O que é fintech: significado, vantagens e principais tipos

04 de março, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
O que é fintech: significado, vantagens e principais tipos

Já pensou em viver em um mundo onde as empresas são totalmente controladas por tecnologia? Imagine conseguir um aumento no limite do cartão sem precisar conversar com ninguém. Tudo o que você precisaria é ter um smartphone em mãos. Esse conceito explica o que é fintech.

 

Se você está ambientado com o universo tecnológico, empresarial e financeiro, já deve ter ouvido falar sobre o que é fintech. Esse termo define as empresas que utilizam a tecnologia para solucionar problemas dos clientes de formas inovadoras.

 

Fintech: destrinchando a palavra

 

O significado de fintech é ainda mais visível se destrincharmos a palavra. Afinal, ela é a junção de financial (financeiro) e technology (tecnologia). O conceito marca a criação da 4ª Revolução Industrial, desenvolvendo, modernizando e customizando empresas para efeitos a longo prazo.

 

As fintechs remodelam totalmente as empresas para encaixar a tecnologia na área de serviços financeiros. Muito desse conceito está relacionado com a existência dos bancos digitais, mas ele vai além disso, disponibilizando serviços que auxiliam nossa vida de diversas maneiras.

 

Principais vantagens

 

Para ter uma ideia, o número de fintech no Brasil já ultrapassa 500. Porém, para chegarmos a esse total, a inserção desse conceito precisa ter vantagens consideráveis não só para o financeiro como também para os clientes, certo?

 

Isso se mostra um benefício a partir do momento que as soluções financeiras dispensam grandes burocracias e oferecem custos reduzidos ou zerados para os usuários. A falta de anuidade nos cartões de créditos é um dos principais exemplos de o que é fintech e porque ela é tão vantajosa.

 

Outro ponto que merece destaque é a segurança. Afinal, é muito fácil sentir-se monitorado com a inserção de tecnologia controlando o financeiro. Porém, não é preciso se preocupar. Sabemos que muitas empresas novas adotaram esse conceito, mas o ideal é checar o CNPJ antes de afiliar-se.

 

Qual é a diferença entre startup e fintech?

 

Uma dúvida frequente é a diferença entre startup e fintech, já que as duas estão sempre correlacionadas. A startup é um modelo de negócio que visa um baixo custo, com crescimento orgânico e resultados focados em deixar as burocracias de lado para proporcionar maiores soluções.

 

Já a fintech é uma evolução de startup. Ela é voltada para o financeiro da empresa, trazendo os clientes para mais perto, oferecendo atendimento personalizado e tecnológico, além de taxas mais baixas e excelentes vantagens que facilitam a rotina.

 

Tipos de fintech

 

 

Como dissemos, a fintech não se resume somente a um banco digital. Ela proporciona inúmeros outros serviços. Veja alguns exemplos.

 

Pagamento

 

Este é um dos principais tipos de fintech. Quando falamos sobre compra e venda, ele é o maior facilitador. Os cartões de crédito, as máquinas de pagamento e os bancos digitais com anuidade zero são alguns dos exemplos que vieram a partir da fintech de pagamento.

 

Crédito/empréstimo

 

A fintech de crédito tem o intuito de ajudar quem precisa de empréstimo a entrar em contato com quem pode emprestar, sem a cobrança de juros. Nessa fintech, existem soluções tecnológicas que auxiliam esse processo.

 

Crowdfunding

 

Você já deve ter ouvido falar do termo crowdfunding, certo? A ideia é ajudar pessoas que possuem grandes ideais a conquistar o dinheiro necessário para tirá-las do papel. Em outras palavras, crowdfunding significa “financiamento coletivo”. Um exemplo de empresa com esse intuito é a Catarse.

 

Bitcoins

 

Bitcoins é uma febre, não é? O surgimento de empresas fintechs focadas no mercado de Bitcoin não é uma surpresa. Elas ajudam nas transações financeiras para o Brasil.

 

Controle financeiro

 

Como o nome já sugere, a fintech de controle financeiro trabalha com a organização financeira dos usuários. A Organizze é um dos exemplos, facilitando a visualização das despesas e ajudando a organizar de forma clara e fácil de consultar.

 

Investimento

 

Hoje em dia, o investimento é um dos meios que mais geram interesse nos usuários que querem fazer o dinheiro render. As fintechs focadas nessa área mostram o melhor caminho para investir.

 

Conheça os calçados sustentáveis da Yuool

 

Gostou de saber sobre o que é fintech? A Yuool é uma startup e fashiontech fundada em 2017. Nós temos um foco em inovação, além de um grande fit com as fintechs brasileiras. Isso acontece, principalmente, pelo crescimento da nossa linha corporate que muitas fintechs acabam comprando.

 

Pensando em trazer ainda mais benefícios para o seu dia a dia, que tal apostar nos calçados sustentáveis da Yuool? Eles são confeccionados com matérias-primas orgânicas e recicláveis, que proporcionam um conforto gigantesco aos seus pés.

 

A linha Yuool Tênis é produzida com a melhor lã do mundo, rainha das fibras naturais: a lã Merino. Já a linha Yuool Fit, voltada para a prática de exercícios físicos, é produzida com 50% algodão orgânico e 50% garrafa PET reciclada. Confira os modelos e aproveite!