Nômade digital: saiba como tornar-se um

09 de novembro, 2021
5 minutos de leitura
Viagem
Nômade digital: saiba como tornar-se um

Viajar e trabalhar ao mesmo tempo é o objetivo de muitas pessoas. Afinal, quem não gostaria de ter a oportunidade de visitar locais encantadores e conciliar as tarefas do trabalho? No entanto, o que parece ser apenas um sonho para alguns é a realidade de um nômade digital.

 

O termo ganhou bastante popularidade há alguns anos, e cada vez mais pessoas têm se interessado pela prática. Hoje, vamos falar um pouco sobre o que é nômade digital, quais são as vantagens desse estilo de vida e o que você precisa saber para se tornar um. Vamos lá?

 

O que é um nômade digital?

 

Nômade digital é um termo utilizado para definir aqueles profissionais que trabalham com meios digitais e se locomovem de um lugar para o outro, sem local fixo. A palavra surgiu em 1990, porém, ganhou mais popularidade com o avanço das tecnologias, o surgimento de novas profissões e o barateamento das viagens.

 

Com a pandemia de COVID-19 e o aumento da adesão ao home office, muitas pessoas escolheram trabalhar como nômade digital, já que várias atividades poderiam ser feitas à distância. Apesar de ser um estilo de vida popular nas profissões ligadas à rede web, como programadores e produtores de conteúdo, o nomadismo pode ser aderido por qualquer um.

 

Esses profissionais possuem flexibilidade suficiente para trabalhar de onde quiserem, seja em um país do Leste Europeu ou até em uma comunidade isolada, desde que tenha conexão à internet para realizar as tarefas. No entanto, é preciso ter em mente que o nomadismo digital também irá depender da capacidade de risco e das habilidades de adaptação de cada um.

 

Nomadismo digital: por que esse estilo de vida pode ser interessante?

 

 

Ser nômade digital no Brasil ou em qualquer outro país traz muitas vantagens, principalmente para quem não gosta de rotina ou de estar em um escritório durante todos os dias da semana. A primeira delas é que você pode ganhar muito mais tempo para conhecer outros lugares.

 

Assim, em vez de ter apenas 30 dias para viajar, você contará com flexibilidade para se locomover para onde quiser. Além disso, se você trabalha de forma autônoma, será possível ajustar os horários de expediente para aproveitar um dia de folga no meio da semana e explorar outras paisagens.

 

Definitivamente, é um estilo de vida perfeito para quem busca sair do cotidiano, aventurar-se e ter novas experiências, conhecendo novas culturas, lugares e pessoas, além de ter a oportunidade de ganhar dinheiro enquanto faz todas essas coisas.

 

Saiba como tornar-se um nômade digital

 

Agora que você já sabe o que é nômade digital e conhece as vantagens de aderir a esse estilo de vida, é hora de entender como ser nômade digital. Abaixo, separamos algumas dicas práticas que podem ajudar no processo.

 

Saiba se a sua profissão pode ser realizada de forma remota

 

A primeira coisa a ser feita para virar nômade digital é avaliar se a sua profissão pode ser feita de forma remota. Apesar de muitos profissionais terem aderido ao home office, ainda há aqueles que precisam trabalhar presencialmente. Por isso, verifique se é possível fazer a transição.

 

Faça cursos que facilitem o trabalho remoto

 

Caso a sua atual profissão não se adapte ao nomadismo, uma boa alternativa é investir em cursos que facilitem esse processo. Existem diversas atividades que podem ser realizadas on-line com uma grande demanda de trabalho, como tradução e edição de vídeos.

 

Estude outros idiomas

 

Se você é um dos nômades digitais brasileiros que deseja viajar para outros países, aprender idiomas é fundamental para criar conexões, encontrar oportunidades de trabalho, resolver problemas e, claro, fazer amizades. Uma boa dica é começar pelo inglês e pelo espanhol. Assim, ficará mais fácil embarcar pelo nomadismo.

 

Organize a vida financeira

 

Outro ponto importante para ser nômade digital é ter a vida financeira organizada. Afinal, mesmo que você não gaste com contas fixas e aluguel, ainda irá precisar se preocupar com custos de alimentação, deslocamentos e imprevistos. Por isso, quite as dívidas e tenha uma reserva financeira para emergências.

 

Aposte no minimalismo

 

O minimalismo é um grande aliado quando o assunto é conforto e economia. Ao livrar-se de itens desnecessários, você consegue juntar dinheiro e levar consigo apenas o que irá utilizar durante as viagens, que costuma ser pouca coisa. Então, uma boa dica é vender ou doar aquilo que já não tem mais serventia, ficando apenas com o essencial.

 

Yuool: simplicidade e conforto para acompanhá-lo em qualquer lugar do mundo

 

Viu como virar nômade digital pode ser mais simples do que você imagina? Com planejamento e paciência, é possível trabalhar de forma mais confortável em qualquer lugar do mundo.

 

Para acompanhar você nas suas caminhadas pelo mundo, a Yuool conta com calçados confortáveis, básicos, minimalistas e modernos, que podem ser utilizados no trabalho, no passeio, na balada e onde mais você quiser. Conheça e aproveite!