Perfil de investidor: saiba o que é e como definir o seu

14 de dezembro, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Perfil de investidor: saiba o que é e como definir o seu

Saber o seu perfil de investidor é o primeiro passo para colocar o seu dinheiro para render em aplicações financeiras. Assim, você determina a sua disposição para aceitar o risco dos investimentos e as suas preferências.

Neste artigo, você vai aprender o que é perfil de investidor e as principais características de cada tipo. Também vai entender de que forma você pode definir o perfil mais adequado ao seu jeito de investir. Confira!

O que é perfil de investidor?

Como saber meu perfil de investidor? O perfil funciona como um guia para tomar as melhores decisões na área de investimentos. A partir dessa análise, você entende se está inclinado a realizar investimentos mais ousados ou cautelosos.

Ao conhecer o seu perfil, você deve fazer melhores escolhas de investimentos para a sua carteira. Caso tenha precauções ao investir, isso evita que faça uma aplicação arriscada e se arrependa. Se tiver disposição para um grau de incerteza maior, pode fazer um investimento menos conservador sem ficar desconfortável.

De acordo com o código de regulação e melhores práticas da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), as instituições financeiras ou corretoras de investimentos devem oferecer uma avaliação do perfil do investidor (API).

Além disso, o perfil de investidor pode mudar ao longo do tempo, conforme o nível de conhecimento sobre o mercado. Os seus objetivos para investir também podem se transformar e influenciar o tipo de investimento que você procura.

Quais são os perfis de investidor?

A seguir, conheça quais são os principais tipos de perfil de investidor disponíveis, para atingir as suas metas financeiras e obter resultados mais satisfatórios.

Conservador

Se você prioriza a segurança ao investir e tem receio de perder o seu capital, é provável que prefira aplicar o seu dinheiro em investimentos de renda fixa. Nesse tipo de aplicação, o cálculo é definido previamente, desde o momento em que o investidor decide aplicar.

Assim, você pode se identificar com o perfil de investidor conservador. Embora a renda fixa também esteja sujeita a alguns riscos, é diferente do que acontece com os investimentos de renda variável, que não oferecem o conhecimento prévio da rentabilidade.

Moderado

O perfil de investidor moderado é mais apropriado para as pessoas que se sentem à vontade para realizar investimentos com maior risco que o perfil conservador. Ainda que não seja semelhante ao perfil agressivo, detalhado logo mais, é adequado para quem aceita fazer aplicações mais arrojadas.

Dessa maneira, é possível montar uma carteira de investimentos mais diversa, com aplicações a curto, longo e médio prazo. Dá para arriscar em certas situações e manter opções que ofereçam mais segurança.

Arrojado

O perfil de investidor arrojado corresponde a uma categoria mais alinhada com as aplicações arriscadas. Com isso, assume a possibilidade de perdas, mas, ao mesmo tempo, com maior probabilidade de ganhos.

Por isso, o investidor mais ajustado a esse estilo vai aderir a investimentos de renda variável. Entre os exemplos, estão: fundos imobiliários, câmbio, fundos de investimento, criptomoedas e ações.

Como descobrir o seu perfil de investidor?

Agora que você já sabe para que serve um perfil de investidor, veja algumas dicas para definir o perfil de investidor que mais se parece com você. Conhecer bem as suas metas e avaliar a sua situação financeira estão entre os principais passos. Confira!

Avalie seus objetivos

Para saber o seu perfil de investidor, é essencial avaliar as metas que pretende realizar. Para isso, considere fatores como o período que deseja investir. É possível definir objetivos, como realizar uma viagem internacional no final do ano ou dar entrada em um apartamento.

Considere a sua situação financeira

É preciso ter ciência de que, mesmo que você tenha um perfil arrojado, não vale a pena arriscar o que não tem condição para perder. É fundamental que, se decidir investir em renda variável, isso não afete a sua saúde financeira.

Diversifique seus investimentos

Não dá para concentrar todos os seus investimentos em uma só categoria. Ainda que você seja conservador, por exemplo, é importante adquirir conhecimento sobre o mercado financeiro para obter mais lucros.

Por isso, os investimentos de renda fixa ou variável devem partir de uma análise eficiente de oportunidades, com base nos seus objetivos e nas suas possibilidades. Também é recomendado investir em uma reserva de emergência para cobrir imprevistos.

Aprenda sobre investimentos

Seja como for, para ter mais satisfação ao investir, é necessário desenvolver o seu conhecimento sobre investimentos. Ao estudar sobre o assunto, aos poucos, você pode obter mais confiança para realizar aplicações mais arriscadas.

Conheça a Yuool

Curtiu conhecer os diferentes perfis de investidor? Aproveite para saber mais sobre a Yuool, uma marca DNVB (Digitally Native Vertical Brand), modelo de negócio nativo digital. Isso quer dizer que as vendas são feitas diretamente para o cliente final, excluindo canais de distribuição e intermediários.

Os tênis minimalistas podem ser usados do escritório ao exercício, oferecendo conforto para diversos momentos. A Yuool ainda prioriza práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva. Desde a matéria-prima até a caixa que leva o produto, as iniciativas reduzem os impactos ambientais.