O que é uma startup? Veja características deste tipo de negócio

20 de janeiro, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
O que é uma startup? Veja características deste tipo de negócio

Você imagina o que é uma startup? Ao ler esta palavra em inglês, é provável que surja o nome de várias empresas inovadoras na sua mente, como Uber e Airbnb. Mas você sabe o que diferencia as startups de outros tipos de negócios?

 

Neste artigo, detalhamos o que é uma startup e como funciona a captação de investimentos para essa categoria de negócio. Também explicamos quais são as principais características que podem distinguir uma startup de uma empresa convencional. Confira!

 

Saiba o que significa startup

 

Qual é o conceito de startup? Uma “empresa emergente” é a tradução mais literal sobre o que é uma startup, mas não dá para reduzir o significado a isso. O conceito mais aceito hoje envolve um modelo de negócio com três pilares: a escalabilidade, a atuação em um cenário de incertezas e a repetibilidade.

 

Nessa perspectiva, o modelo de negócio pode ser entendido como a maneira que uma startup entrega valor aos clientes. No exemplo da plataforma Uber, o modelo de negócios envolve a intermediação entre motoristas que oferecem transporte privado e os passageiros que precisam do serviço.

 

Entenda as características das startups

 

Agora que você já sabe o que é uma startup, vamos esclarecer o que significa cada uma das características de uma startup. A começar pela escalabilidade, que está relacionada com a capacidade de crescimento da empresa, sem a alteração do modelo de negócio.

 

Portanto, os custos das startups crescem em menor proporção quando comparados ao aumento da receita, gerando mais desenvolvimento para esse tipo de organização.

 

Depois, a atuação em um cenário de incertezas está relacionada com o fato de que não dá para determinar se o projeto da startup tem reais chances de sucesso. Em seguida, a repetibilidade diz respeito à possibilidade de oferecer o mesmo produto ou serviço em escala ilimitada, sem exigir despesas financeiras proporcionais.

 

Essas são as principais diferenças entre startups e empresas convencionais. Nesse sentido, devido às condições em que as startups atuam, elas necessitam de investimentos para crescer. Adiante, explicaremos de que maneira a captação de recursos pode acontecer.

 

Aprenda as formas de captação de investimento para startups

 

 

Para entender como funciona uma startup, o principal passo é conhecer as formas de captação de investimentos mais comuns para esse tipo de empresa. Entre elas, estão o investimento por meio de investidores-anjo, aceleradoras e incubadoras. Saiba mais sobre cada um deles adiante.

 

Investidores-anjo

 

Inicialmente, os investidores-anjo são pessoas ou grupos que podem oferecer recursos financeiros para as startups. No entanto, esse tipo de investidor também dispõe de experiência e conhecimento para apoiar as empresas iniciantes no mercado em que atuam.

 

Por conta disso, muitos investidores-anjo são empresários que acumularam expertise no ramo em que atuam. Assim, esse tipo de investidor aplica recursos em startups com chance de crescimento e que apresentam faturamento abaixo de R$ 1 milhão.

 

Aceleradoras

 

As aceleradoras são voltadas especificamente para o crescimento das startups. Por isso, esse tipo de negócio oferece treinamento e infraestrutura para o desenvolvimento dessas empresas iniciantes.

 

Nesse sentido, as aceleradoras costumam atuar junto a startups capazes de atender a demandas reais do mercado e que contam com potencial para crescer. Também é importante que esse tipo de empresa já apresente um modelo de negócio validado.

 

Incubadoras

 

Como o próprio nome aponta, as incubadoras dedicam-se a contribuir para startups que estão em uma fase bastante inicial e ainda necessitam de tempo para se desenvolver.

 

Nesse período de incubação, as startups devem receber suporte para o início da operação. Esse auxílio pode ser feito por meio do oferecimento da estrutura física de escritório ou da ajuda para acesso a editais, por exemplo.

 

Venture Capital

 

Já o Venture Capital é um tipo de investimento voltado para startups com potencial de crescimento e faturamento reduzido. A principal diferença dessa modalidade de captação para as demais já citadas é que os investidores também podem influenciar a gestão do negócio de forma direta.

 

Além disso, os investidores fazem parte do quadro de sócios da startup. Em contrapartida, as startups ganham a oportunidade de formar uma parceria de longo prazo com investidores experientes, crescendo de modo rápido.

 

Conheça os calçados da Yuool

 

Curtiu entender o que é uma startup e quais são as diferenças em relação a uma empresa convencional? A Yuool é uma startup que nasceu no final do ano de 2017 e direciona a sua atuação para as demandas mais importantes do século XXI.

 

Desse modo, uma das principais preocupações da empresa é a sustentabilidade, em toda a cadeia de suprimentos. Os calçados apresentam um design minimalista e são idealizados para durar por mais tempo.

 

Para comprovar o empenho em reduzir os impactos ao meio ambiente, a marca garantiu o certificado Nativa Precious Fiber. Essa certificação é concedida a produtores de lã e tem como base tanto os princípios de bons tratos aos animais como a responsabilidade social.

 

Além disso, os produtos da Yuool são genderless (sem gênero). Assim, podem ser usados por qualquer pessoa. Também priorizamos o conforto das peças, ao utilizar materiais de qualidade na fabricação e adotar a tecnologia como aliada.