O que é collab: saiba tudo sobre essa estratégia

23 de novembro, 2022
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O que é collab: saiba tudo sobre essa estratégia

Collab é um termo cada vez mais usado no mundo dos negócios, especialmente na era virtual. Apesar da repercussão entre os empreendedores, você sabe o que é collab e como ela pode interferir nas estratégias de um negócio?

Se quiser ficar por dentro do assunto, saber o que é collab e nunca mais se confundir quando ver a palavra sendo usada no mundo corporativo, é só continuar lendo este artigo. Além disso, você vai entender como as marcas, inclusive a Yuool, usufruem dessa estratégia. Acompanhe a leitura e saiba mais.

O que é uma collab?

Para explicar o que é collab, vamos começar do início. O termo vem do inglês “collaboration”, que significa “colaboração”, traduzido para o português. A palavra é usada para se referir a duas ou mais pessoas ou empresas que se unem para atingir um objetivo em comum.

Essa meta pode estar relacionada ao desenvolvimento, ou ao lançamento, de um produto ou serviço, ao reforço de posicionamento, à lembrança de marca ou até a alguma causa social. Aliás, esse último objetivo é especialmente relevante para quem tem um negócio voltado para o empreendedorismo social.

Um exemplo de collab muito famosa em prol de uma causa social aconteceu entre cantores que gravaram a música We Are The World. Com o intuito de arrecadar verba para o combate à fome na África, 45 grandes nomes da música se juntaram.

Além disso, a collab entre marcas serve para ampliar o público de interesse, visto que ela incentiva o compartilhamento e a interação entre os consumidores das empresas e/ou das pessoas envolvidas.

Agora, se você ainda está em dúvida sobre o que é collab e qual é a vantagem dessa estratégia, uma boa forma de resumi-la é pensando que, quando um usuário compra um produto de uma marca que ele já conhece, automaticamente, vai se deparar com a marca parceira a qual ela está vinculada.

Isso ajuda a reduzir a insegurança que o consumidor costuma ter em adquirir produtos de marcas desconhecidas, já que uma empresa de confiança mostra que confia nessa outra marca. É um caso parecido de quando digital influencers recomendam algum produto ou serviço na internet.

Como consequência de todas essas ações, há aumento do número de vendas e/ou da parcela de mercado conquistada pelas marcas, tanto a curto quanto a médio e a longo prazo.

Foto em close, de um par de pernas, amarrando os cadarço dos tênis Yuool Fit Cinza. A estrutura do tênis e os cadarços são cinzas, porém o solado e sua lateral tem vários triângulos multicoloridos.

Yuool Fit Cinza

Collab na moda: uma tendência para os próximos anos

A collab na moda, chamada fashion collabs, é a união de duas ou mais marcas, geralmente de mercados diferentes, que optam por lançar uma coleção em conjunto.

As estratégias relacionadas a esse lançamento são pensadas em parceria, desde a etapa que envolve o desenho da coleção até o planejamento de recursos investidos, sem deixar de lado a equipe envolvida. Na collab na moda, as marcas têm o mesmo grau de protagonismo.

No mundo fashion, outra vantagem das collabs é a de que mesmo após o término da campanha, as roupas e as estampas ainda continuam nos guarda-roupas dos usuários. Isso significa que a publicidade continua sendo feita mesmo após a finalização dos investimentos da colaboração.

Yuool e Eduardo Kobra: uma collab inovadora

Temos o prazer de anunciar uma collab entre a Yuool e um dos maiores nomes do muralismo mundial: Eduardo Kobra. Essa parceria surge em apoio ao Instituto Kobra que acredita na arte como ferramenta transformadora do mundo. Parte do investimento desse projeto será revertida a ações da instituição que visam levar manifestações de arte e cultura para as pessoas.

Criado em 2021,  o Instituto Kobra apoia a arte como instrumento de transformação social de crianças, adolescentes, jovens e mesmo adultos. Fundada e presidida pelo artista Eduardo Kobra, a instituição parte da própria biografia de seu criador para fundamentar a importância e o papel da cultura como agente transformador de vidas e realidades. O Instituto Kobra promove ações, prioritariamente em comunidades periféricas, e leva manifestações artísticas — não só das artes plásticas e do grafite, mas também da música, do teatro e da literatura — àqueles que costumam ter menos acesso a museus e centros culturais.

A sensibilidade do muralista para o tema vem do berço. Kobra nasceu em 1975, no Jardim Martinica, Campo Limpo, bairro da zona sul paulistana. Da mesma maneira como a arte mudou sua vida, ele acredita que a cultura pode ser uma ferramenta de transformação social para muitos jovens brasileiros.

A Yuool e o Instituto Kobra buscam tornar o mundo um lugar melhor. A marca já fazia ações voltadas ao meio ambiente e causas sociais. Por isso, essa parceria faz sentido para todos aqueles que acompanham a empresa e o artista.

Foto em close do Yuool Fit Cinza apoiado entre em um bloco cinza e um spray de tinta. A estrutura do tênis e os cadarços são cinzas, porém o solado e sua lateral tem vários triângulos multicoloridos. Na lateral há a assinatura em branco do Kobra.

Yuool Fit Cinza

O resultado dessa collab

Em parceria com Eduardo Kobra, foi lançado um novo modelo exclusivo, o Yuool Fit que terá uma arte personalizada pelo artista aplicada na sola e na entressola. Essa arte reflete o propósito social e ambiental do projeto. Apenas 4.000 pares desse lançamento estarão disponíveis e não haverá reposição de estoque.

Se adquirir um desses pares, além de ter uma obra exclusiva do Kobra, com assinatura bordada do artista no seu guarda-roupa, você ainda contribui para um grande projeto social.

O tênis foi pensado pela equipe de profissionais da Yuool para o resultado unir o melhor da tecnologia da marca e a exuberante beleza dos traços do artista. Foi aplicada uma tecnologia de envelopamento e foi desenvolvida uma sola transparente que protege e permite a conservação e visualização da obra. Além disso, cada par possui seu número de fabricação (do 1 ao 4000).

Foto do solado do Yuool Fit Cinza, composto de formas geométricas multicoloridos.

Yuool Fit Cinza

A Yuool é especialista em tecnologias para tênis

Se você gostou de descobrir o que é collab e como essa estratégia auxilia as empresas envolvidas, além de saber em primeira mão sobre esse lançamento da Yuool em parceria com o Instituto Kobra, vai amar conhecer mais sobre a nossa marca.

Investimos muito em pesquisas e tecnologias aliadas à sustentabilidade para desenvolver as peças. Afinal, a qualidade deve ser mantida desde o planejamento dos produtos até a chegada ao consumidor.

Visite a loja virtual e saiba mais sobre as tecnologias que utilizamos, incluindo a lã Merino, PET reciclada e algodão orgânico.