O que é minimalismo e como aplicá-lo no dia a dia

23 de novembro, 2022
4 minutos de leitura
Estilo
O que é minimalismo e como aplicá-lo no dia a dia

Apesar do conceito ser cada vez mais popular, vindo com tudo e invadindo até mesmo o mundo da moda, muitas pessoas ainda não sabem o que é minimalismo!

Continue a leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o estilo de vida minimalista, que se tornou conhecido por defender uma rotina mais simples e consciente, principalmente em relação a bens materiais. 

Conheça o minimalismo

O minimalismo baseia-se na ideia de reduzir os níveis de consumo e adquirir apenas o necessário para uma vida mais prática e feliz, indo na contramão dos movimentos que estimulam o consumismo desenfreado.

Além disso, os adeptos desse estilo de vida buscam constantemente por autoconhecimento, a fim de entender o que realmente importa na vida. O minimalismo busca combater a compra de itens duplicados ou que não sejam usados?

O conceito do minimalismo vai além dos bens materiais, incluindo as experiências e as conquistas que a vida proporciona. Ele pode ser aplicado nas finanças, no mundo da moda e até na nutrição. Saiba mais sobre alimentação minimalista clicando aqui.

Minimalismo na moda: o que é 

o que é minimalismo

Para quem busca descobrir como ser minimalista, é importante entender como o conceito é aplicado às diferentes áreas. Na moda, uma prática muito comum utilizada pelos minimalistas é a do armário cápsula.

O armário cápsula tem como principal objetivo otimizar a quantidade de peças. Assim, o guarda-roupa é reduzido ao que realmente é utilizado e que tem valor sentimental. Sem contar que, com ele, você visualiza melhor tudo o que tem, evitando comprar itens repetidos.

O ponto-chave do armário está na escolha das roupas mantidas e/ou adquiridas. É importante que elas sejam atemporais, versáteis e que possam ser utilizadas por muito tempo. Por isso, é fundamental investir em peças de boa qualidade e longa duração.

Inclusive, muitos famosos já aderiram ao armário cápsula, como é o caso do Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Famoso por repetir os looks, o bilionário já chegou a compartilhar uma foto do seu guarda-roupa, em que aparecem apenas camisetas básicas cinzas.

Segundo especialistas, uma das razões para a adoção desse hábito é a economia de tempo e energia. Afinal, quanto mais opções para vestir, há mais dificuldade para decidir, criando o famoso paradoxo da escolha. Talvez, esse seja um dos maiores benefícios do minimalismo.

Outra tendência que explica o que é minimalismo na moda é a adesão ao “slow fashion”. Esse conceito defende uma relação de consumo mais consciente e que cause menos impactos ambientais e socioculturais, batendo de frente com a cultura do “consumo rápido” e compulsivo. 

Como o slow fashion incentiva produções artesanais, prioriza o comércio local em vez do global e vai contra ao consumismo exacerbado, está muito relacionado ao minimalismo. 

Como adotar o minimalismo?

Não há um manual de regras para se tornar minimalista. O intuito deste artigo não é só informar sobre o que é minimalismo, mas também simplificar esse conceito que ganha cada vez mais adeptos.

Entretanto, o primeiro passo deve ser refletir por que ser minimalista. O que você busca ao aderir ao movimento? Como acha que sua vida seria transformada? De que forma é possível começar a diminuir o piloto automático ainda hoje?

Tornar-se uma pessoa minimalista é uma questão de autorreflexão. Como cada um tem um estilo de vida diferente, não existe uma forma mágica para adotar o conceito no dia a dia. É refletir, incluir hábitos minimalistas, desfazer-se de excessos e tornar a vida mais leve e significativa.

Uma boa forma de entender melhor o que é minimalismo e como aplicá-lo na rotina é acompanhando a história de pessoas que já adotam esse estilo de vida. Neste artigo, você pode conferir seis dicas de documentários sobre esse assunto.

Conheça os tênis minimalistas da Yuool

Agora que você já entendeu o que é minimalismo e sabe que esse conceito também está presente no mundo da moda, que tal conhecer os calçados da Yuool? Além de serem produzidos com materiais sustentáveis, eles têm um design que combina facilmente com qualquer visual e estilo.

O Yuool Tênis é produzido com a melhor lã do mundo e rainha das fibras naturais: a lã Merino. Com o solado feito em EVA, leve e flexível, você o usa em qualquer ocasião, sem deixar o estilo e o minimalismo de lado. Bom demais, não é?

Além disso, a linha de tênis minimalista é agênero, feita para todas as pessoas. Por isso, a numeração vai do 33 ao 44. O que realmente importa é o conforto durante a caminhada e a garantia de qualidade que os tênis oferecem.

As opções de cores são inúmeras! Você encontra as versões nero, oliva, panna, marrone, blue, cinza e grigio, tons neutros que combinam com qualquer ocasião.