Plástico biodegradável: saiba tudo sobre esse produto

22 de setembro, 2023
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Plástico biodegradável: saiba tudo sobre esse produto

Você já ouviu falar em plástico biodegradável? Esse é um tema que tem ganhado cada vez mais relevância no debate público com o crescimento de ações voltadas para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Mas se você ainda não sabe do que exatamente se trata esse termo, chegou a hora de descobrir.

Aqui no blog da Yuool, você vai descobrir o que é bioplástico e quais são as suas características e vantagens. Confira também como esse material é utilizado na indústria da moda. Continue a leitura para não perder nenhum detalhe!

O que é biodegradável?

Antes de explicar em detalhes do que se trata o plástico biodegradável, é preciso dar um passo atrás para responder a uma pergunta: afinal, o que é biodegradável? Esse termo é utilizado para designar os produtos confeccionados a partir de materiais que se desintegram rapidamente na natureza.

Assim, os materiais biodegradáveis são completamente absorvidos pela natureza quando descartados no ambiente. A grande vantagem disso é que eles não geram resíduos negativos nem poluem o planeta, ao contrário de outros insumos sintéticos.

Isso é possível porque a maioria dos biodegradáveis é composta de matéria-prima orgânica, como cana-de-açúcar ou arroz. É o caso dos copinhos descartáveis produzidos a partir da mandioca, que têm virado tendência nas confraternizações empresariais.

Plástico biodegradável

plástico biodegradável

No contexto dos materiais produzidos a partir de matéria biológica, o plástico biodegradável surgiu como uma alternativa ao convencional. Afinal, são inúmeras as desvantagens do plástico para o meio ambiente, como o fato de que ele leva aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza.

Além disso, o plástico tradicional também libera gases tóxicos que podem afetar o solo, a água e o ar. Isso prejudica os animais, a qualidade dos alimentos e, como consequência, a saúde humana.

Por isso, o plástico biodegradável surgiu como uma alternativa para fabricar produtos descartáveis com menos impacto ambiental. A essa altura, você pode estar se perguntando do que é feito o plástico biodegradável. Bem, ele é produzido a partir de fontes renováveis, que podem ser naturais ou sintéticas.

Entre os tipos de plástico biodegradável naturais, destacam-se a celulose e o amido, provenientes de alimentos como milho, mandioca e beterraba. Já entre os sintéticos, os poliésteres estão entre os mais comuns.

Vantagens e desvantagens do plástico biodegradável

Como vimos, o plástico biodegradável tem muitas vantagens quando comparado ao convencional. Em primeiro lugar, ele é facilmente decomposto no ambiente por bactérias, algas e fungos, não gerando microplásticos.

Além disso, o descarte correto desse tipo de plástico gera menos lixo e poluição. Por consequência, isso diminui os impactos à saúde e ao meio ambiente, principalmente solos e oceanos.

Por outro lado, existem também algumas desvantagens relacionadas à produção de plástico biodegradável, sendo a principal delas o alto custo de produção. Outro lado negativo é que a biodegradabilidade depende do descarte correto em usinas de compostagem, que têm um alto custo energético e operacional. 

Usos do plástico biodegradável na moda

Você sabia que a indústria têxtil é uma das que mais polui no mundo? Muitas vezes, o descarte de roupas e calçados é direcionado para lixões e aterros sanitários, carregando substâncias químicas poluentes para a água e o solo.

Pensando nisso, muitas marcas ecologicamente conscientes têm adotado o plástico biodegradável na confecção, como é o caso da Yuool. Esse material pode ser utilizado em diversas peças, de biquínis e roupas íntimas a camisetas, calças, roupas esportivas e até calçados. 

O uso de fibras biodegradáveis na fabricação faz com que as roupas tenham um tempo de decomposição de cerca de três anos, muito menor do que os quase 50 anos de decomposição das roupas confeccionadas em tecidos comuns, que ainda soltam microplásticos poluentes.

Yuool: sustentabilidade está na nossa essência

A Yuool é uma marca que tem a sustentabilidade como parte dos valores fundamentais. Acreditamos que ser sustentável não é apenas um diferencial, mas uma obrigação. 

Por isso, em nossa marca, manifestamos esse conceito de diversas formas. O design minimalista e atemporal dos produtos permite que eles sejam usados por muito mais tempo nas mais diversas ocasiões. Por outro lado, os processos de confecção envolvem práticas que respeitam o bem-estar animal e social.

Somos a primeira marca brasileira a conseguir a certificação B. Esse sistema internacional valoriza negócios que equilibram propósito e lucro em prol de um sistema econômico inclusivo e regenerativo para as pessoas e o planeta. 

Além disso, nos preocupamos com a sustentabilidade também ao escolher materiais biodegradáveis para a confecção de cada peça. O Yuool Fit, por exemplo, é fabricado com garrafa PET rastreada e reciclada, enquanto nossos tênis casuais contam com lã Merino com certificação ambiental e garantia de bem-estar animal.

Confira a coleção completa Yuool

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como o plástico biodegradável faz parte da indústria da moda e conhece as práticas sustentáveis da Yuool, que tal conferir nossos produtos? Acesse já o site e descubra nossa coleção completa de calçados confortáveis e minimalistas.