Quando é comemorado o Dia do Meio Ambiente?

21 de fevereiro, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Quando é comemorado o Dia do Meio Ambiente?

Você sabia que no dia 5 de junho é celebrado o Dia do Meio Ambiente? É uma data voltada para a conscientização da população em relação à preservação dos recursos naturais. É uma forma de estabelecer e reforçar os problemas enfrentados pela natureza e o que fazer para combatê-los.

 

A discussão sobre o homem ser a causa de diversos problemas no meio ambiente é constante. Poluição, desmatamento, queimadas… Tudo isso engloba impactos negativos que, cada vez mais, se ampliam e se tornam situações irreversíveis no planeta.

 

Quem criou o Dia do Meio Ambiente?

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 5 de junho de 1972, durante a abertura da Conferência das Nações Unidas A data foi criada para chamar a atenção para os problemas ambientais e a preservação dos recursos naturais, que já foram considerados inesgotáveis.

 

Essa conferência foi muito importante e ficou conhecida como Conferência de Estocolmo. Foi a partir dela que mudanças foram adotadas ao redor do mundo, como a inserção de orientação política ambiental, fazendo com que o olhar para esses problemas se tornasse mais presente.

 

Além disso, a Conferência de Estocolmo deu o pontapé inicial no desenvolvimento dos primeiros conceitos de desenvolvimento sustentável. Porém, mesmo com a Conferência e a criação do Dia do Meio Ambiente, os problemas não sumiram completamente.

 

O impacto do Dia do Meio Ambiente atualmente

 

Qual a importância do Dia do Meio Ambiente? Sabemos que muita coisa mudou desde então, mas e hoje em dia? A cada ano que passa, novas discussões entram em pauta. Atualmente, a destruição de áreas ecológicas, a poluição, as queimadas na Amazônia e a falta de reciclagem são os principais tópicos debatidos.

 

Esses problemas não só geram impactos negativos para o ser humano, como também para o habitat de animais e biomas naturais. A poluição, por exemplo, segundo a ONU, afetou mais de 7 milhões de pessoas que morreram prematuramente em decorrência do problema.

 

O Dia Mundial do Ambiente promove debates, além de eventos que procuram o incentivo ao combate de problemas em prol da sustentabilidade e da sobrevivência dos seres humanos e animais. Para aprender a como preservar o meio ambiente, não se conta somente a plantação de árvores, mas também com outras atitudes inseridas no dia a dia.

 

Como ajudar o meio ambiente?

 

 

Está em dúvida sobre o que fazer no Dia do Meio Ambiente? Procure a programação da sua cidade. Essa data é comemorada com palestras e eventos especiais para o incentivo da população ao combate dos principais problemas que afetam a natureza.

 

Porém, as atitudes não devem vir somente durante essa data. Para salvar o meio ambiente, é preciso da ajuda coletiva da população ao longo de todo o ano. Se cada um fizer a sua parte, o futuro do planeta será promissor não só para a nossa geração, mas principalmente para as futuras.

 

Basta adotar pequenas atitudes no seu dia a dia que, em conjunto, impactarão positivamente o meio ambiente. Por exemplo: economia de água e energia é um tópico debatido constantemente, mas que ainda precisa de melhorias consideráveis. O mesmo vale para o reaproveitamento de materiais e reciclagem.

 

Outra dica é, quando possível, priorizar o uso do transporte público e bicicletas (há diversos pontos de aluguel espalhados pelas cidades), deixando o carro em casa e evitando a poluição do ar em massa.

 

Já pensou em adotar um estilo de vida minimalista? Ele evita os hábitos consumistas, prezando por viver de uma forma simples e consciente. Tente fazer uma reflexão sobre o que você realmente precisa para viver e o que é dispensável. Você verá que adotar o minimalismo é mais simples do que aparenta, sem grandes restrições.

 

Yuool: calçados sustentáveis aliados ao meio ambiente!

 

Agora que você já sabe quando comemoramos o Dia do Meio Ambiente e o que fazer para ajudar o planeta, que tal dar o primeiro passo apostando nos calçados sustentáveis da Yuool? Eles são produzidos com matérias-primas vindas de fornecedores com selos de sustentabilidade.

 

A Yuool possui o certificado Nativa Precious Fiber, voltado para os produtores de lã que respeitam os pilares de rastreabilidade, sustentabilidade, bem-estar animal e muito mais. A lã Merino é um dos principais materiais utilizados para a confecção dos calçados.

 

Os calçados da Yuool, por serem de qualidade e muito versáteis, evitam o descarte excessivo. São artigos que te acompanharão por muito tempo devido a alta durabilidade.

 

Visite o nosso site e encontre o calçado ideal para você. O Yuool Tênis é voltado para o dia a dia, te acompanhando desde o trabalho até momentos casuais. O Yuool Fit é ideal para a prática de exercícios físicos. Já o Yuool Home é aquele artigo confortável para exercer as tarefas domésticas e relaxar em casa. Confira!