O que é lã Merino? Saiba mais sobre a melhor lã do mundo

28 de janeiro, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
O que é lã Merino? Saiba mais sobre a melhor lã do mundo

Você sabe o que é lã Merino? Essa fibra está se popularizando e até ganhou o posto de melhor lã do mundo. Os Estados Unidos foram os primeiros que começaram a utilizá-la, principalmente em roupas para atividades outdoors. Com o tempo, ela ficou conhecida, chegando até o Brasil e o resto da América do Sul.

 

Mas afinal, a lã Merino merece ser reconhecida como a melhor lã do mundo? Para alguns, a resposta pode surpreender: sim! Ela não só merece, como deve ser reconhecida dessa forma. Por ser uma fibra 100% natural, ela não afeta o meio ambiente, diferentemente das lãs sintéticas, que trabalham diretamente com o plástico.

 

De onde vem a lã Merino?

 

A lã Merino, por ser 100% natural, é obtida por meio de um tipo específico de ovelha. Ela proporciona uma lã macia e fina, mais do que qualquer outro animal poderia oferecer. Além disso, a adaptabilidade é excelente, sendo quentinha durante o frio e respirável no calor.

 

Original da África, a ovelha Merino conquistou seu espaço na Espanha, onde se adaptou da melhor forma. Porém, com as explorações oceânicas acontecendo, o país apresentou a espécie nas colônias, onde foi se espalhando até se tornar popular ao redor do mundo.

 

Áustria, Estados Unidos, Europa e América do Sul são alguns dos principais produtores de lã Merino. Ela é perfeita para a fabricação de roupas e acessórios, principalmente por ser um tecido sustentável e extremamente macio, abraçando o corpo como nenhuma outra.

 

A produção desse tipo de lã garante o bem-estar dos animais. A Yuool, por exemplo, trabalha com fornecedores certificados com o selo de sustentabilidade. Além da preservação do meio ambiente, acreditamos na utilização de fibras naturais que não prejudicam a vida de nenhum ser vivo.

 

Principais diferenças entre a lã Merino e os outros tipos de lã

 

 

Agora que você sabe o que é lã Merino, deve estar se perguntando qual o seu principal diferencial em relação aos outros tipos de lã. Ele está no fio! Por ser muito fino e macio, o diâmetro não causa incômodos na pele e gera uma ótima respirabilidade, sendo uma boa opção para confeccionar peças para qualquer estação.

 

Além de todos esses benefícios, a Merino é um tecido resistente a odores. No dia a dia, esse ponto é essencial, não é? Ao contrário de outros tipos de lãs, ela não exige lavagem frequente, apesar de ser bem mais prática de se fazer.

 

Todos nós sabemos que uma das principais características da lã comum é a aspereza, certo? Com a Merino, essa preocupação não existe. Ela é supermacia, confortável, além de ser medida em mícrons, ou seja, pela milésima parte do milímetro. É um trabalho específico que gera resultados impressionantes.

 

Para se ter uma ideia, as medidas da lã Merino são de cair o queixo. O diâmetro dela, por exemplo, é de 14 a 25 microns. Os números baixos garantem uma confecção muito brilhante. Já o comprimento varia bastante, de 5 a 10 cm.

 

Absorção de água e controle de temperatura

 

Está gostando de saber o que é lã Merino? Aqui vão mais alguns benefícios para te convencer ainda mais da qualidade dessa fibra. Imagine, por exemplo, que a lã acabe molhando, seja por conta da chuva, seja por qualquer outro motivo. Não se preocupe, seu corpo não ficará molhado!

 

Isso acontece pois, ao contrário de lãs tradicionais, que absorvem água, a Merino faz o contrário: ela a isola mesmo quando está encharcada. Essa característica se estende ao calor. Ela é capaz de retê-lo do corpo humano, regulando a temperatura e absorvendo umidade. Tudo isso levando em conta o peso do seu corpo.

 

Yuool Tênis: o calçado produzido com lã Merino

 

Você já está por dentro do que é lã Merino, por isso, é hora de conhecer o Yuool Tênis, o calçado produzido com a melhor lã do mundo. A Yuool trabalha com a fibra fiada e tecida na Itália. Com qualidade inigualável, possuímos certificados de sustentabilidade, garantindo o bem-estar ambiental e animal.

 

A lã permite com que o tênis seja lavado com muita praticidade e facilidade, isto é, ele pode ser colocado na máquina de lavar! Tem algo melhor do que isso? É só colocá-lo em um ciclo de 30 minutos, com a possibilidade de centrifugar, além de não necessitar da utilização de água quente e amaciante.

 

Depois, é só deixá-lo secar na sombra com as formas dentro. Neste caso, dispense o uso de secadora, ok? Detalhamos mais o procedimento aqui.

 

Conheça outras linhas de calçados sustentáveis da Yuool!

 

Saber o que é lã Merino faz toda a diferença na hora de escolher um produto, não é? Aqui, na Yuool, nós trabalhamos com outras matérias-primas sustentáveis que confeccionam calçados confortáveis de muita qualidade.

 

A nossa linha Yuool Fit, por exemplo, é própria para a prática de exercícios físicos, enquanto a Yuool Home é voltada para atividades caseiras. Confira!