transparência;
  • aumenta a vida útil dos produtos.

Pilha de roupas e caixa verde com símbolo da moda circular em cima

Conheça as principais características da moda circular

Devido ao momento de transição no qual a moda circular vai, aos poucos, substituindo o convencional modelo linear, há diferentes definições para o tema. Entretanto, as características são sempre bastante claras e objetivas. Veja as principais e aprenda a identificar uma empresa que atua no novo formato:

  • design de produto circular: envolve desde a concepção até práticas de design que visam durabilidade e reciclagem;
  • design de processos e fluxos circulares: contempla técnicas de upcycling e logística reversa, por exemplo;
  • recursos e toxicidade limitadas: relaciona-se à redução de energia, água e saídas químicas na produção têxtil;
  • condições locais do sistema: considera as políticas públicas e prioriza a produção nacional com rastreabilidade, acessibilidade dos produtos e parcerias com instituições educativas.
  • sistemas vivos: é o aspecto da moda circular que diz respeito à regeneração da natureza. Como exemplo, pode ser citado o uso de materiais compostáveis e a recuperação do solo;
  • sociedade: engloba as questões voltadas à justiça e ecologia social. Entram como exemplos a diversidade, a geração de novos empregos e a igualdade de gênero e raça.

5 formas de colocar a moda circular em prática

Talvez você pense que a sua escolha consciente a respeito do que vestir não irá salvar o mundo. Realmente! Porém, apostar na moda sustentável pode ser apenas o primeiro passo rumo à mudança que todos querem experienciar. Confira o que mais você pode fazer para acelerar o ritmo da transformação:

  1. Busque entender mais sobre os tipos de tecidos feitos de fibras naturais existentes. A partir desse conhecimento, será simples escolher roupas e calçados mais sustentáveis;
  2. Antes de comprar qualquer coisa, reflita se você realmente precisa desse item e se ele precisa ser novo. Sempre que possível, priorize emprestar ou comprar de segunda mão;
  3. Invista em durabilidade e prolongue a vida útil das suas peças. Em outras palavras, compre itens de qualidade que vão durar muitos anos e que não são descartáveis;
  4. Quando precisar descartar suas roupas e calçados, entre em contato com a marca e descubra quais soluções ela oferece, como, por exemplo, logística reversa. Além disso, pesquise sobre os materiais que compõem o produto e entenda onde ele pode ser descartado;
  5. Aprenda a identificar o greenwashing. Muitas marcas fazem discursos e propagandas em defesa da sustentabilidade, mas, na verdade, é só aparência. Nesses casos, a empresa que diz adotar a moda circular deseja apenas ser bem-vista pelo mercado sem, de fato, se comprometer.

Yuool: um primeiro passo certeiro

A Yuool é um grande exemplo de moda circular no Brasil. Investindo em pesquisas e tecnologias de última geração, a marca desenvolve seus produtos por meio de práticas sustentáveis que demandam menos recursos naturais. Todos os fornecedores são certificados e rastreados.

Os tênis da Yuool são feitos com matéria-prima nobre, natural e, em alguns modelos, até reciclada. Entre os materiais utilizados, estão: lã Merino, algodão orgânico e garrafa PET reciclada e rastreada.

A marca conquistou o Nativa Precious Fiber, certificado mundial destinado aos produtores de lã. Ele é baseado em quatro princípios: rastreabilidade, sustentabilidade, bem-estar animal e responsabilidade social corporativa.

Além disso, a Yuool incentiva o baixo consumo: os calçados são minimalistas, duráveis e atemporais, não sendo reféns das tendências. Enfim, sustentabilidade não é diferencial, é obrigação! Conheça os calçados da marca e comece sua jornada sustentável com o pé direito.