O que é slow living? Saiba tudo sobre o movimento

22 de novembro, 2023
5 minutos de leitura
lifestyle
O que é slow living? Saiba tudo sobre o movimento

Você já ouviu falar em slow living? O termo tem ganhado cada vez mais relevância nas redes sociais nos últimos anos e está relacionado a uma forma de ver e viver com mais calma e equilíbrio. Se você quer saber tudo sobre o assunto, chegou ao lugar certo!

A Yuool preparou um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre slow living: significado, origem e vertentes. Aqui, você confere dicas de como aplicar esse conceito ao seu dia a dia e viver com mais calma. Quer saber mais? Continue a leitura e não perca nenhum detalhe!

O que é slow living?

Afinal, o que é slow living? Vinda do inglês, essa é uma expressão que, em tradução livre, significa “vida lenta” ou “viver lentamente”. Esse conceito propõe a mudança de foco, substituindo o ritmo acelerado e imediatista da atualidade por uma perspectiva mais calma.

Em uma sociedade em que tudo é “para ontem” e em que se vive com pressa para conquistar determinado objetivo ou compensar o atraso para chegar a um compromisso, o slow living surge como uma contraproposta. Ele sugere uma forma de vida mais equilibrada e tranquila a partir de movimentos individuais.

O autoconhecimento é muito importante nesse estilo de vida, pois é a partir dele que cada pessoa consegue entender o que é importante para si. Além disso, as ideias de consumo consciente e sustentabilidade também estão muito presentes nessa filosofia, pois contribuem para um mundo mais equilibrado.

Assim, o estilo de vida slow surge como uma forma de desacelerar a rotina. Em vez de focar na quantidade, invista na qualidade: encaixe, no seu dia, apenas as atividades que realmente cabem dentro das 24 horas disponíveis e aproveite de verdade o tempo presente.

Origem do slow living

O slow living surgiu a partir de uma tendência que engloba diversos aspectos da vida moderna, desde o consumo até a forma de pensar e agir. A origem remonta à Itália dos anos 80, quando apareceu, pela primeira vez, a ideia de slow food, que prega uma relação mais consciente com a comida.

Desde então, o movimento só cresceu e foi ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. A busca por equilíbrio passou a ser sinônimo de uma vida mais tranquila e saudável. 

Vertentes do slow living

O slow living é um estilo de vida que atravessa vários aspectos da rotina. Esse movimento tem diversas vertentes, e você pode conhecê-las com mais detalhes logo abaixo!

Slow fashion

O slow fashion foca em sustentabilidade e consumo consciente. Esse movimento propõe uma mudança na forma de adquirir itens de vestuário, estimulando a produção local, artesanal e independente, a reutilização de roupas e a durabilidade no lugar da quantidade.

slow living - pessoa com tênis

Slow food

O slow food estimula uma nova forma de pensar a relação com a comida. É muito comum ver pessoas comendo com pressa, e isso mostra que a refeição ocupa um lugar de “obrigação que precisa ser cumprida” antes da próxima tarefa. Por conta disso, essa filosofia propõe a apreciação da alimentação.

Slow travel

Ao invés de planejar viagens de férias lotadas de atividades no itinerário, uma seguida da outra, que tal tirar o pé do acelerador e focar na qualidade do tempo para descansar e relaxar? É isso que prega o slow travel: ele valoriza as experiências tranquilas, os percursos mais longos e aprofundados, sem roteiros rígidos, e a sustentabilidade na forma de viajar.

Como viver uma vida mais slow

Achou a ideia do slow living interessante e gostaria de trazer um olhar mais presente e conectado para a rotina, evitando ansiedade, impaciência e desconexão? Existem algumas dicas que você pode aplicar no dia a dia para se aproximar desse movimento.

A primeira delas é definir suas prioridades de forma a encontrar um ritmo próprio e incluir na rotina apenas as tarefas necessárias. Lembre-se de que não precisa acelerar para cumprir todo o cronograma de uma vez só. Priorize atividades que fazem sentido para você e que, de fato, tragam felicidade e realização.

Além disso, cultive hábitos que fazem bem a você e reserve um tempo do seu dia para fazer algo que traga bem-estar, sem pressão ou obrigações envolvidas. Pratique a atenção plena nessas atividades para se conectar cada vez mais consigo mesmo.

Por fim, tente consumir de forma mais consciente, pesquisando e escolhendo produtos e serviços mais responsáveis. Vale pensar nos impactos que eles trazem para você e para o planeta.

Yuool: calçados confortáveis e minimalistas para uma vida mais simples

O conceito de slow living prega a desaceleração e a busca por uma vida mais equilibrada. Na moda, a marca que tem tudo a ver com essa ideia é a Yuool: os calçados têm essência minimalista, atemporal e sem distinção de gênero e são produzidos de forma sustentável.

Para a Yuool, uma vida mais confortável tem menos ruídos e momentos de indecisão. Por isso, os calçados são produzidos a partir de pesquisas minuciosas e oferecem qualidade e conforto. Eles podem ser usados por muito mais tempo em várias ocasiões. Conheça a coleção!