O que é empreendimento sustentável? Saiba tudo sobre o assunto!

17 de outubro, 2023
6 minutos de leitura
Empreendedorismo
O que é empreendimento sustentável? Saiba tudo sobre o assunto!

Você já ouviu falar em empreendimento sustentável? Esse é um modelo de negócio que chegou para ficar e que busca equilibrar lucro e responsabilidade ambiental nas atividades empresariais. Mais do que uma tendência passageira no mundo dos negócios, essa é uma abordagem essencial para a construção de um futuro mais promissor.

Neste texto, vamos contar tudo que você precisa saber sobre o assunto: o que é um empreendimento sustentável, qual a importância do modelo, os pilares dessa ideia e como aplicar práticas mais responsáveis no seu próprio negócio. Fique com a gente para não perder nenhum detalhe!

O que é um empreendimento sustentável?

Como o próprio nome sugere, em um empreendimento sustentável os conceitos de empreendedorismo e sustentabilidade andam juntos. Nesse modelo de negócios, a responsabilidade ambiental e social é tão importante quanto a busca pelo lucro.

Na prática, o termo significa criar e desenvolver negócios que consideram o impacto que suas atividades têm no meio ambiente e na sociedade em geral, buscando formas de reduzir os efeitos negativos. 

Dessa forma, o principal objetivo do empreendimento sustentável é equilibrar o sucesso financeiro com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas envolvidas na produção.

Importância do empreendedorismo sustentável

empreendimento sustentável

Agora que você já entendeu o conceito de empreendimento sustentável, pode estar se perguntando a importância desse tipo de negócio na prática. Bom, são várias as vantagens de adotar práticas sustentáveis na atividade empresarial, como você verá a seguir.

Preservação do meio ambiente

Ser um empreendimento sustentável contribui para preservar o meio ambiente por meio de práticas que reduzem o desperdício de recursos naturais e minimizam a poluição. 

Alguns exemplos de práticas adotadas por esses negócios são o tratamento de resíduos e a redução da emissão de gases poluentes. Isso é crucial em um mundo onde as mudanças climáticas e a degradação ambiental são ameaças crescentes.

Responsabilidade social

A sustentabilidade vai além do cuidado com o meio ambiente: esse conceito passa também pela responsabilidade social com as pessoas envolvidas na produção. Por isso, o empreendedorismo sustentável ajuda a reduzir desigualdades sociais e a melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da geração de empregos e de condições de trabalho justas.

Atender às demandas dos consumidores

A preocupação com o meio ambiente é uma tendência global. Por isso, cada vez mais os consumidores estão buscando produtos e serviços que se alinhem com seus valores ambientais e sociais. Ser um empreendimento sustentável vai ajudar você a atender a essa demanda de clientes que buscam consumir de empresas verdes. 

Inovação e competitividade

Na busca pela preservação do meio ambiente e pela responsabilidade social, muitas empresas saem na frente por trazerem ações inovadoras que reduzem custos e aumentam a eficiência da produção. Por isso, ser um negócio mais verde pode ajudar você a se destacar frente à concorrência.

Como se tornar um empreendedor sustentável

Se você quer saber como ser um empreendedor sustentável, seja abrindo uma empresa do zero, seja adotando práticas mais equilibradas em um negócio que já existe, confira as principais dicas.

Estude

Estudar sobre o assunto é o principal passo para entender como adotar práticas de sustentabilidade no setor de atuação da sua empresa. Invista em cursos on-line, palestras e livros. Entre em contato com organizações dedicadas a esse tema. Você também pode estudar cases de sucesso de empresas brasileiras sustentáveis.

Defina sua motivação

Pergunte a si mesmo por que você quer ser um empreendedor sustentável. Em que áreas você gostaria de deixar um impacto positivo? Ter esse objetivo claro em mente é essencial para manter a motivação e tomar decisões mais acertadas para o seu negócio.

Mapeie os processos da empresa e busque oportunidades

Olhe para o seu modelo de negócios, mapeie todos os processos que a sua empresa realiza e tente entender em quais deles você poderia adotar práticas mais sustentáveis. Pode ser no design de produtos, na gestão de resíduos, na matéria-prima… O importante é fazer um brainstorm para ter ideias de onde é possível melhorar.

Inove e colabore com outras empresas

Como vimos, se você quer saber como empreender com sustentabilidade, esse é um processo que passa pela inovação. Pensar em novas formas de realizar processos antigos por meio da tecnologia não só contribui para a sustentabilidade, mas também ajuda a reduzir custos e a aumentar a eficiência.

Colaborar com outras empresas e organizações é a chave desse processo. Somar forças vai ajudar você a criar soluções com maior qualidade e ampliar o alcance do seu negócio.

Acompanhe o seu impacto

Depois de aplicar práticas sustentáveis aos processos da sua empresa, é essencial mensurar os impactos que as mudanças trouxeram para o meio ambiente e para as pessoas envolvidas nas atividades. Comunique esses resultados de forma clara e transparente para os clientes e investidores do negócio.

Yuool: sustentabilidade em primeiro lugar

Conhecer exemplos de sucesso de empreendimento sustentável no Brasil é uma ótima maneira de se inspirar antes de investir em um negócio próprio. A Yuool é uma startup brasileira nascida no digital que tem a sustentabilidade como princípio de negócio. Ela acredita que as práticas sustentáveis são obrigação.

Por isso, a marca oferece calçados com designs minimalistas e atemporais que não seguem tendências, prolongando a vida útil de cada peça. Os materiais utilizados na confecção dos produtos são sustentáveis, como é o caso da lã Merino com selo de bem estar animal, algodão orgânico, garrafa PET reciclada e rastreada e poliamida biodegradável.

Pensando na sustentabilidade também na entrega dos produtos, nossas caixas são feitas de material reciclado. Somos uma empresa reconhecida com certificação B, um sistema internacional que valoriza negócios que equilibra propósito e lucro e que comprova nosso compromisso com o bem-estar das pessoas e do planeta. Ficou interessado(a)? Saiba mais sobre a marca aqui.