O que é carbono neutro e qual é a importância dele?

11 de janeiro, 2024
4 minutos de leitura
Meio Ambiente
O que é carbono neutro e qual é a importância dele?

Você já ouviu falar em carbono neutro? Quando o assunto é sustentabilidade, esse é um conceito muito importante, principalmente no contexto de aumento da emissão de gases de efeito estufa em todo o mundo. Essa iniciativa traz muitos benefícios para o meio ambiente.

A ideia está relacionada ao esforço de diversas indústrias para reduzir a liberação de CO2 na atmosfera, e, assim, diminuir os efeitos do aquecimento global. Neste artigo, você confere tudo sobre carbono neutro: o que é, como funciona e quais são os pontos positivos e negativos. Acompanhe!

O que é carbono neutro?

Os efeitos negativos do aquecimento global estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Mais do que nunca, é necessário discutir estratégias para reduzir esses impactos. É nesse cenário que surge o carbono neutro.

O carbono zero, como também é conhecido, consiste na redução, ao máximo, da emissão de gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo, o restante produzido é compensado por meio de iniciativas que absorvem o dióxido de carbono da atmosfera.

Isso serve para reduzir a presença dos poluentes na atmosfera e, por consequência, conter o aquecimento global e os problemas que ele causa na natureza e na vida humana. Secas, incêndios, calor e frio extremos e destruição de ecossistemas são exemplos desses impactos.

Sendo assim, empresas e governos devem assumir o compromisso de ser carbono neutro e carbono zero. A nível individual, cabe a cada pessoa a conscientização sobre o problema e a busca por consumir de marcas que adotam estratégias como essa.

Exemplos de ações para neutralidade de carbono

Você já sabe o que é o carbono neutro, mas pode estar se perguntando quais são os exemplos práticos que mostram como ocorre essa compensação na emissão de gases de efeito estufa.

Um dos exemplos mais clássicos é o reflorestamento de áreas degradadas, inclusive áreas de pasto. O desmatamento ilegal não só traz prejuízos à fauna, mas também está diretamente associado ao aquecimento global.

As árvores são responsáveis por absorver grande parte do dióxido de carbono da atmosfera no processo de fotossíntese. Por isso, o desmatamento de áreas verdes, tem relação direta com o aumento de CO2 na atmosfera, já que o meio ambiente prejudicado não consegue absorvê-lo.

O Protocolo de Kyoto, de 1997, possibilitou que governos, empresas e ONGs comprassem créditos de carbono. Eles equivalem a uma tonelada de CO2 que deixou de ser lançada na atmosfera durante um ano, por meio de ações como o reflorestamento.

O negócio funciona como uma troca: instituições que estão com saldo positivo de carbono não emitido na atmosfera podem “vender” os créditos para outras que não estão compensando as emissões. Isso faria com que a balança da emissão geral de carbono ficasse neutra, zerada.

Um projeto carbono neutro também pode incluir iniciativas como a adoção de tecnologias não poluentes, reciclagem, descarte correto de lixo, entre outras. A variação na matriz energética também é importante, já que fontes limpas de energia elétrica, como a solar e a eólica, não liberam CO2 como os combustíveis fósseis.

Vantagens e desvantagens do carbono neutro

Agora, vale conhecer outros aspectos do carbono neutro: pontos positivos e negativos. Afinal, mesmo que, na teoria, esse conceito seja benéfico, na prática, ele pode ter algumas desvantagens.

É importante saber que o carbono neutro não reverte o aquecimento global. O que essa estratégia faz é evitar o aumento das temperaturas na Terra. Essa é uma tendência forte, caso não sejam tomadas atitudes para frear esse problema.

Por outro lado, a técnica de compra e venda de créditos de carbono pode abrir algumas brechas perigosas. Países que têm dinheiro podem pagar pelo direito de continuar a poluir apoiando-se na redução da poluição em outro local, sem sofrer as consequências devidas por isso.

Yuool: conheça a marca sustentável de calçados

Agora que você já sabe o que significa carbono neutro e quer começar a engajar em causas sustentáveis como essa, vale conhecer empresas que valorizam a sustentabilidade. É o caso da Yuool, uma marca nascida no meio digital, em 2017, que oferece calçados atemporais e minimalistas.

Na Yuool, a sustentabilidade é obrigação. Por isso, ela se manifesta nos processos da empresa de diferentes formas: desde a criação de peças que podem ser usadas por mais tempo e nas mais diversas ocasiões, até a escolha de materiais e processos que respeitam o meio ambiente. Quer saber mais? Clique aqui e saiba tudo sobre a marca.