Quais são os tipos de palmilhas? Conheça as opções e saiba escolher

14 de abril, 2022
5 minutos de leitura
Estilo
Quais são os tipos de palmilhas? Conheça as opções e saiba escolher

Você conhece quais são os tipos de palmilhas disponíveis para venda no mercado? Cada um dos modelos à disposição consegue oferecer um tipo diferente de apoio para os seus pés e ainda ajudar no tratamento de doenças.

 

Com a leitura deste artigo, você vai se informar sobre os principais tipos de palmilhas e as suas características. Ainda explicaremos para que elas servem e como usar uma palmilha adequadamente no seu tênis. Confira!

 

O que são palmilhas e para quê servem?

 

Para começar, o que é uma palmilha? As palmilhas são apoios usados nos pés com o objetivo de diminuir a pressão exercida sobre essa parte do corpo. Assim, esse dispositivo ajuda a manter o corpo em equilíbrio e contribui para a sensação de conforto nos pés.

Alguns dos benefícios a seguir explicam para que serve a palmilha:

 

– melhorar a postura;
– ajudar na sustentação da coluna vertebral;
– reduzir as dores nos pés;
– corrigir problemas relativos a pisadas.

 

As palmilhas ortopédicas são indicadas até mesmo como aliadas no tratamento de algumas doenças, como o esporão, que causa um tipo de calo na região do calcanhar.

 

Além disso, as palmilhas ortopédicas são indicadas para o tratamento da fascite plantar, uma inflamação de um tecido que fica localizado entre o calcanhar e os dedos.

 

De outro modo, os apoios para os pés são recomendados para o tratamento do neuroma de morton. Esse problema se trata de uma inflamação nas cartilagens localizadas nos dedos dos pés.

 

As palmilhas podem ser encontradas no mercado em materiais como o silicone, que ajuda a aliviar o atrito, e o gel, que é mais maleável. A palmilha viscoelástica é outra alternativa que oferece conforto e reduz a pressão nos pés.

 

Quais são os tipos de palmilhas?

 

 

Há diferentes tipos de palmilhas que atendem a várias necessidades dos usuários. Entre elas, estão as opções com barra, com piloto e com ponto azul. Saiba mais detalhes sobre esses e outros modelos adiante.

 

Palmilha com barra

 

Recomendada para problemas na parte frontal dos pés, como as articulações dos dedos, a palmilha com barra conta com uma elevação no meio. Dessa forma, o apoio protege a região da frente dos pés.

 

Palmilha com arco

 

Já os tipos de palmilhas com arco têm uma elevação central, a fim de deixar todo o pé em contato com o chão. Eles conseguem distribuir a carga dos pés igualmente e ainda aliviar pontos de pressão.

 

Palmilha com ponto azul

 

Nesse modelo, a elevação fica na região posterior do pé. A palmilha com ponto azul é indicada para atenuar problemas no calcanhar. Por isso, pode ser usada para tratar doenças a exemplo do esporão.

 

Palmilha com piloto

 

Esse modelo de palmilha, por sua vez, tem uma elevação na parte em que você apoia os dedos. Assim, é indicado para dores nos ossos metatarsais, localizados na região anterior aos dedos.

 

Palmilhas ortopédicas planas

 

Outra opção disponível no mercado é a palmilha ortopédica plana. Esse tipo de palmilha é recomendada para melhorar o conforto nos pés depois de passar muito tempo caminhando.

 

Como escolher a melhor palmilha?

 

Para escolher o melhor tipo de palmilha para você, é importante avaliar quais são as suas necessidades. Caso tenha alguma indicação médica, a recomendação do profissional deve ser considerada para o tratamento de alguma doença.

 

Também é necessário ponderar qual é o nível de conforto que você procura e a qualidade que o produto oferece. Ainda é possível avaliar fatores como o custo-benefício da peça e se o tamanho do produto é adequado para apoiar os seus pés.

 

Você pode comprar palmilhas prontas, que são vendidas em diversos modelos e costumam ter valores mais acessíveis. A depender da sua necessidade, também dá para adquirir uma palmilha sob medida, a fim de se adequar às suas indicações médicas.

 

Como usar uma palmilha?

 

Após escolher a melhor palmilha para você, é importante usar o produto adequadamente. Inicialmente, posicione o apoio entre o seu pé e o tênis. Com isso, verifique se é possível distribuir bem os pés na superfície.

 

É fundamental que a palmilha se encaixe bem nos contornos do seu calçado e ofereça bastante conforto. Caso ela não fique bem acomodada, realize a troca para não prejudicar os seus pés.

 

Conheça as palmilhas da Yuool

 

Curtiu aprender sobre os tipos de palmilhas? A Yuool é uma marca guiada por inovação, propósito e resultado. Nos preocupamos em entregar o conforto no sentido mais amplo desse termo, abrangendo a experiência de compra do cliente, a estética dos nossos produtos, o atendimento e a entrega.

 

Também priorizamos a qualidade das nossas peças, desde o planejamento até a etapa de execução. Acreditamos que um produto de qualidade gera menos descartes para o planeta e melhores soluções para os nossos clientes.

 

As palmilhas da Yool são compostas de viscoelástico, um material que consegue se ajustar bem ao seu corpo e retornar ao formato original. Com isso, pode envolver perfeitamente o seu pé e oferecer o máximo de conforto para o seu dia a dia.