O que é debênture? Saiba se vale a pena investir

03 de fevereiro, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
O que é debênture? Saiba se vale a pena investir

Você quer entender o que é debênture, pois considera investir nesse tipo de aplicação financeira? Esta pode ser uma oportunidade de diversificar a sua carteira de investimentos.

 

Neste artigo, explicamos como investir em debêntures e apresentamos as principais características dessa modalidade. Também detalhamos quais são os tipos de debêntures que os investidores podem escolher. Boa leitura!

 

O que é debênture?

 

Inicialmente, iremos detalhar o que é debênture: um valor mobiliário que representa uma dívida de uma empresa e permite que ela financie os projetos. Na prática, a companhia oferta o direito de crédito a quem investe, chamado de debenturista ou titular da debênture.

 

Com isso, quem emite debêntures precisa pagar de volta quem investiu o dinheiro. Por sua vez, o debenturista recebe os valores com juros, que podem ter rendimentos classificados como híbridos, pós-fixados ou prefixados.

 

No primeiro caso, na debênture prefixada, é realizado um pagamento de uma parte dos juros anuais. Dessa forma, o investidor pode conhecer o rendimento na hora da aplicação.

 

Já o rendimento da debênture pós-fixada não pode ser previsto de forma exata no momento em que você investe, já que é relacionado ao indexador. Por último, o rendimento do tipo híbrido tem condições das debêntures pós-fixadas e prefixadas. Portanto, apresenta uma taxa fixa de juros e é ligado a um indexador.

 

Quem emite as debêntures são as Sociedades Anônimas (SA). No entanto, para os investidores aplicarem recursos nos títulos, é necessário que estejam registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e as sociedades tenham capital aberto.

 

Além disso, os valores captados com a distribuição das debêntures aos investidores podem ter vários usos pelas empresas. As companhias podem utilizar os recursos para financiar o capital de giro ou construir novas instalações físicas, por exemplo.

 

Geralmente, quem investe em debêntures no Brasil são os investidores institucionais, como os bancos e as seguradoras, além dos investidores individuais e dos estrangeiros.

 

Por que investir em debêntures?

 

Agora que você já entendeu o que é debênture, pode estar se perguntando se vale a pena investir em debêntures. Para isso, é preciso entender que esse tipo de aplicação financeira dá mais ganhos do que a renda fixa.

 

No entanto, quem tem interesse em investir nesse tipo de aplicação financeira também precisa ter disposição para assumir os riscos que essa modalidade envolve.

 

Apesar da possibilidade de alcançar maior rentabilidade, investir em debêntures não conta com proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que assegura o saldo de alguns investimentos de renda fixa caso a emissora passe por intervenção e liquidação extrajudicial.

 

Quem tem interesse em saber o que é debênture também precisa entender que as condições de rendimento e o investimento mínimo podem variar. Dessa maneira, é importante pesquisar bem essas premissas antes de aplicar o dinheiro.

 

Essas condições ficam detalhadas aos investidores na escritura da emissão. Assim, os debenturistas podem saber quais são as garantias disponíveis e se há possibilidade de participação nos lucros.

 

Quais são os tipos de debêntures?

 

 

A seguir, explicaremos quais são os tipos de debêntures disponíveis no mercado. Assim, você pode escolher aquelas que mais se ajustam aos seus objetivos enquanto investidor.

 

Debêntures conversíveis

 

Para começar, as debêntures conversíveis podem ser permutadas por ações da empresa emissora. Sendo assim, as companhias podem fazer com que os investidores recebam por meio de participação acionária, o que diminui o risco desse tipo de investimento.

 

Debêntures simples

 

De outro modo, as debêntures simples não oferecem a possibilidade dos investidores trocar os títulos por ações. O rendimento é feito por meio de juros, conforme as condições apresentadas na compra.

 

Debêntures incentivadas

 

O incentivo dado aos investidores nessa modalidade é a isenção de Imposto de Renda em cima do rendimento. Isso ocorre porque esse tipo de debênture tem a função de captar recursos para projetos voltados ao desenvolvimento da infraestrutura do país, com regulamentação por meio da Lei 12.431 de 2011.

 

Debêntures participativas

 

As debêntures participativas recebem esse nome porque permitem que, ao comprar os títulos, os debenturistas ganhem a participação nos lucros da empresa que os emitiu.

 

Debêntures perpétuas

 

Também é possível investir em debêntures perpétuas. Isso significa que um limite de vencimento não está previsto. O investidor irá receber os rendimentos ao longo do tempo, de acordo com as condições firmadas na compra do título.

 

Debêntures permutáveis

 

Por sua vez, as debêntures permutáveis são semelhantes às conversíveis porque também oferecem ao investidor a troca por ações. No entanto, a diferença é que essas ações não são da empresa emissora.

 

Yuool: conheça os diferenciais da nossa marca

 

Gostou de saber o que é debênture? Aproveite para conhecer mais sobre a Yuool, uma empresa que nasceu com o intuito de revolucionar o varejo, movida por inovação.

 

Estabelecemo-nos no mercado como uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand). Nesse modelo de negócio, vendemos diretamente para os consumidores, sem contar com intermediários, nem canais de distribuição.

 

Com isso, os nossos clientes podem usufruir do conforto e da praticidade dos produtos que criamos com a vantagem de pagar um preço mais justo. Além disso, priorizamos a qualidade dos materiais usados na fabricação dos calçados e o emprego de medidas sustentáveis em toda a cadeia produtiva.