O que é franquia? Saiba como escolher a melhor para investir

20 de abril, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
O que é franquia? Saiba como escolher a melhor para investir

Quer entender melhor o que é franquia? Esse é um modelo que oferece ao empreendedor mais segurança e a possibilidade de obter retorno sobre o investimento de um jeito mais rápido.

 

Neste artigo, você vai entender o que é franquia e se vale a pena investir nesse modelo de negócio. Da mesma forma, vamos explicar como ela funciona e quais são os passos que você pode adotar na hora de escolher a melhor opção para investir nesse mercado. Boa leitura!

 

Entenda o que é franquia

 

Inicialmente, vamos definir o que é franquia. O sistema franchising ou franquia é um modelo em que o franqueador cede ao franqueado o direito de usar a sua marca. Nesse sentido, também pode ser associado o direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

 

Esse sistema é interessante para empreendedores que desejam iniciar um negócio, porque possibilita a utilização de uma marca já consolidada no mercado. Do mesmo modo, o franqueado diminui os riscos de administrar um negócio do zero e pode usufruir os benefícios da padronização da marca.

 

O que é ser um franqueado, na prática? Para entrar nesse mercado, é necessário pagar uma taxa inicial de franquia, que depende do tipo de negócio em que deseja investir. Muitas vezes, ainda é necessário pagar uma taxa mensal à franqueadora, que costuma variar conforme o faturamento da unidade franqueada.

 

As obrigações de cada uma das partes estão previstas na Lei das Franquias, promulgada em 26 de dezembro de 2019. Conforme a legislação, o franqueado não é considerado um funcionário da franqueadora, assim como a participação do empreendedor se limita à operação e não implica em ser dono de parte da marca.

 

Entre os exemplos de franquia estão aquelas do segmento de alimentação, construção, informática e eletrônicos. Também são comuns as redes de franquias de entretenimento e lazer, além de limpeza, moda e beleza.

 

Veja se vale a pena investir em uma franquia

 

Agora que você já sabe o que é franquia, quer saber se investir em uma franquia vale a pena? É possível listar algumas vantagens de apostar nesse modelo de negócio. Conheça alguns dos benefícios:

 

– modelo já testado no mercado;
– redução dos riscos de iniciar um empreendimento do zero;
– vantagem competitiva com marca reconhecida;
– credibilidade que gera melhores condições de negociação com fornecedores;
– retorno de investimento mais rápido.

 

De outro modo, é necessário ter em vista as responsabilidades do franqueado. É importante entender que o empreendedor vai ser o responsável pelos resultados da franquia.

 

Além disso, é atribuição do franqueado investir no negócio e garantir a gestão. Ele ainda deve seguir todas as regras do sistema e contribuir para melhorias no sistema ao dar feedbacks para o franqueador.

 

Como escolher a melhor franquia para investir: quatro passos

 

 

Você pode seguir algumas etapas na hora de escolher uma boa opção de franquia para investir. Entre os principais passos, estão a avaliação de eventuais riscos, conhecer bem o segmento em que gostaria de investir, fazer um planejamento financeiro, procurar informações sobre o franqueador e estudar o público-alvo.

 

Avalie os riscos de investir

 

Ainda que a franquia seja um modelo mais seguro, é preciso ter em vista os eventuais riscos que iniciar um negócio oferece. Por isso, você deve ter em vista que o desempenho depende de fatores como a capacidade de investimento e a qualidade da gestão.

 

Conheça bem o segmento

 

Também é importante conhecer bem o seu nicho de atuação no mercado. Para o sucesso do empreendimento, é fundamental fazer um estudo sobre o segmento em que deseja atuar e entender as principais demandas de empreender no ramo.

 

Faça um planejamento financeiro

 

Verifique ainda o valor necessário para investir e as despesas para manter o seu negócio em funcionamento. Da mesma forma, é necessário contar com uma reserva para pagar as contas e evitar que a sua franquia passe por algum aperto, caso o lucro inicial não seja suficiente.

 

Por exemplo, caso você tenha R$ 80 mil para investir em uma franquia, avalie gastar somente 50% inicialmente. Desse jeito, os demais R$ 40 mil devem ajudar com gastos emergenciais.

 

Pesquise sobre o franqueador

 

É importante conhecer bem o franqueador antes de decidir pelo investimento. Analise qual é o suporte que a rede oferece aos franqueados e os principais desafios desse setor. Caso possível, converse com franqueados e ex-franqueados para obter mais informações.

 

Estude o público-alvo

 

Por fim, mais um passo importante é estudar as características do público-alvo da franquia. Saiba quais são as dores desse grupo e os hábitos de consumo que ele apresenta. Dessa maneira, é possível entender de que modo o seu negócio pode se posicionar.

 

Yuool: conheça o nosso modelo de negócio

 

Curtiu entender o que é franquia? Aproveite para saber mais sobre o modelo de negócio da Yuool. A nossa marca é uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand). Isso significa que nascemos no digital e vendemos diretamente para o cliente final, sem dispor de canais de distribuição e de intermediários.

 

Como resultado, a empresa consegue vender um produto fabricado com materiais de excelente qualidade por um preço justo. Assim, o consumidor pode receber em casa um calçado atemporal, minimalista, confortável e sustentável.